Sára fala com mais de 500 mil seguidores em suas redes sobre ascausas negra, de mãe solo e também entretenimento
Na última sexta-feira (28), a influenciadora, trancista e palestrante Sára Zarâ com mais de 500 mil seguidores em suas redes, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com a Medalha Theodosina Rosário Ribeiro, um dos mais importantes reconhecimentos concedidos a mulheres que atuam na defesa dos direitos femininos e no combate à discriminação racial. A honraria foi entregue pela cantora e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), responsável pela iniciativa.
A cerimônia, marcada por discursos inspiradores, celebrou a memória da atriz Ruth de Souza, ícone da cultura negra no Brasil, e destacou o papel de mulheres que fazem a diferença em suas áreas de atuação.
“E por que estou falando de sonhos? Porque esta 11ª edição da Medalha Theodosina Ribeiro presta uma homenagem à grandiosa Ruth de Souza, atriz de talento ímpar e imensurável que, apesar das adversidades, ousou sonhar e construir sua carreira artística em um país racista que não admite ver a nossa cara preta nos teatros, na TV e no cinema”, declarou Leci Brandão durante a solenidade.
Para Sára Zarâ, a premiação simboliza o reconhecimento de um caminho trilhado com resiliência e resgate ancestral. De frentista a faxineira, passando por atendente de call center, foi através das tranças – um ofício herdado de gerações – que ela encontrou sua missão: ensinar e empoderar mulheres, inclusive em situação de privação de liberdade, a transformar a arte das tranças em uma profissão.
“Nunca imaginei que um dia receberia essa homenagem. Meu pai, um pedreiro e pastor, ouvia a Leci escondido, e agora estou aqui, sendo reconhecida pelo meu trabalho. Isso valida tudo o que fiz até aqui. Vou tatuar essa data, porque nunca vou vender essa medalha, viu? (risos)”, declarou Sára, emocionada.
Além de Sára, outras dez mulheres foram agraciadas, entre elas a atriz e escritora Verônica Bonfim, a advogada Patrícia Vanzolini e a jogadora de futebol Miraildes Maciel (Formiga).
A cerimônia foi encerrada com uma apresentação cultural da bateria mirim da Sociedade Rosas de Ouro, reforçando o compromisso da Alesp com a valorização da cultura negra.
Confira a relação completa das homenageadas na 11ª edição da Medalha Theodosina Ribeiro:
Veronica Bonfim
Patrícia Vanzolini
Tatiana Nascimento
Maria de Fátima Duarte
Najara Costa
Jonise Sant?Ana (Iyálorixá Jô Santana)
Jaiane Estevam
Larissa Camargo
Sára Zara
Miraildes Maciel (Formiga)
Sueli Aparecida Riça Costa
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:
Instagram:@sarazara3321
Fonte: Vetor.Am