Música do álbum A Tábua de Esmeralda, lançado em 1974 e eleito o sexto melhor disco brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone, ganha nova versão em projeto especial
Cinquenta anos depois de compor “Os Alquimistas Estão Chegando”, Jorge Ben Jor retorna a Paris, cidade que serviu de inspiração para a criação da música, para gravar em um projeto especial patrocinado pelo Itaú Unibanco. A iniciativa inclui um conteúdo exclusivo e uma parceria com o Spotify para disponibilizar a nova versão da canção.
A canção, que se tornou um marco da música brasileira ao unir samba, rock e elementos experimentais, foi originalmente lançada no disco Tábua de Esmeralda, eleito pela revista Rolling Stone como um dos maiores discos brasileiros de todos os tempos. A inspiração para a composição surgiu quando Jorge Ben Jor visitou a casa de Nicolas Flamel, um lendário alquimista francês. Foi lá que ele teve seu primeiro contato com a história da alquimia e suas simbologias, o que influenciou diretamente o conceito e as referências místicas presentes na canção e no álbum como um todo.
“Essa música nasceu de uma energia especial que senti naquele momento, inspirada por lugares e histórias que mexeram comigo. Agora, depois de 50 anos, é emocionante voltar a Paris para revivê-la com uma nova roupagem”, compartilha Jorge Ben Jor.
O projeto audiovisual foi produzido pela Africa Creative traz cenas do cantor na casa de Nicolas Flamel em Paris explorando sua trajetória criativa e mergulha na influência da obra de Jorge Ben Jor e no conceito dos “alquimistas da música”, destacando como artistas contemporâneos reinterpretam e reinventam a sonoridade brasileira. Para amplificar o lançamento da faixa, o Itaú firmou uma parceria com o Spotify, que disponibilizará a nova versão da canção em primeira mão.
“Nossa proposta é criar franquias de conteúdo com narrativas que realmente conectam o público com a música e a cultura brasileira. Este projeto reflete a essência do Itaú: uma marca moderna, inovadora e que acredita no poder da música para inspirar e transformar”, destaca Thaiza Akemi, superintendente de Comunicação e Conteúdo do Itaú Unibanco.
Nesta quinta-feira, 27 de março, estreou o vídeo com o making of completo. Os vídeos estão disponíveis nos canais digitais do Itaú, com a nova versão da canção, que também poderá ser ouvida no Spotify. Confira o conteúdo exclusivo no link
FICHA TÉCNICA
FILME ITAÚ APRESENTA: JORGE BEN JOR
Itaú: Sérgio Fajerman, Thaiza Akemi, Pedro Smith, Caroline Pintarelli, Hully Sá, Caroline Paluan, Camile Liguori, Rivalayne Almeida.
Agência: Africa Creative
CCO: Sergio Gordilho
Criação: Angerson Vieira, Rapha Borges, Dudu Barcelos, Diego Viana, Caio Verçosa, Cortez Pereira, Cristine Costa, João Machado, Leandro Lucena e Mateus Souza
Insights: Estevão Meneguzzo, Eduardo Berardinelli, Bea Ribeiro e Mana Black
CEO: Marcio Santoro
Atendimento: Renato Broggin, Stephanie Barbatto, Greta Dalla, Vitória Medauar, Guilherme Pereira e Lannara Nascimento
Head of Design: Bruno Valença
Conteúdo: Patrícia Colombo, Carolina Monterisi e Monikhe Menezes
Mídia: Haroldo Paro, Larissa Francisco, Cibele Vilela, Bruna Nakamura e Jonathan Victor dos Santos
Planejamento: Giacomo Groff, Victoria Franco, Isabela Kachan e Marina Buzzi Fontes
Talents: Fernando Alonso, Bruna Cicolino e Thais Freitas
Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Mariana Hermeto e Gabriela Ferrer
Spotify: Isabella Scarpelini, João Godoy e Priscilla Barsotti
Empresa Produtora: GENCO
Roteiro e Direção: André Vidigal
Produtor Executivo: Paulo Murilo Fonseca
Produtora: Manon Stockler Haddad
Produtor Local: Stephane Haddad
Diretor de Fotografia: Kao
Foquista: Jorge Dayeh
2º Assistente de Câmera: Ana Maria Miranda
Montador: Lucas Valente e Thiago Gil
Produtor Executivo: Paulo Geraissate
Atendimento: Gregory Conte
Coordenador de Pós: Patricia Bornato
Supervisão de Pós: Jairo Santos
Diretor Técnico: Gustavo Minicucci
Finalizador: Kleber Araújo
Conform: Guilherme Vila
Colorista: Luca Leocárdio / Guilherme Vila
Motion: Kleber Araújo
Equipe Paris STINK:
Diretor: Ian Ruschel
DOP: Leo Schrepel
AD: Pierre Abadie
Art Director: Martino Piccinini
Object producer: Gael Leroux
Make: Sandra Parmentier
Location Manager: Farid Arhab
Head of Production: Paula Macedo e Clementine Tatin
Managing Director: Alonso Sperb e Jerome Denis
Produtora de Áudio: S de Samba
Diretor musical: Wilson Simoninha e Jair Oliveira
Produtor: Diego Guimarães
Sound design: Antônio Arruda e Rodrigo Tedesco
Direção executiva: Meg Magro
Coordenação: Lara Fratucelli
Fonte: Weber Shandwick