Time está pronto para a primeira corrida da categoria na Flórida desde 201
A Equipe Nissan de Fórmula E está pronta para a quinta rodada da temporada 2024/25 do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E neste fim de semana, enquanto a série retorna a Miami pela primeira vez desde sua primeira temporada.
A equipe japonesa está tendo uma 11ª temporada de sucesso até o momento, com Oliver Rowland conquistando duas vitórias em quatro corridas e, assim, liderando a classificação dos pilotos e ajudando a Nissan a ocupar o primeiro lugar no Campeonato de Equipes e Fabricantes.
Enquanto isso, Norman Nato busca continuar sua sequência de pontos nos Estados Unidos, já que terminou no top 10 em Nova York e Portland em todas as suas viagens anteriores no país pela Fórmula E.
O circuito de Homestead-Miami Speedway já recebeu todas as principais categorias do automobilismo norte-americano e agora se torna o mais recente autódromo da Fórmula E nos EUA. Com traçado técnico, desafiará os pilotos com seções de alta velocidade e as melhores oportunidades de ultrapassagem estão definidas para serem nas curvas 1, 6 e 8, no que promete ser um retorno emocionante ao estado do Sol.
A passagem da Fórmula E aos EUA é importante para a equipe, com o país sendo o maior mercado da Nissan em todo o mundo. A fabricante está em operação nos EUA desde 1960, com sua atual sede localizada em Franklin, Tennessee.
A ação na pista começa na sexta-feira às 16h30 (UTC-4), com a qualificação às 09h40 no sábado antes da corrida às 14h00.
Tommaso Volpe, diretor administrativo e chefe de equipe, da Equipe Nissan de Fórmula E: “Estamos orgulhosos de chegar em um mercado tão importante para a Nissan enquanto lideramos todos os três campeonatos. Temos trabalhado duro durante a pausa para nos dar a melhor chance de manter nossa posição. Sabemos que ainda temos alguns ajustes finos a fazer, nos quais estivemos focando durante a pausa. Agora é hora de colocar tudo junto na pista e garantir que extraímos o melhor das novas direções que encontramos. É sempre interessante correr em novos circuitos, como frequentemente fazemos na Fórmula E. No entanto, também há muitas incógnitas que vêm com isso, então temos feito muito trabalho de pré-simulação e simulação para identificar os principais desafios e o que fará a diferença em termos de desempenho. Estamos esperando uma corrida estilo pelotão e sabemos que temos um bom ritmo, então temos que ser ambiciosos e estamos mirando um resultado positivo.”
Oliver Rowland, piloto, da Equipe Nissan de Fórmula E: “Tive uma boa pausa, saí e fiz algum treinamento, então me mantive ocupado e agora me sinto pronto para correr novamente. Nada mudou do nosso lado apesar do excelente começo de temporada. Tenho objetivos para cada corrida, que não mudam. Estou bem mentalmente e nós temos nos preparado bem para este evento. Uma nova pista é sempre emocionante, é uma volta longa, então ganhar velocidade rapidamente será importante. A estratégia de corrida deve se adequar ao meu estilo com a economia de energia, então estou ansioso para estar lá.”
Norman Nato, piloto, da Equipe Nissan de Fórmula E: “Tive uma folga tranquila e relaxante. Foi uma pré-temporada agitada com a rodada de abertura em dezembro e me estabelecendo de volta com a equipe, então foi bom ter uma pausa adequada. Estive com minha família, treinando e descansando e agora estou pronto para ir com tudo até o final da campanha. Para Miami, uma nova pista é sempre uma oportunidade de ter um bom desempenho. Ninguém tem pontos de referência de anos anteriores, então será importante começar com o pé direito no treino livre. Estamos esperando uma corrida estratégica e estamos tentando entender a melhor abordagem possível antes do fim de semana.”
Sérgio Sette Câmara, piloto reserva e de simulador, da Equipe Nissan de Fórmula E: “O tempo gasto no simulador é crucial na Fórmula E, especialmente em uma nova pista, por causa da complexidade dos carros. Pelas minhas experiências no simulador, este é um dos circuitos mais complicados que já pilotei durante meu tempo no campeonato devido à sua natureza de alta velocidade.
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030. Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Fonte: Bowler