Com um disco dançante, o cantor e compositor sintetiza a carreira ao misturar black music, pop, ritmos africanos e música preta brasileira em parcerias com Mano Brown, Ludmilla, Ivete Sangalo, Marina Sena, Luedji Luna e mais
Deixar os problemas do lado de fora da pista para dançar, flertar e soltar o corpo é a meta de Onda, o quarto álbum-solo de Rael, que se propõe a viajar por sonoridades vibrantes para se comunicar com o público. O estereótipo do MC combativo que expõe as mazelas sociais nas rimas e nos gestos dá lugar a um músico que nos conduz por uma jornada fluida como a maré ao longo de 14 faixas. “A onda, embora encontre barreiras no seu caminho, nunca cessa o seu movimento”, reflete o artista sobre a sensação deixada pelo disco lançado pela Laboratório Fantasma, que chega nesta quinta-feira, 20 de março, em todas as plataformas de streaming de áudio (ouça aqui), acompanhado dos visualizers de cada faixa no canal de YouTube do artista (assista aqui). É impossível ficar parado sem deixar a “onda” te levar através do pagodão baiano, afrobeat, black music, baião, amapiano e, claro, rap. As parcerias de artistas como Ivete Sangalo, Mestrinho, Luedji Luna, Marina Sena, Mano Brown, Ludmilla e outros são reflexo da multiplicidade musical de um disco que já nasce histórico. “É pop com referência da rua, da África, ancestralidade, Nordeste. É diferenciado para não ter cópia”, explica Rael.
“Fazer um disco dançante, que fala de amor, gera até um estranhamento de algumas pessoas do rap. Falam ‘esse cara tá muito levinho’, mas não sabem que por dentro temos vários outros sentimentos”, revela Rael. “Vim da quebrada, passei ‘vários bagulho’. Fazer um disco sobre dança, movimento e alegria é um ato revolucionário”, completa. “Corpos pretos dançantes, pensantes, libertos e esperançosos seguem como ondas resistindo aos novos tempos em busca de futuras conquistas”, diz Dom Filó em participação na faixa que dá nome ao disco, mostrando que ser feliz e dançar não representa alienação.
A produção musical de Onda, assinada com Nave, parceiro de Rael no sucesso “Envolvidão”, acompanha a investigação profunda de ritmos da cultura popular brasileira e africana que o cantor paulistano, com 26 anos de carreira, aprimora a cada lançamento. “Quando a gente faz um disco com essa profundidade musical, dessa pesquisa, é pra mostrar que existe arte nas periferias, têm pessoas preocupadas em trazer coisas novas”, reflete Rael.
“O álbum tem várias nuances, o conceito de onda mesmo. É como se você entrasse no mar: por mais que queira ficar parado, você não consegue. É um rolê”, explica o artista. O movimento que começa com “Simbora!” — que mistura violão e rap, e abre as portas de uma trilha de sensualidade que atravessará boa parte do álbum — é o caminho para chegar à segunda faixa, “Onda (Citação A Onda)”, lançada como single (ouça aqui), que conta com sample do hit de Cassiano, lenda da música brasileira falecido em 2021, que teve em Mano Brown o seu maior divulgador para a geração de Rael. O rapper do Racionais MC’s assina a participação na faixa em um tom descontraído, diferente do estilo mais sério que o fez conhecido no cenário nacional. Ao final, a música conta com a participação de Dom Filó, DJ, produtor cultural e ativista do movimento negro, ícone dos bailes de black music na década de 1970, em que afirma: “O filósofo Friedrich Nietzsche declarou: ‘Não acredito num Deus que não dance’. E eu, Dom Filó, acrescento, ‘Não acredito num fiel que não se mexa’”.
A animação da batida pop de “Na Pista Sem Lei”, com participação de Rincon Sapiência e FBC, nos transporta para uma festa, convidando o ouvinte para dançar. Primeiro single do álbum, lançado em novembro de 2024, a música remete aos bailes black (ouça aqui), seguindo para “Repara”, sobre um clima de conquista ao som de afrobeat, ritmo do oeste africano. A sensualidade da conquista chega ao ápice com a voz inconfundível de Marina Sena no feat de “Na Minha”. Essa sequência representa os bailes. “Era o lugar que eu ia para celebrar a vida, de aquilombamento, reconhecimento, me sentia fazendo parte de alguma coisa. Fora dali a vida era muito difícil”, lembra Rael.
