Marcelo Hahn e Allam Khodair iniciam neste final de semana a disputa do GT World Challenge America, um dos principais campeonatos de carros de Gran Turismo dos Estados Unidos e que reúne no mesmo grid super máquinas como Mercedes, Aston Martin, Mclaren, Porsche, BMW, Ferrari e outras grandes marcas. A disputa que abre o campeonato será no circuito de Sonoma, na Califiórnia, e a dupla brasileira estará mais uma vez a bordo de uma Ferrari 296 GT preparada pela AF Corse.
“Fizemos um campeonato fantástico ano passado, conquistamos vitórias emocionantes, mas decidimos que este ano era o momento de explorar novos horizontes, novas pistas… Esta foi a principal razão que nos trouxe ao GT World Challenge America. E optamos por fazer isso ao lado da AF Corse justamente porque ficamos muito felizes com o trabalho que eles fizeram na última temporada da GT Open. Estamos muito empolgados com essa nova oportunidade e queremos aproveitá-la ao máximo”, afirmou Marcelo Hahn.
A GT World Challenge conta com sete etapas. Em três delas, Marcelo irá acelerar ao lado do seu tradicional parceiro Allam Khodair. Em outras três quem estará ao seu lado é o seu filho Chris Hahn, campeão da Porsche Endurance Series em 2022 e que atualmente compete no campeonato Sprint da Porsche Carrera Cup Brasil. Já a grande final do campeonato, que será disputada em uma prova única de longa duração no mítico circuito de Indianápolis, contará com o trio da Blau Motorsport.
Para Khodair, o campeonato americano representa um novo capítulo em sua carreira. Com mais de 600 corridas no currículo – marca que faz dele o quarto piloto brasileiro com mais provas disputadas em toda história – é a primeira vez que ele irá disputar um campeonato nos EUA.
“Estou muito feliz com esta nova oportunidade. Estrear em um campeonato novo, com pistas novas, é sempre muito excitante. Sonoma por exemplo, é uma pista que eu nunca andei e não vejo a hora de acelerar a Ferrari por lá”, disse o Japonês Voador, que, apesar de novato em alguns circuitos, acredita que se adaptar aos traçados ainda desconhecidos não será um problema.
“Este é o nosso segundo ano com a Ferrari e com a AF Corse. Estamos com o mesmo mecânico e os mesmos engenheiros que estiveram com a gente na disputa da GT Open e isso facilita muito o entrosamento do time. Além disso, já conhecemos bem o carro e isso será importante para que a gente já comece o campeonato brigando por vitórias”, completou o Japonês Voador.
Hahn e Khodair estão inscritos na classe PROAM, que reúne um piloto profissional e um Gentleman Driver. Dos 19 carros que estarão no grid este final de semana em Sonoma, 14 estão inscritos nesta categoria. Já na classe PRO – que conta com dois profissionais – serão quatro carros. Completa o grid o único modelo inscrito na classe AM, composta somente por pilotos da classe bronze: uma Ferrari 296 GT também preparada pela AF CORSE e que tem ao volante o brasileiro Oswaldo Negri. Campeão do ano passado, ele acelera ao lado do norte-americano Jay Schreibman.
Os treinos livres oficiais para a disputa da etapa de Sonoma começam nesta sexta-feira, com duas sessões (14h45 e 20h*). No sábado os carros voltam para a pista para o classificatório, às 13h30*. Serão duas sessões de tomada de tempo, cada uma com um piloto, que definem o grid tanto da prova do sábado, que tem largada marcada para as 19h, quanto a domingo.
A prova que encerra o final de semana na Califórnia tem início marcado para as 18h30 e será transmitida ao vivo e com narração em português pelo canal da Auto+ TV, no Youtube.
Fonte: Império Agecom