Sessão classificatória no Autódromo Internacional Ayrton Senna mostrou domínio incomum na classe PRO e disputas ferozes pelas poles em jogo na Elite e Super

A Copa Hyundai HB20 definiu, na manhã deste sábado (12), os poles para a segunda e especial etapa da temporada 2025. Em fim de semana marcante pelo retorno da categoria a Londrina, norte do Paraná — onde a competição não acelerava desde 2020 —, fica o destaque maior para a disputa da centésima corrida da sua história, na manhã deste domingo. E as posições de honra para a prova histórica da Copa Hyundai HB20 foram conquistadas por Rodrigo Vieira, na classe PRO, Bruno Massa, na Elite, e por André Pedrotti, na Super.

Segundo o novo regulamento em vigor a partir desta temporada, a corrida de sábado traz a inversão dos oito primeiros colocados na sessão classificatória em cada uma das categorias. Já a prova com mais pontos em jogo e maior duração, no domingo, tem a ordem do grid determinada pela tomada de tempos.

Pole e emoção: grande destaque dos treinos livres em Londrina, Rodrigo Vieira confirmou o favoritismo na PRO e cravou a pole position na categoria, a primeira a ter ido à pista na classificação. Com um ‘temporal’, o piloto do carro #23 virou 1min41s194 em sua volta mais rápida para assegurar a posição de honra do grid, com 0s824 de vantagem para um dos líderes do campeonato, Adilson Jr., em vantagem incomum diante do habitual equilíbrio que permeia as etapas da Copa Hyundai HB20.

Felipe Malinowski vai largar em terceiro na PRO, seguido por outro dos líderes da tabela, André Bragantini Jr., enquanto o atual campeão, Marcus Índio, registrou o quinto melhor tempo.

Rodrigo Vieira não escondeu a emoção pela conquista nesta manhã e, entre lágrimas, comemorou muito. “É uma sensação incrível! É emocionante. Ninguém sabe o quanto a gente lutou para estar aqui. 13 anos no kart, sempre buscando a ponta, me dedicando ao máximo, com minha família, patrocinadores, todos me ajudando. Graças a Deus, trabalhamos duro… a gente nem iria correr nesse ano, mas estamos aqui!”, vibrou.

‘Na raça’: a batalha pela pole position na Elite entregou um embate feroz entre os protagonistas do campeonato. Isso porque Bruno Massa, segundo na tabela de pontos (35), ocupou a ponta da tabela de tempos durante boa parte da classificação e virou 1min42s793 em sua volta mais rápida.

Entretanto, Uli Dias se manteve sempre muito próximo. O líder na Elite ficou a apenas 0s060 do tempo de Massa e chegou a se posicionar em segundo. Mas a ordem da classificação mudou novamente depois que Leo Martins, terceiro no campeonato, desbancou os dois ao registrar 1min42s592, 0s201 mais rápido que Massa.

Só que Bruno Massa ‘tirou o coelho da cartola’ na sua última tentativa e encaixou grande volta para retomar a ponta e assegurar a pole com 1min42s571, apenas 0s021 melhor que o tempo registrado por Martins. Uli Dias vai largar em terceiro na prova principal, no domingo. “Muito feliz! Ontem tivemos dificuldade nos treinos, mas hoje foi bem, consegui evoluir e graças a Deus consegui a pole agora. Vamos para a Corrida 1 à tarde”, disse o pole na Elite.

Volta voadora: a disputa pela posição de honra na classe Super foi igualmente apertada na Capital do Café. Silas Passos despontou como principal candidato à pole depois de subir para o topo da tabela nos primeiros minutos com volta em 1min43s180, 0s103 mais rápido que André Pedrotti. Na sequência, vinham Renato Lima, Rafael Abolis e o líder do campeonato e vencedor das duas provas em Campo Grande, Rafael Silva.

Mas o cenário mudou drasticamente graças a uma grande volta de Pedrotti, que aferiu 1min42s505 e conquistou a pole position em Londrina. Silas Passos melhorou seu tempo já no fim da sessão, a 0s186 da marca de André, e recuperou um lugar na primeira fila depois de ter sido batido por Leandro Parizotto, pole em Campo Grande. Por sua vez, Rafael Silva vai largar neste domingo da sétima colocação.

“É indescritível. Venho ‘batendo na trave’ há um ano e meio, lutando, lutando… Mas me encontrei na pista, adorei, está incrível. E o carro está maravilhoso, o time é todo incrível, então só tenho de agradecer a todos. Estou feliz da vida”, comemorou Pedrotti.

As duas corridas da segunda etapa da Copa Hyundai HB20 estão marcadas para sábado às 15h30 e domingo às 11h45. As duas provas são transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Hyundai no YouTube, enquanto o Canal UOL mostra a prova do domingo ao vivo e a RedeTV exibe um VT no período da tarde.

Confira o resultado da classificação e a sequência da programação da Copa Hyundai HB20 em Londrina:

Categoria PRO
1º – Rodrigo Vieira, 1min41s194
2º – Adilson Jr., 1min42s018
3º – Felipe Malinowski, 1min42s035
4º – André Bragantini Jr., 1min42s097
5º – Marcus Índio, 1min42s439
6º – Bruno Testa, 1min42s496
7º – Lucas Bornemann, 1min42s701

Categoria Elite
1º – Bruno Massa, 1min42s571
2º – Leo Martins, 1min42s592
3º – Uli Dias, 1min42s853
4º – Igor Vacari, 1min42s878
5º – Thiago Sansana, 1min43s029
6º – Otávio Colle, 1min43s430
7º – Luiz Fernando Toffol/Rafa Salido, 1min43s728
8º – Yassin Aboobakar, 1min43s924

Categoria Super
1º – André Pedrotti, 1min42s505
2º – Silas Passos, 1min42s691
3º – Leandro Parizotto, 1min43s046
4º – Rafael Abolis, 1min43s606
5º – Renato Lima, 1in43s616
6º – Edu Doriguel/Edu Guerreiro, 1min43s723
7º – Rafael Silva, 1min43s890
8º – Daniel Demayo, 1min43s929
9º – Anderson Borges, 1min44s733
10º – Silvio Gatão, 1min45s036

Programação do fim de semana

Sábado, 12 de abril
15h30 – Corrida 1

Domingo, 13 de abril
10h00 – Visitação aos boxes
11h45 – Corrida 2

 

Mais informações sobre a Copa Hyundai HB20: @copahb20 no Instagram

A Copa Hyundai HB20 tem o patrocínio de Brazzo, Hyundai, Shell, Gabardo, Hyundai Financiamentos e Goodyear, além do apoio de Hipper Freios, Real Radiadores, Tecpads e Zunky Rodas.

Fonte: BV Press

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.