Sucesso de público e crítica, a série ‘Adolescência’, da Netflix, foi tema de debate sobre as relações humanas com alunos da EMEF Teresinha Dario Fiorotti, localizada no Bairro Santa Maria, em São Caetano.

A atividade envolveu 25 estudantes do 9º B, que têm faixa etária de 13 e 14 anos. A professora de Português Rafella de Lima Buono iniciou a discussão com uma reportagem da BBC News Brasil (rede britânica de notícias) a respeito da produção da Netflix para, depois, interagir com os adolescentes.

‘Adolescência’ é uma minissérie também britânica, de quatro episódios, que conta a história de um rapaz de 13 anos preso acusado de assassinar uma colega da própria sala. A trama se aprofunda nos dilemas psicológicos do protagonista, mostrando episódios de bullying ao longo da vida e como as redes sociais o fizeram submergir em um universo de preconceito, radicalismo e misoginia.

“A série retrata uma reflexão da realidade, que muitas vezes nós vivemos aqui no Brasil e, acredito, também em outros países, de adolescentes, principalmente meninos, na faixa dos 12 aos 15 anos, que não se compreendem muito bem numa atualidade em que as mulheres conquistam, cada vez mais, seus espaços na sociedade. Desta forma, muitos destes meninos acabam não sabendo como lidar com este novo espaço das meninas, é onde podem surgir eventos ocasionais de violência, como acontecido no seriado”, avaliou Rafaella.

O debate foi realizado em uma aula focada no entendimento socioambiental. Esse tipo de discussão tem sido fomentado pela rede municipal como forma de reconectar as relações humanas, que ficaram distantes pelo excessivo uso do celular e também pela pandemia de Covid-19.

Alunos do 9º B gostaram da atividade de reflexão sobre o seriado, mesmo que nem todos tenham assistido. Quem assistiu e fez questão de deixar sua opinião foi Murilo Oliveira de Freitas, 13 anos. “Eu vi (Adolescência) e achei bastante realista, mesmo sabendo que é um seriado de ficção. Mas em muitos momentos percebi que traduz muito a realidade de hoje em dia, nas escolas, porque diz muito sobre bullying.”

Quem também assistiu à série ‘Adolescência’ foi a Alexia Lipari Carvalho, 14 anos. “Bem real, com detalhes que, com certeza, muita gente já passou pelos mesmos problemas, sejam adolescentes ou pais de adolescentes. O bullying, por exemplo, hoje em dia é muito vivo dentro das escolas, em todos seus níveis.”

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.