Aos 17 anos, a atleta de Bento Gonçalves se prepara para disputar competições internacionais, levando consigo a base sólida construída no tradicional clube caxiense
Ela tinha apenas quatro anos quando ganhou sua primeira raquete. Um presente simples, vindo dos Estados Unidos, que mudaria o rumo de sua vida. Hoje, aos 17, Pietra Rivoli é uma das jovens promessas do tênis brasileiro e se prepara para uma sequência de competições importantes no Brasil, Paraguai e Europa. Mas sua história começou aqui, em solo gaúcho, e tem como base sólida o Clube Recreio da Juventude, onde sua paixão pelo esporte floresceu.
Natural de Bento Gonçalves (RS), Pietra começou a dar os primeiros golpes no clube da cidade, o Caça e Pesca, acompanhada do pai. Mas foi aos 9 anos, ao ingressar na equipe do Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, que sua rotina ganhou contornos de atleta de alto rendimento. “Foi onde eu comecei realmente a dar mais importância para a parte física, para os treinos de quadra. Tenho memórias muito felizes desse tempo. Lembro da nossa equipe fazendo físico na piscina às sextas… eram momentos leves, mas com um nível de treino muito alto”, recorda.
Mesmo treinando hoje em São Paulo, por conta do circuito competitivo, Pietra segue com forte vínculo com o Clube Recreio da Juventude, que continua a apoiá-la como patrocinador. “O Ju é como um clube-mãe para mim. Ter esse vínculo há mais de sete anos e contar com esse apoio até hoje, mesmo de longe, é algo muito especial”, destaca.
A rotina da atleta é intensa: treinos em dois turnos de quadra, musculação, preparação física e acompanhamento psicológico. Além disso, a jovem também busca momentos de respiro com atividades simples: assistir filmes, cozinhar, jogar cartas com a avó ou escrever em um caderno como forma de aliviar a pressão das competições. “Gosto de me manter presente. O tênis me ensinou isso: viver um ponto de cada vez, com honestidade e foco”, conta.
Nos próximos dias, Pietra segue em uma intensa sequência de competições. Após conquistar o título do Roland Garros Junior Series, em São Paulo — uma das vitórias mais marcantes de sua carreira até aqui —, a atleta se prepara para disputar novos torneios no Brasil, no Paraguai e, em breve, na Europa. “Tenho metas traçadas com a minha equipe desde o início da temporada. Trabalho duro todos os dias para alcançá-las”, afirma.
Apesar da rotina exigente e das pressões do esporte, Pietra carrega com ela a leveza e a paixão da menina que um dia se encantou pelo tênis. “A gente vai crescendo e tudo vira automático, mas eu nunca deixo de lembrar da criança que eu era quando entrei no Ju. Eu jogava para me divertir. Amo competir, amo jogar tênis. Isso é o que me move.”
Com uma maturidade impressionante para a idade, Pietra Rivoli é mais do que uma atleta em ascensão — é uma inspiração em quadra e fora dela, e um orgulho para o Clube Recreio da Juventude, que se orgulha em fazer parte dessa trajetória.
Sobre o Recreio do Juventude
Um dos Clubes mais tradicionais da Serra Gaúcha, o Recreio da Juventude figura entre os 100 maiores clubes do Brasil e conta com mais de 20 mil associados e uma equipe de mais de 200 colaboradores, que atuam em quatro sedes, localizadas em Caxias do Sul/RS. O Recreio da Juventude possui 112 anos sendo referência em lazer, cultura e esporte e, atualmente, tem atletas disputando campeonatos mundiais em suas categorias, e um atleta medalhista no Judô nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Fonte: Camejo Comunicação