Campeão da F4 Brasil faz sua estreia em carros de turismo no Velocitta
Matheus Comparatto segue seu trabalho de adaptação aos carros de corrida mais produzidos no planeta. Depois de um dia produtivo na pré-temporada da Porsche Cup, o campeão da F4 Brasil em 2024 dedicou a sexta-feira ao entendimento do consumo dos pneus Michelin de sua máquina, um carro muito mais potente e muito mais pesado que o equipamento com o qual ele se tornou o maior vencedor da recente história da F4 Brasil.
Nos treinos livre e opcional da Carrera Cup, Comparatto experimentou as mais variadas condições de temperatura e desgaste de pneus no Porsche #118. Com pneus novos, ele registrou pela manhã 1:28.866, para ser quarto colocado na sessão.
Depois, com a pista bem mais quentes e pneus bastante desgastados à tarde, anotou 1:30.206, terminando mais distante do top10.
O sábado será aberto com o primeiro quali do dia, justamente o da Carrera Cup. Comparatto entra na pista no terceiro grupo. Ele busca uma vaga entre os dez mais rápidos para retornar e disputar a pole. A corrida acontece à partir das 13h40.
No domingo, a prova do grid invertido será às 14:33. A Band (no sábado), Sportv 3 e mídias digitais da Porsche Cup exibem as provas ao vivo.
O que ele disse:
“Já tivemos todas as experiências possíveis até então e sabemos que é diferente do que estávamos acostumados. No Fórmula, a diferença entre um pneu novo e um pneu desgastado é de, no máximo, 6 a 7 décimos. Aqui, essa diferença pode chegar a 1,5 segundos, o que pode até mexer um pouco com a cabeça do piloto.
É algo que causa estranheza, porque você pode sair de um treino com um bom desempenho e, no seguinte, com uma condição pior de pneus, perder até 1,5s. Então, é preciso saber lidar com isso. Acho que temos um carro competitivo em comparação com outros pilotos, mas ainda precisamos encaixar alguns detalhes em certos trechos da pista. Estamos no caminho certo.
É apenas a primeira etapa, e estamos buscando evoluir a cada treino. No calor, percebemos que o carro piora bastante e os pneus degradam muito rápido, então precisamos gerenciar bem essa questão. Corridas são corridas, e temos um bom ritmo para o quali e para a prova. O objetivo é largar o mais à frente possível e ir para cima.”
Matheus Comparatto
Porsche Cup – Etapa 1 – Velocitta:
Sábado, 22 de março
09:34 – 09:46 – Quali – Carrera
09:51 – 10:01 – Quali Top10 – Carrera Cup
13:40 – 14:08 – Corrida 1 – Carrera Cup
Domingo, 23 de março
14:33 – 15:01 – Corrida 2 – Carrera Cup