Renata Martins, Customer Success Manager da Gupshup, ensina como aumentar o engajamento por conversas online
IA Agêntica converte resultados, proporciona conversas reais, personalizadas
Uma das datas mais esperadas do ano é o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, que cai no terceiro sábado do mês. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), a recomendação para o comércio em geral é que a Semana do Consumidor, neste ano, seja realizada entre os dias 9 e 15 de março. O período é, inclusive, chamado de Black Friday do primeiro semestre, já que muitas lojas oferecem a oportunidade de que os consumidores possam adquirir produtos e serviços com descontos.
No entanto, com a revolução da IA aliada ao protagonismo do cliente, é cada vez mais comum que o atendimento ao consumidor seja um dos pilares desta data. O comércio conversacional é essencial para que as marcas possam capturar a atenção do cliente, o que é cada vez mais difícil, além de atendê-lo com excelência através das ferramentas que a inteligência artificial oferece. Ou seja, para que isso aconteça, as marcas terão que elevar o nível de criatividade e relevância para capturar o interesse em meio à concorrência, integrando inteligência artificial de ponta na estratégia de engajamento do cliente, criando conversas que fortaleçam uma conexão profunda entre eles.
De acordo com o relatório Business Messaging and the Future of Customer Experience in Brazil, produzido pela Gupshup em 2024, mais da metade (52,7%) dos entrevistados brasileiros identificam “a capacidade de ambas as partes se ouvirem” como a qualidade mais importante de uma conversa genuína. Isso mostra que a nova era da IA busca relacionamentos online mais reais, empáticos e humanos, como aqueles que os consumidores têm com um amigo de confiança.
Para saber mais sobre como usar a adoção da IA Conversacional neste Dia do Consumidor para interagir com os clientes, qualificar leads e otimizar custos operacionais, confira as dicas que Renata Martins, da Gupshup, separou:
1. Tenha como foco a atenção do seu cliente
Num mundo cada vez mais competitivo, falar com o consumidor de forma mais precisa e personalizada ganha cada vez mais força e conquistar a atenção do cliente é um dos principais diferenciais de uma marca. Para isso, as ferramentas de IA devem entender os sinais que tornam as conversas mais naturais e envolventes, já que é essencial para fortalecer essa conexão com o seu consumidor. Além disso, a comunicação eficaz é uma das estratégias fundamentais para aumentar o engajamento.
Com o grande volume de informações disponíveis, é preciso utilizar essas tecnologias para entender melhor o consumidor e personalizar a experiência do usuário. As empresas podem utilizar algoritmos de aprendizado de máquina para identificar padrões de comportamento do consumidor e oferecer conteúdo e produtos que sejam mais relevantes para ele. Além disso, a análise de dados pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria da experiência do usuário e da oferta de produtos e serviços.
2. Saiba que toda conversa importa
As conversas desempenham um papel crucial no crescimento dos negócios, pois criam confiança, quebram barreiras, inspiram novas ideias e impulsionam a inovação. Para criar realmente uma conversa que seja relevante, e que surja a partir de qualquer interação, a autenticidade do conteúdo se torna cada vez mais importante para reter o consumidor.
As empresas devem focar em produzir conteúdos genuínos e personalizados. Isso pode ajudar a construir a confiança do consumidor na marca e a criar um vínculo emocional mais forte com ele. Na Gupshup, há o princípio de transformar a experiência do cliente por meio de diálogos significativos. Afinal, toda conversa importa!
O grande aprendizado disso é que a evolução da IA se tornou uma ferramenta fundamental para o conhecimento do cliente. Isso aumenta o papel do vendedor com a venda assistida pois, com um conteúdo exclusivo, diferente e focado na experiência do consumidor, a conversa cumpre um papel crucial para descobrir os interesses desse cliente ainda desconhecido.
3. Use e abuse da IA agêntica
A IA agêntica é essencial para criar conversas personalizadas, pois permite que os sistemas de inteligência artificial tomem decisões autônomas e adaptem suas respostas com mais contexto, naturalidade e relevância. Um ponto que deve ser destacado é que a IA pode aprender com interações anteriores, ajustando o tom, a linguagem e os temas com base nas preferências da pessoa. Isso cria uma experiência mais envolvente e personalizada.
Diferente de IAs tradicionais que apenas respondem com base em uma única entrada, uma IA agêntica pode armazenar informações relevantes e manter o contexto ao longo da conversa, tornando o diálogo mais fluido e coerente. Ela pode tomar decisões proativas, sugerindo tópicos relevantes, ajustando o estilo da conversa ou até mesmo antecipando necessidades do usuário sem que ele precise solicitar explicitamente. Conversas personalizadas exigem respostas dinâmicas e adaptáveis, algo que a IA agêntica consegue fazer melhor ao reconhecer padrões e emoções na comunicação.
Ou seja, a IA agêntica torna as interações mais realistas, Por exemplo, entre os nossos clientes que já usam IA agêntica estão a empresa automotiva saudita Petromin, com uma solução de atendimento ao cliente via WhatsApp; a varejista de moda brasileira Reserva, com um agente para descoberta de produtos e engajamento do cliente; e uma marca de especiarias indiana, que criou um agente que fornece receitas de comida. Todas elas usam a IA Agêntica.
4. Evite a taxa de abandono de carrinho pelo WhatsApp
Por fim, o objetivo é entender como converter aquele consumidor que precisa criar uma conexão para se sentir seguro e fazer a compra. Tornar o e-commerce menos impessoal através da personalização é a grande mudança de paradigma trazida pela IA agêntica. Essa escalada, capaz de tornar os canais de mensagens mais humanizados, torna a jornada de abandono de carrinho o mais humanizada possível, mais próxima de uma experiência em tempo real com um vendedor. Isso só é possível justamente por responder às perguntas que os consumidores fizeram quando colocaram um produto no carrinho, mas não o compraram e, com a chegada da IA agêntica, fica mais fácil avançar nessa conversa até que haja transbordamento, dando um “empurrãozinho” para aquele consumidor indeciso. Sem dúvida, é um território muito fértil para se explorar.
Sobre a Gupshup
Criada para a era da conversação, a Gupshup facilita para as empresas a criação de experiências personalizadas, automatizadas e sem atritos em todo o ciclo de vida do cliente. O Gupshup Conversation Cloud potencializa as interações bidirecionais com agentes de IA treinados no setor para que as empresas possam entrar em operação mais rapidamente em todos os principais canais, incluindo WhatsApp, RCS, Instagram, Web, aplicativo e muito mais. Com a confiança de mais de 45 mil marcas em todo o mundo, a Gupshup trabalha com muitas das principais empresas de todos os setores, incluindo comércio eletrônico, varejo, pagamentos, fintech, pagamentos, mídia, viagens, automotivo e bancário para oferecer experiências de conversação transformadoras que aceleram o crescimento e otimizam os custos.
Fonte: Latam Intersect