“Suave” ocupa o lugar de leveza após um encontro especial. A atmosfera se acalma em uma love song envolvente, para voltar a acelerar em “Outro Nível”, um pagodão baiano em parceria com Ivete Sangalo e DJ Gabriel do Borel. O também baiano Mestrinho assume de forma magistral a sanfona em “Saudade de Lascar”, que a princípio seria tocada pelo pai de Rael. “Ele morreu de COVID-19. Eu já tinha mostrado a música pra ele, que era multi-instrumentista. Engraçado que o nome da música já era esse. Disse ‘na hora certa eu vou te acionar’, porque nem estava pensando em disco ainda”, relembra.
A sanfona dá lugar ao piano e ao som das ondas do mar em “Meu Iô Iô”, com arranjos refinados e a voz grave e aveludada de Luedji Luna. “Ficou uma música com cara de disco caro, sabe? Remete mais a MPB, mas com uma pegada de neo soul”, analisa o cantor, que conseguiu conciliar diferentes tendências musicais de maneira coesa. “É um disco que sintetiza a minha diversidade musical, tem a minha personalidade”, arremata.
Em outra parceria com Mestrinho, “Na Minha Cabeça” é um reggae sanfonado que se mistura ao forró e tem a cara do Nordeste. Ludmilla surge com sua presença impactante em “Vibe”, também lançada como single (ouça aqui). É o primeiro amapiano criado por Rael, um “ritmo sul-africano que se popularizou agora, ele flerta com house, que é muito pista”, analisa o artista.
A sequência final do álbum explora a sensualidade, começando por “Chá De Lírio”, que continua no continente africano pelo afrobeat acompanhado de um violão acústico e baixo marcante. “Me Deparei Com a Lua” é um reggae característico da trajetória do artista que transita organicamente por diferentes sonoridades populares. A grande celebração criada pelo compositor finaliza com o afrohouse “Até o Sol Raiar”, com a ousadia característica deste momento artístico e pessoal vivido por Rael. “Falo de sexo de uma maneira adulta, romântica e sensual ao mesmo tempo. Estou um pouco mais atrevido nesse disco”, diz.
“Tem dias que a gente cansa e não quer guerrear. Esse disco não é de guerra. Queria que a pessoa apertasse o play e apenas ouvisse. Segui as batidas do coração e acho que as pessoas vão entender isso”, finaliza Rael.
FICHA TÉCNICA – ONDA
Direção artística: Evandro Fióti e Rael
Direção musical: Nave
Co-direção musical: Rael
Direção executiva e A&R: Evandro Fióti
Gerente de produção e A&R: Giselle Said
Produção executiva e A&R: Evandro Fióti, Vanildo Ricardo (Dinho) e Laura Freitas
Assistente de produção: Lucas Morgado
Direção de operações e marketing: Karen Cavalcanti
Gestão marketing: Roberta Guimarães e Laísa Sotero
Coordenadora de Comunicação e Marketing: Ana Paula Pascoaletto
Analista de mídias sociais: Victoria Schnoor
Analista de Marketing: Antonia Ferreira
Designer: Lucas Xavier
Assessoria de imprensa: Trovoa Comunicação
Assessoria jurídica: Tiago Barbosa, Guilherme Nunes e Guta Braga
Mixagem: Marcelinho Ferraz e Dani Pampuri (Estúdio Head Media) para todas as faixas do álbum, exceto “Me deparei com a lua”, feita por Davi Marroquino
Masterização: Dani Pampuri e Marcelinho Ferraz nos estúdios, Head Media, The Hive e NRG Recording
Uma produção Laboratório Fantasma dirigida por: Evandro Fióti
Direção de arte e design: GUT Design
Global Head of Design: Murilo Melo
Design Director: André Vervloet (Firulo)
Design: Raul Lima, Yan Esteves, Marcus Prado, Gabriela Barreira e Matheus Franzoni
Redação: Felipe Farah, Arthur Zambone e Matheus Sanches
Motion Design: Marcus Prado e Sabrina Rachid
3D: André Vervloet (Firulo)
Tipografia Logo: Raul Lima
Head de Operações: Claudia Nakahara
Gerente de Projetos: Isabela Quaglio e Adriana Monteiro
Head de RH: Debora Fernanda
CEO: Valéria Barone
1. “Simbora!”
