De pais e filhos a irmãos e equipes familiares, o Marcas Brasil Racing mostra que a paixão pelas pistas atravessa o tempo

É quase impossível ler o termo “grande família” e não lembrar, logo de cara, do bom e velho samba de Dudu Nobre, de mesmo nome. No campeonato automobilístico Marcas Brasil Racing (MBR), ao invés do samba, é o som do ronco dos motores que embala os fins de semana de corridas das grandes famílias que ocupam os boxes do campeonato.

Na família Ymagava, a paixão pelo automobilismo literalmente se tornou um trabalho em conjunto, com a criação da Ymagava Racing. Gabriel Ymagava pilota, enquanto o pai, Márcio, atua como chefe de equipe, e o irmão, Márcio Jr, auxilia nos preparativos. “É muito gratificante porque foi meu pai que mais me ensinou tudo. Então, ter ele me apoiando é muito bom e eu sempre tento fazer o melhor, porque a cobrança é alta (risos). E trabalho em família é bom, todo mundo se ajuda. Meu irmão também ajuda antes das corridas. Nos dias das corridas, cada um já tem uma função definida”, resume Gabriel.

Para o piloto Raphael Futsuki, a presença do pai, Emerson Futsuki, vai além do apoio técnico. “Ter meu pai sempre por perto acompanhando minha carreira é muito mais do que ter um apoio na pista. É saber que, em qualquer momento — seja de vitória ou de desafio — tem alguém ali que acredita em mim de verdade. Ele não é só meu pai, é meu parceiro, meu conselheiro e, muitas vezes, quem me dá força pra continuar quando as coisas ficam difíceis. Compartilhar cada etapa com ele torna tudo mais especial”, revela Raphael.

A família Paioli também transformou o amor pelo automobilismo em um projeto coletivo. Fundaram a Paioli Racing, reunindo Marcos, Vitor e Willian — com Marcos assumindo o volante e levando o sobrenome da família para as pistas com orgulho e dedicação.

Já os irmãos Wanderson e Leandro Freitas levam o DNA das corridas ao extremo ao competirem juntos no comando do VW Polo #77 da Equipe Sergio Ferrari, na categoria MBR Super. A sintonia fraterna se transforma em estratégia e velocidade. E dá certo. Na abertura da etapa 2025 eles foram para o topo do pódio em uma das baterias do fim de semana.

Em outros casos, o amor pelas pistas é um legado passado de geração em geração. É o que acontece com os curitibanos Ariel e Rafael Barranco. Pai e filho já dividiram o grid do MBR em anos anteriores e formaram dupla em outras competições, mantendo viva a tradição familiar. Ariel, piloto experiente, é também um dos grandes incentivadores do campeonato e deve voltar a compor o grid na próxima etapa em Cascavel (PR) marcada para 10 e 11 de maio.

Na família Dal Pizzol, essa paixão também é dividida entre pai e filho. Davi e Gustavo já participaram do MBR pela mesma escuderia, em categorias diferentes, provando que, dentro ou fora da pista, o espírito de equipe é o mesmo.

Outro exemplo dessa herança que se perpetua é a família Machiavelli. Na abertura da temporada 2025, Felipe Machiavelli comemorou seu pódio com um gesto simbólico: foi o próprio pai, João, quem entregou o troféu. João, aliás, gosta tanto de automobilismo, que não bastou o incentivo ao filho. Ele se prepara para realizar um sonho antigo. Após fazer um curso de pilotagem, vai estrear em breve na categoria MBR2000. “Sempre gostei de automobilismo e realizarei um sonho. Correr com o Felipe acho que vai ser muito legal”, declarou o futuro estreante.

Nem sempre os familiares estão no cockpit, mas fazem questão de estarem presentes. É o caso de Ana Magnabosco, que acompanha todas as corridas do filho Gustavo Magnabosco. Ou ainda de Edson Massaro, também piloto e deve voltar a competir no MBR ainda este ano, está sempre nos bastidores acompanhando o filho Lourenzo Massaro, que segue acelerando na pista.

Na família Petry, os catarinenses Elói e Naor já disputaram provas em dupla no off-road e seguem conectados pela paixão pelas competições.

No MBR, velocidade é coisa de família. E se você quiser acompanhar a saga destas famílias nas pistas, é só ficar atento ao calendário da temporada, logo abaixo. As corridas são transmitidas ao vivo no canal do Youtube: @marcasbrasilracing.

O MBR 2025 conta com patrocínio da Scherer Autopeças, Speedmax e fornecedor oficial da Zanoello, RCP Racing e Sparco, além do apoio da Concessionária Ramires Toyota. A temporada promete ser uma das mais disputadas da história do campeonato, com pilotos determinados a escrever seus nomes na competição.

 

Confira os locais e datas do calendário do MBR 2025:

1ª Etapa – 28/29/30 de Março – Campo Grande (MS)

2ª Etapa – 09/10/11 de Maio – Cascavel (PR)

3ª Etapa – 04/05/06 de Julho – Guaporé (RS)

4ª Etapa – 08/09/10 de Agosto – Potenza (MG)

5ª Etapa – 03/04/05 de Outubro – Cascavel (PR)

6ª Etapa – 21/22/23 de Novembro – Londrina (PR)

 

Acompanhe as redes sociais do MBR

Instagram, Facebook, Youtube: @marcasbrasilracing

Site: https://www.marcasbrasilracing.com

 

 

Fonte: SiG Comunicação 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.