Catarinense garante o título com uma corrida de antecipação em Barcelona
Gabriel Gomez é o campeão da F4 Winter Series em 2025.
O piloto catarinense de 18 anos de idade garantiu sua primeira conquista internacional em monopostos na manhã deste domingo (9) em Barcelona com uma corrida de antecedência.
A F4 Winter Series é um campeonato de tiro curto com 12 corridas disputadas em quatro etapas. O evento reúne os principais pilotos e equipes da cena global da F4, com grids sempre superando a marca de 30 carros e inúmeras nacionalidades representadas.
O início da temporada do duas vezes vice-campeão europeu de kart foi arrebatador. Em sua estreia com a equipe US Racing, Gomez enfileirou 9 pódios nas 9 primeiras corridas, chegando a Barcelona com uma formidável folga no topo da tabela de pontos.
A etapa na Catalunha não foi tão expressiva para o jovem brasileiro quanto as passagens pelo Algarve, Valência e Aragón. Pela primeira vez no ano, Gomez saiu sem um troféu da rodada tripla. Mas fez o suficiente para garantir a conquista do título na penúltima corrida do certame.
Ele agora volta suas atenções para o Campeonato Italiano de F4, tradicionalmente o mais disputado do mundo. A categoria também é disputada com rodadas triplas, passando por sete autódromos diferentes durante o ano. A temporada tem sua abertura em Misano, no dia 4 de maio.
As corridas
A prova de sábado foi declarada em condição de chuva mas os carros foram para o grid com slicks. Gabriel alinhou em oitavo lugar e a corrida teve uma volta de apresentação adicional, para resgate de um competidor que acabou atolado na caixa de brita da curva 12 na primeira tentativa de instalação no grid de largada.
No apagar as luzes, o carro #78 falhou na largada, ficando fora da corrida. Foi seu primeiro e único abandono no ano e também a única vez em que ficou fora dos cinco melhores em uma corrida na Winter Series.
A vitória ficou com Leo Robinson, seguido por Fionn McLaughlin e Kabir Anurag.
A decisão do campeonato ficou para domingo, que amanheceu novamente com chuva na Catalunha. Mais uma vez Gomez alinhou em oitavo e desta vez o carro funcionou na largada. Ele sobreviveu à bagunça da largada administrando bem sua linha e, sem tomar riscos no meio do spray, fechou a primeira volta em décimo quando foi acionado o carro de segurança. Independente do resultado dos outros dois concorrentes, para o brasileiro bastava um oitavo lugar na corrida 2 para fechar o campeonato. Mas o líder era o argelino Leo Robinson, vencedor da véspera, que ainda conservava chance de título naquele cenário.
Antes da relargada, Kabir Anurag retirou o carro #19 na área de escape da curva 10, em um contexto preocupante para a US Racing, que prorrogou a bandeira amarela mais uma volta. Gomez então foi promovido ao nono posto como consequência.
Na relargada o catarinense logo enquadrou Davide Larini e chegou a ficar por fora em um 3-wide com o concorrente e Thomas Bearman. Avançou de volta para oitavo, o que bastava para o título com uma prova de antecipação. Mas Bearman tinha bom ritmo no molhado e na sétima volta atacou decidido, para ser oitavo.
Na volta 9, Maxim Rehm foi ultrapassado por Bearman e por Gomez, que assim retornava à necessária oitava posição. A seguir, Maksimilam Popov rodou, de modo que o brasileiro avançou para sétimo, livrando 29 pontos para Robinson (que poderia fazer no máximo 26 na corrida 3).
Então Bearman abusou e desgarrou da trajetória ideal passando pela área de escape na curva 10 e perdendo posições, pouco antes de o safety-car novamente ser lançado. Gabriel era sexto à frente de seu companheiro Rehm e restavam menos de 5 minutos para a abertura da volta final.
A prova relargou para duas voltas e Gabriel atacou Javier Herrera pelo quinto lugar na freada do fim da reta. O oponente se defendeu, mas sentiu a pressão na curva 5 e escapou da pista. O carro #78 ingressava no top5 na penúltima volta da prova.
