Campeão de 2018 inicia nova temporada na posição de honra do grid. Pole foi definida por somente 0s007 de diferença para Raphael Abbate, em dobradinha da Mercedes-Benz
A primeira classificação da temporada 2025 da Copa Truck não poderia ter sido melhor. Reflexo do grande equilíbrio e do alto nível do grid, a classe Super Truck Pro entregou muita competitividade em uma disputa imprevisível pela pole position na quente tarde deste sábado (22) no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande. Diante do calor de 33ºC, Roberval Andrade levou o Mercedes-Benz #15 da ASG Motorsport à posição de honra na base da raça e registrou 1min50s383 em sua melhor volta no Top Qualifying, apenas 0s007 de diferença para Raphael Abbate, seu companheiro de equipe. E meros 0s016 (16 milésimos) separaram o primeiro da quarta colocada no grid, Bia Figueiredo, também da ASG e que estreou na categoria Pro depois de vir da conquista do título da Elite.
Coube ao pernambucano Beto Monteiro, de volta ao grid da Copa Truck depois de ter feito uma cirurgia cardíaca nos meses finais de 2024, a quebra da hegemonia da Mercedes-Benz ao colocar o caminhão Volkswagen da R9 Competições na terceira colocação do grid, enquanto o atual campeão e um dos companheiros de equipe de Beto, Felipe Giaffone, vai largar da quinta colocação.
O ‘aperto’ entre os primeiros colocados poderia ter sido ainda maior, já que a volta mais rápida do Top Qualifying foi registrada pelo Iveco de Leandro Totti, da Vannucci Racing, que anotou 1minn50s380, 0s003 mais rápido que Roberval. Entretanto, o experiente piloto teve seu tempo deletado em razão do excesso de emissões, ficando assim com o oitavo lugar no grid de largada.
Feliz com o forte começo de temporada, com liderança dos três treinos livres e a pole position em Campo Grande, Roberval Andrade teve muitos móvitos para comemorar um feito que não acontecia desde novembro de 2022. “Vim de dois anos e meio sem ter feito uma pole position. Estou muito confiante com o equipamento, satisfeito com a ASG, que colocou todos os caminhões na disputa pela pole, então estou muito feliz por todos os meus patrocinadores, pela ASG, pela Mercedes-Benz, pela própria Copa Truck. Parabéns ao Carlos Col [promotor da Copa Truck] e a todos os sul-matogrossenses”, destacou.
Competitividade extrema
A primeira sessão classificatória da temporada começou muito apertada, com diferença de somente 0s1 entre Beto Monteiro, o mais rápido da abertura da tomada de tempos a bordo do caminhão Volkswagen da R9 Competições, na comparação com Danilo Dirani, com Iveco da Usual Racing.
Quem também andou bem foi Jaidson Zini, que se posicionou entre os três primeiros e liderou uma trinca de Mercedes-Benz da ASG Motorsport para garantir uma vaga na decisão da pole position, assim como Raphael Abbate e Bia Figueiredo, em sua primeira classificação correndo na Pro. Também entre os destaques nos treinos livres, Leandro Totti classificou-se para o Top Qualifying com um Iveco todo novo preparado pela Vannucci Racing.
O grupo dos oito primeiros foi completado por Roberval Andrade — que havia liderado todos os três treinos com o Mercedes-Benz da ASG Motorsport —, e pelo atual campeão Felipe Giaffone, que garantiu a última vaga para a fase decisiva da classificação.
Roberval é pole por 0s007
Se a primeira parte da classificação já foi equilibrada, o Top Qualifying foi além, com diferenças extremamente apertadas entre os primeiros colocados. Leandro Totti foi o mais rápido com a marca em 1min50s380, somente 0s003 melhor que Roberval Andrade. Entretanto, o ‘Marvado’ foi excluído da classificação em razão de emissões de fumaça, tirando dele a chance de buscar a pole position.
Somente 0s012 separavam Roberval de Beto Monteiro, então segundo colocado. Entre eles estava outro piloto da ASG, Raphael Abbate, enquanto Bia vinha na quarta colocação, seguida por Felipe Giaffone.
Bia Figueiredo conseguiu melhorar seu tempo e ficou bem perto da pole position: por apenas 0s016, a paulista terminou na quarta colocação e se garantiu à frente de Felipe Giaffone. Lá na frente, ninguém conseguiu superar Roberval Andrade, primeiro pole position da temporada.
