Com metas ousadas, rede de alimentação visa 45 novos pontos de venda para 2025
Há quatro décadas no mercado de alimentação fora do lar, o Divino Fogão segue em pleno crescimento. Em 2024, a rede abriu 30 restaurantes em shopping centers por todo País, além das seis operações de dark kitchen, voltadas apenas para o sistema de delivery. Ano passado, a empresa celebrou 40 anos e, mesmo após grande bagagem no setor que atua, continuou em busca de novas oportunidades de negócios. Diante das implantações e da maior procura pelos pratos característicos da marca, houve um incremento de 23% no consolidado anual, se comparado a 2023. Para seguir sendo referência nas praças de alimentação pelo Brasil a fora, a franquia almeja a abertura de 45 pontos de venda, incluindo lojas Divino Fogão e as cozinhas compartilhadas, com objetivo de atingir um crescimento de 15% no faturamento em 2025.
Precursor no sistema de buffet em praças de alimentação, a marca movimentou a economia com a geração de vários empregos. Em 2024, foram abertas 500 vagas em unidades da rede em diferentes regiões, auxiliando na composição da renda de muitas famílias. Para este ano, com as implantações previstas, a empresa gerará, em média, 510 postos de trabalho.
“Apesar dos desafios de 2024, como falta de mão de obra qualificada e alta do preço dos insumos, conseguimos nos posicionar entre as redes que mais cresceram no País, sem deixar de lado a qualidade dos ingredientes e o atendimento caloroso e receptivo, característicos do Divino Fogão. Neste ano, seguimos com o trabalho árduo de reter talentos e capacitá-los, além de ampliar a oferta dos nossos produtos, seja por meio das lojas exclusivas ou da cozinha invisível”, comenta Reinaldo Varela, fundador e presidente da marca.
O foco de ampliação da rede gira em torno de locais onde a atuação ainda é pequena, como o Centro-Oeste, Nordeste e Sul, especialmente no Paraná. Segundo Reinaldo, as regiões contam com alta densidade demográfica e são economicamente ativas, em vista das construções de novos centros comerciais, que hoje são o principal foco de implantação da marca.
Além disso, no ano passado, o delivery foi outro canal importante para a rede de franquias. Bem difundido entre as unidades, o braço de negócio possibilitou um incremento de 17% nas vendas, trazendo mais reconhecimento e posicionamento de marca dentre tantas listadas em plataformas de entrega em domicílio. Atento a este público que prefere a comodidade do lar, o Divino Fogão almeja a implantação de 10 dark kitchens, que vão se somar aos mais de 220 pontos de venda da marca, para alcançar um crescimento de 10% neste ano.
“Estamos sempre estudando novos formatos de negócio que possam agregar ainda mais à marca Divino Fogão. Nossa equipe está atenta às principais tendências de mercado, sempre em busca de informações e oportunidades que possam contribuir com o crescimento da rede. Outro ponto que vale mencionar é o apoio dos franqueados, que nos trazem ideias e novas formas de gestão, compartilhando o que deu ou não certo em suas operações. Nossa meta é estar presente em todos os principais shopping centers do Brasil e em bairros que não comportam este tipo de empreendimento, mas que contam com alta demanda via delivery. Também estamos aumentando nossa presença em aeroportos e ingressando em outlets, que são pontos estratégicos com alto fluxo de pessoas. O objetivo é encerrar o ano com quase 270 pontos de venda em todo o país”, finaliza Varela.
Sobre o Divino Fogão:
Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 220 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.
Fonte: De Freire Comunicação e Negócios