Mercado deve atingir 1 bilhão de reais em movimentações pela primeira vez

O mercado de eventos esportivos deve crescer 26% em 2025, de acordo com Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina. O dado foi apresentado na palestra “Panorama 2025:Tendências e Números“ no 3º Summit ABRACEO | CBAt, que está sendo realizado na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. Em sua palestra, Daniel destacou ainda que o mercado deve atingir em movimentações (B2C) 1 bilhão de reais pela primeira vez. 

 

De acordo com os dados da plataforma, em 2024 houve um crescimento de 45% no volume de inscrições. Para 2025, espera-se um boom de novos eventos com novos organizadores surgindo, mas também um período desafiador de vendas. No primeiro trimestre, ocorreu um aumento de 30% no número de novos organizadores, o que deve tornar a concorrência por inscrições de provas ainda mais acirradas. 

 

“Este ano será mais desafiador para a venda de inscrições devido à percepção equivocada de que organizar corridas é algo simples e por conta da entrada de novos organizadores. Nosso objetivo é apoiá-los e ajudá-los a se manterem no mercado. A corrida é uma plataforma poderosa para transformar mentalidades e disseminar conhecimento, mas grandes projetos só se consolidam com consistência – e, para isso, o planejamento é fundamental”, destacou Daniel Krutman.

 

Krutman apontou que o mercado esportivo tem potencial para crescer ininterruptamente pelos próximos 100 anos, sendo uma solução para questões relacionadas à saúde mental, exaustão, solidão, obesidade e longevidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em pesquisa de 2022, estima que mais de um bilhão de pessoas possuem algum problema mental, enquanto mais de um terço dos adultos se sentem solitários. Nesse contexto, os eventos esportivos se tornam uma ferramenta essencial para melhorar a qualidade de vida da população.

 

Para os organizadores que desejam crescer e se manter no mercado, Krutman recomenda: Mitigar riscos e buscar a auto regulação do setor, observar o cenário macroeconômico para tomar decisões estratégicas; apostar em consistência, garantindo qualidade e previsibilidade nos eventos e compreender que, apesar da percepção de baixa barreira de entrada, a sustentabilidade dos eventos requer planejamento e profissionalização.

 

O mercado de eventos esportivos segue em expansão, mas com um alto índice de mortalidade entre os organizadores. Dados do Ticket Sports indicam que 39,93% dos organizadores que já realizaram eventos na plataforma não existem mais. Apenas 16% das organizações estão no mercado há oito anos ou mais, enquanto 30% operam entre seis e sete anos.

 

“Abri minha palestra destacando que a maioria dos eventos não se sustenta apenas com as inscrições. A média de receita anual com inscrições é de R$316.010,12, mas 80% desse valor está concentrado nas mãos de apenas 14,32% dos organizadores. No Ticket Sports, o maior faturamento individual equivale à soma dos 481 menores organizadores, evidenciando uma grande desigualdade na distribuição de recursos. Nosso desafio é ajudar os organizadores a se planejarem melhor, a realizarem eventos de qualidade que fidelizem os esportistas e aumentem suas chances de permanecer no mercado”, afirmou Krutman.

 

Nos Estados Unidos, 15% da população corre regularmente, totalizando cerca de 50 milhões de pessoas. No Brasil, esse número chega a 13 milhões. Para garantir um crescimento, Krutman enfatizou a necessidade de ações que aumentem as barreiras de entrada e saída do setor, fortalecendo a profissionalização e a segurança dos eventos.

 

“Precisamos de planos sólidos para o crescimento do setor, e encontros como este Summit são fundamentais para isso. O alto volume de saída de organizadores reforça a necessidade de consistência e planejamento para a sustentabilidade dos negócios”, concluiu Krutman.

 

No segundo dia do evento, Krutman também participará do painel sobre o lançamento do calendário oficial e apresentação dos números da CBAt e ABRACEO, ao lado de Paulo Carelli e Silvia Herrera, às 16h15. O Summit tem como objetivo conectar os principais stakeholders do ecossistema da corrida de rua brasileira e federações de atletismo, promovendo a troca de experiências e fortalecendo o setor.Ele é voltado para todos os profissionais que buscam se atualizar, trocar experiências e expandir suas redes de contato no mercado esportivo.

 

O Summit conta com a parceria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Junto com a ABRACEO, as duas entidades uniram esforços para que eventos de corrida de rua e esportes outdoor sejam mais seguros para atletas, organizadores, mídia e público. 

 

Sobre o Ticket Sports

Fundado em 2015, o Ticket Sports é a maior plataforma de inscrições para eventos esportivos da América Latina e referência entre modalidades como corrida, ciclismo e triathlon. A empresa conta com mais de 900 mil atletas em sua base de dados e soma mais de 12 mil eventos já comercializados e mais de 5,5 milhões de inscrições vendidas.

 

O ecossistema da plataforma conta ainda com o aplicativo Ticket Sports, no qual os atletas podem realizar inscrições e consultar calendário e histórico de provas; o portal Ticket Sports Hub com conteúdo voltado para organizadores de eventos; o Webrun, principal site de running do Brasil; e o TS Summit, evento proprietário realizado anualmente para discutir o mercado de eventos esportivos.

 

Para mais informações: https://www.ticketsports.com.br/

 

 

Fonte: Esporte&Negócio

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.