Robinson e McLaughlin repetiram a dobradinha da véspera para a equipe Hitech, com Bart Harrison completando o pódio. Mas a festa foi do quinto colocado e da US Racing, com Gabriel Gomez campeão na pista graças aos 10 pontos do top5.
O resultado também aproximou o título de equipes para a US Racing, deixando o time fundado por Ralf Schumacher a um ponto da conquista.
A corrida final foi disputada com pista seca, sol e os carros equipados com pneus slick. Gomez alinhou seu carro em sexto no grid e fechou a primeira volta na mesma posição, após disputa com Artem Severiukhin e Kabir Anurag nas curvas iniciais.
Na volta 3, o competidor de Singapura conseguiu a manobra sobre o campeão, que caiu para sétimo na tomada da curva 12.
Na oitava volta, Robinson e Maxim Rehm se tocaram três vezes na tomada das duas primeiras curvas. O alemão da US Racing levou a pior com um pneu furado e acabou na área de escape em um lugar seguro, sem a necessidade de safety-car. Gomez se aproveitou do entrevero e tratou de passar Severiukhin, avançando para quinto lugar em meia volta.
A direção de prova anunciou 5s de acréscimo de tempo a Robinson, que vinha na pista imediatamente à frente do carro #78. Líder da corrida na pista, Thomas Bearman também havia sido punido em 5s (por queima de largada), mas ele tinha margem maior sobre Gomez a menos de 10 minutos para a abertura da volta final, de modo que, na prática, o brasileiro era quarto na prova.
Na volta 13, Anurag atacou Bart Harrison pelo segundo lugar na pista, em disputa que favoreceu a chegada de Robinson e Gomez para as voltas finais. O brasileiro inclusive chegou a emparelhar com o argelino por fora na curva 9, mas ficou sem a melhor trajetória para o contorno da 10 e teve que recolher o carro. Duas voltas depois, o concorrente novamente forçou sua trajetória alargando a tangência no mesmo trecho e forçando Gomez a sair da pista para abortar nova tentativa de ultrapassagem.
Os dois seguiram duelando até a bandeirada, que o campeão recebeu em quinto lugar na pista. Posteriormente, com punição ao próprio Robinson, o brasileiro foi promovido a quarto lugar. A vitória ficou com Anurag, seguido por Bearman e Harrison.
Assim Gabriel Gomez fechou o campeonato com o título e 11 top5s em 12 corridas, sendo as nove primeiras nos três primeiros lugares do pódio. A equipe US Racing foi a campeã entre as escuderias.
O que ele disse:
“Estou muito contente. Tirei um peso das costas na corrida 2. Não estava nervoso, mas um pouco tenso. Nosso carro era bom no seco, mas nunca foi tão rápido igual no molhado. Ontem zeramos depois de um erro meu na largada e hoje resetamos tudo para terminar com o título. Fizemos uma boa prova e ganhando posições, o que era necessário para o título. O time fez um grande trabalho a temporada toda, em todas as corridas fomos rápidos, com pódios em todas as provas nas quatro primeiras etapas. Tenho que agradecer todos que me apoiaram, a US Racing, minha família e todos que torceram. A Winter Series prepara bem para a temporada e nos dá mais confiança ainda para o que teremos pela frente durante o ano. Com certeza vamos seguir trabalhando forte no Campeonato Italiano”
Gabriel Gomez
F4 Winter Series – Barcelona
Corrida 1 (top5)
1. Leo Robinson
2. Fionn McLaughlin
3. Kabir Anurag
4. Artem Severiukhin
5. Davide Larini
Corrida 2 (top5)
1. Leo Robinson
2. Fionn McLaughlin
3. Bart Harrison
4. Artem Severiukhin
5. Gabriel Gomez
Corrida 3 (top5)
1. Kabir Anurag
2. Thomas Bearman
3. Bart Harrison
4. Gabriel Gomez
5. Enea Frey