Voz principal: Rael
Letra: Rael
Composição: Rael, Nave, Fejuca, Carlinhos Brown e Alain Tavares
Produção musical: Nave e Fejuca
Arranjo e bateria eletrônica: Nave
Violão e baixo elétrico: Fejuca
Voz Rael gravada no estúdio Horta por Rael e Nave
Bateria eletrônica, violão e baixo elétrico gravados no estúdio Horta por Nave
2. “Onda (Citação A Onda)”, ft. Mano Brown e Dom Filó
Intérpretes: Rael, Mano Brown e Dom Filó
Participações especiais: Mano Brown e Dom Filó
Letra: Rael
Composição: Rael, Nave, Mano Brown, Dom Filó, Cassiano e Paulo Zdanowski (Cassiano e Paulo Zdanowski são autores gentilmente cedidos por Warner Chappell)
Arranjos e produção musical: Nave
Bateria eletrônica: Nave
Trompete, saxofone e trombone: Filipe Moura
Arranjo de metais: Filipe Moura
Coro: Camila de Alexandre e Luiza de Alexandre
Guitarra: Mackson Kennedy
Baixo elétrico: Dudinha
Teclado: Herbert Medeiros
Vozes Rael e Mano Brown gravadas no estúdio A Horta por Rael
Voz Dom Filó gravada no Estúdio Cultne por Angelino Albaneze
3. “Na Pista Sem Lei”, ft. Rincon Sapiência e FBC
Intérpretes: Rael, Rincon Sapiência e FBC
Participações especiais: Rincon Sapiência e FBC
Letra: Rael, Rincon Sapiência e FBC
Composição: Rael, Nave, Rincon Sapiência e FBC
Arranjos e produção musical: Rael e Nave
Arranjo de metais: Filipe Moura
Bateria eletrônica: Nave
Guitarra: Rael
Teclas: Herbert Medeiros
Baixo: Dudinha
Trompete, saxofone e trombone: Filipe Moura
Coro: Camila de Alexandre e Luiza de Alexandre
Voz Rael, guitarra, bateria eletrônica, teclas e coro gravadas no estúdio Horta por Rael e Nave
Voz Rincon Sapiência gravada no estúdio Horta por Nave
Voz FBC gravada no Xeque Mate Estúdios por Pepito
“Repara”
Intérprete: Rael
Letra: Rael
Composição: Rael e Nave
Arranjos e produção musical: Rael e Nave
Bateria eletrônica e teclado: Nave
Baixo: Rael
Voz Rael gravada no estúdio a Horta por Rael e Nave
5. “Na Minha”, ft. Marina Sena
Intérpretes: Rael e Marina Sena
Participação especial: Marina Sena
Letra: Rael e Marina Sena
Composição: Rael, Nave e Marina Sena
Arranjos e produção musical: Rael e Nave
Bateria eletrônica e teclado: Nave
Guitarra: Bruno Dupre
Voz Rael gravado no estúdio Horta por Rael e Nave
Voz Marina Sena gravado no Lab Estúdio por Xerife
6. “Suave”
Intérprete: Rael
Produção musical: Los Brasileros e Rael
Arranjos: Los Brasileros
Letra: Rael
Composição: Rael e Los Brasileiros
Arranjos e produção musical: Los Brasileros
Violão: Vitão
Bateria eletrônica: Pedro Dash
Teclado: Danilo Valbusa
Efeitos eletrônicos: Marcelinho Ferraz
Voz Rael gravado em estúdio Horta por Rael
7. “Outro Nível”, ft. Ivete Sangalo
Intérpretes: Rael e Ivete Sangalo
Participações especiais: Ivete Sangalo e Gabriel do Borel
Letra: Rael, Rafa Chagas e Pierrot Junior
Composição: Rael, Gabriel do Borel, Iuri Rio Branco, Pedro Malcher, Rafa Chagas e Pierrot Junior
Arranjos e produção musical: Iuri Rio Branco, Gabriel do Borel e Pedro Malcher