As corridas em Campo Grande terão transmissão ao vivo a partir de 12h10 (horário de Brasília) deste domingo nas telas da Band, SporTV e canais de streaming – Copa Truck, Parc Fermé, CATVE, Esporte na Band e HighSpeed no YouTube.
Confira abaixo o grid de largada e as principais informações do fim de semana:
Copa Truck, Super Truck Pro, Campo Grande
Grid de largada*
1º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min50s383
2º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min50s390
3º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), 1min50s395
4º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min50s399
5º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 1min50s708
6º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), 1min50s755
7º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min51s577
8º – Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), sem tempo
9º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), 1min51s370
10º – Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), 1min51s483
11º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), 1min51s545
12º – Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), 1min52s218
13º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 1min52s432
14º – Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1min52s487
15º – Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), 1min52s527
16º – Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), 1min53s933
17º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), 1min54s124
18º – Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), 2min02s760
19º – Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), sem tempo
20º – Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), sem tempo
21º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), sem tempo
22º – Regis Boessio (Boessio Competições/Volvo), sem tempo
23º – Fabio Fogaça (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), sem tempo
*resultado extraoficial
PROGRAMAÇÃO – HORÁRIO DE BRASÍLIA
Domingo, 23 de março
09h00 – NASCAR Brasil – Warm Up
09h15 – Copa Truck – Warm Up
09h40 – Copa HB20 – Corrida 2
10h30 – Visitação aos boxes
10h50 – Desfile de caminhões
12h10 – Copa Truck – Corrida 1
12h45 – Copa Truck – Corrida 2
13h25 – NASCAR Brasil – Grid Walk
14h55 – NASCAR Brasil – Hino Nacional
14h18 – NASCAR Brasil – Corrida 2
15h15 – Ação Promocional
INGRESSOS E OUTRAS INFORMAÇÕES
Data
22 e 23 de março de 2025
Local
Autódromo Internacional Orlando Moura – Campo Grande – MS
Rodovia BR-262, Km 12
Setores
– Paddock Sábado e Domingo
– Paddock Domingo
– Passe de Visitação Sábado e Domingo
– Ingresso de Alambrado
– Ingresso de Alambrado (meia entrada)
Localização do Alambrado
O Gramado fica localizado às margens da Reta Oposta, onde costumam ficar as arquibancadas. Não teremos arquibancadas no evento.
Venda virtual e mais detalhes
https://trucknascarbrasilhb20.byinti.com/
Bilheteria física
Sábado: 08:00 as 17h00
Domingo: a partir das 07:00
Abertura dos portões
22/03 (sábado) – 08:00
23/03 (domingo) – 07:00
Classificação etária
– Cinco anos
– Menores de cinco anos não terão acesso ao evento;
– Menores de cinco a 15 anos só terão acesso acompanhados de responsável legal e de documentos.
Consumo e venda de bebidas alcoólicas
Pelo fato de o autódromo estar localizado em uma Rodovia Federal, é proibido a venda e consumo de bebidas alcoólicas.
Itens permitidos
– Cinco itens por pessoa, entre eles os industrializados devidamente lacrados, como biscoitos, torradas, barras de cereal, frutas e sanduíches acondicionados em embalagem transparente e não rígida;
– Água liberada;
– Guarda-chuva, sombrinha, guarda-sol, cadeiras de praia e tenda de no máximo 3×3 metros.
Itens proibidos
– Potes e embalagens rígidas;
– Alimentos que representem intuito de comercialização ou que possam representar riscos à segurança;
– Garrafas, latas ou qualquer recipiente perfuro cortante que possa causar dano físico;
– Animais de qualquer espécie e porte;
– Drones.
CALENDÁRIO 2025
Etapa 1 – 23 de março – Campo Grande (MS)
Etapa 2 – 13 de abril – Londrina (PR)
Etapa 3 – 18 de maio – Interlagos (SP)
Etapa 4 – 15 de junho – Rio Grande do Sul (RS)
Etapa 5 – 13 de julho – Cascavel (PR)
Etapa 6 – 24 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 7 – 21 de setembro – Curvelo (MG)
Etapa 8 – 19 de outubro – Londrina (PR)
Etapa 9 – 7 de dezembro – Interlagos (SP)
A Copa Truck tem o patrocínio de Petrobras.
Mais notícias: www.copatruck.com.br
Fique por dentro de nossas redes sociais
Instagram: www.instagram.com/copatruck
Facebook: www.facebook.com/copatruck
Twitter: www.twitter.com/copatruck
Fonte: Comunicação Copa Truck