Programação, synth bass, piano e beats: Iuri Rio Branco
Teclados e synth bass: Pedro Malcher
Programações: Gabriel do Borel
Voz Rael gravado no estúdio Horta por Rael
Voz Ivete Sangalo gravada por Beto Neves
“Saudade de Lascar”, ft. Mestrinho
Intérprete: Rael
Participação especial: Mestrinho
Letra: Rael
Composição: Rael e Nave
Produção musical: Rael e Nave
Arranjos e baixo: Rael
Arranjo de sanfona: Mestrinho
Bateria eletrônica: Rael e Nave
Sanfona: Mestrinho
Guitarra: Bruno Dupre
Voz Rael gravada no estúdio Horta por Rael e Nave
9. “Meu Iô Iô”, ft. Luedji Luna
Intérpretes: Rael e Luedji Luna
Participação especial: Luedji Luna
Letra: Rael e Luedji Luna
Composição: Rael, Luedji Luna, Nave e Bruno Dupre
Arranjos e produção musical: Rael e Nave
Bateria eletrônica: Nave
Teclados: Herbert Medeiros
Baixo: Dudinha
Percussão: Kadu Silva
Voz Rael, bateria eletrônica, teclado e baixo gravados no estúdio Horta por Rael e Nave
Voz Luedji Luna gravada no Lab Estúdio por Tofu Valsechi
10. “Na Minha Cabeça”, ft. Mestrinho
Intérpretes: Rael
Participação especial: Mestrinho
Letra: Rael
Composição: Rael
Produção musical: Rael e Bruno Dupre
Arranjos: Rael
Arranjo de sanfona: Mestrinho
Bateria eletrônica, baixo e guitarra: Bruno Dupre
Sanfona: Mestrinho
Voz Rael, bateria eletrônica, baixo e guitarra gravados no estúdio Horta por Rael e Nave
11. “Vibe”, ft. Ludmilla
Intérpretes: Rael e Ludmilla
Participação especial: Ludmilla
Letra: Rael, Ludmilla, Nairo, Carolzinha, Rafa Chagas e Pierrot Junior
Composição: Rael, Ludmilla, Nairo, Carolzinha, Rafa Chagas, Pierrot Junior e Nave
Arranjos e produção musical: Nave
Bateria eletrônica, baixo e teclado: Nave
Voz Rael, bateria eletrônica, baixo e teclado gravados no estúdio Horta por Rael e Nave
Voz Ludmilla gravada no Ajaxx por Ajaxx
12. “Chá de Lírio”
Intérprete: Rael
Letra: Rael
Composição: Rael, Nave e Fejuca
Arranjos e produção musical: Nave e Fejuca
Bateria eletrônica: Nave
Violão e baixo: Fejuca
Coro: Camila de Alexandre e Luiza de Alexandre
Teclado: Herbert Medeiros
Voz Rael gravada no estúdio Horta por Rael e Nave
13. “Me Deparei Com a Lua”, ft. Tropkillaz
Intérprete: Rael
Participação especial: Tropkillaz
Letra: Rael
Composição: Rael e Tropkillaz
Produção musical: Tropkillaz e Rael
Arranjos, teclado, bateria, baixo, guitarra: Zegon e Laudz (Tropkillaz)
Mixagem: Davi Marroquino
Voz Rael gravada no estúdio Horta por Rael e Nave
14. “Até o Sol Raiar”
Intérprete: Rael
Letra: Rael
Produção musical: Rael e Nave
Arranjos: Rael
Bateria eletrônica: Nave e Rael
Baixo: Dudinha
Teclados: Herbert Medeiros e Rael
Voz Rael gravada no estúdio Horta por Rael e Nave
Dani Pampuri mixou e masterizou todas as músicas (exceto ‘’Me Deparei com a Lua’’, tendo apenas mixado esta). Dani atuou como engenheiro de som no álbum Cowboy Carter, de Beyoncé, vencedor na categoria ‘’Álbum do Ano’’ no GRAMMY 2025.
Fonte: Trovoa Comunicação