Recheada de reviravoltas, prova que abriu a especial etapa deste fim de semana trouxe infinidade de duelos às vésperas de marca histórica na categoria

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), foi palco de uma grande corrida que marcou a abertura da segunda etapa da temporada 2025 da Copa Hyundai HB20. Do começo ao fim, a disputa realizada na tarde deste sábado (12) foi recheada de duelos nas três categorias em jogo, contrariando o mantra de o traçado de 3.135 metros ser conhecido pela dificuldade em ultrapassar. Bruno Testa saiu do segundo lugar no grid invertido, passou Lucas Bornemann e venceu sua primeira do ano na PRO após segurar pressão final de André Bragantini Jr. Thiago Sansana pavimentou caminho sólido e com ultrapassagens certeiras para terminar na frente na classe Elite, enquanto um dos nomes do dia, André Pedrotti, escalou a fila após iniciar a prova do oitavo lugar para triunfar na Super.

Para domingo, Pedrotti vai largar na pole position da sua categoria, enquanto Bruno Massa terá o direito de puxar a fila na Elite. Mais rápido na classificação, Rodrigo Vieira ocupará a posição de honra geral e do grid da categoria PRO na Capital do Café.

Como foi a corrida: seguindo o regulamento desportivo estabelecido para 2025, a ordem do grid da prova deste sábado trouxe a inversão dos oito primeiros colocados da classificação para cada uma das três categorias. Desta forma, Lucas Bornemann puxou a fila na PRO, Yassin Aboobakar largou na frente na Elite e o argentino Daniel Demayo iniciou em primeiro a corrida na classe Super.

Com 25ºC de temperatura ambiente e 41ºC no asfalto, os pilotos partiram para uma corrida bastante ‘pegada’, como é habitual na Copa Hyundai HB20. Único piloto a ter feito todas as 99 largadas da categoria até este sábado, Bruno Testa deu o bote para assumir a liderança na largada, trazendo Marcus Índio a reboque. A dianteira da Elite também mudou e passou a ter o comando de Leo Martins, enquanto Demayo foi o único a sustentar sua condição de ponteiro do grid.

Foi uma disputa de inúmeras batalhas, com pelotões formados em todas as três categorias. Na PRO, os cinco primeiros andavam muito próximos, com diferença de apenas 1s do líder, Testa, para o quinto, Rodrigo Vieira. Leo Martins sustentou a liderança na Elite, mas era muito pressionado por Sansana.

André Pedrotti consolidou a escalada assumiu o primeiro lugar após passar Demayo na Super, que tinha ainda Leandro Parizotto, Renato Lima e Rafael Silva formando fila logo atrás.

Com toda sua experiência, Testa abriu vantagem perante o atual campeão, Marcus Índio, e André Bragantini Jr., referência em pilotagem de carros de tração dianteira. Adilson Jr. vinha logo atrás em quarto e Rodrigo Vieira era o quinto na PRO. Quando restavam dez minutos para a bandeirada, a prova viu mudança na ponta da Elite com a ultrapassagem de Sansana em cima de Leo Martins. A Super também tinha uma disputa empolgante pela vitória com Pedrotti muito pressionado por Demayo.

Em duas batalhas incríveis, Marcus Índio ‘vendeu caro’ as ultrapassagens para André Bragantini Jr. e Adilson Jr., que travou duelo também com Rodrigo Vieira. Por sua vez, o pole na classe PRO disputou posição com Felipe Malinowski. Leo Martins caiu para quarto na Elite depois de ser ultrapassado pelo estreante Luiz Fernando Toffol — um dos destaques do fim de semana — e Bruno Massa. André Pedrotti manteve a liderança ‘na raça’ na Super antes do acionamento do safety-car por conta de problemas com Rafael Abolis, que abandonou.

A bandeira amarela neutralizou as vantagens e acirrou ainda mais a corrida nos seus minutos finais. Dos quase 4s de frente, Bruno Testa passou a ver André Bragantini Jr. cada vez mais maior no retrovisor após a relargada, quando restavam duas voltas para a conclusão da Corrida 1. Mas o experiente piloto se segurou na frente e cruzou a linha de chegada para vencer a primeira em 2025. Bragantini Jr. finalizou em segundo, com Marcus Índio em terceiro, Adilson Jr. em quarto e Rodrigo Vieira em quinto.

Sansana confirmou o triunfo na Elite depois de suportar a pressão final de Luiz Fernando Toffol. Bruno Massa foi o terceiro lugar na classe, à frente de Igor Vacari e Leo Martins. Já na Super, Pedrotti foi o grande piloto do dia para vencer sua primeira no ano. Demayo terminou em segundo e Silvio Gatão, com grande prova de recuperação, saiu de último no grid para finalizar em terceiro, à frente de Silas Passos e de Rafael Silva, vencedor das duas provas em Campo Grande.

Os vencedores: Bruno Testa se mostrou bastante satisfeito por conseguir uma vitória ‘suada’ depois de ter começado o fim de semana de forma complicada. “Foi uma vitória muito importante. Tive alguns problemas durante o fim de semana, mas meu time trabalhou muito bem, a HRacing atuou muito bem, conseguiu solucionar os problemas e voltei a ser competitivo. Fiz uma ótima largada, abri vantagem e depois veio o safety-car. Tive de me defender muito bem do André Bragantini Jr., um grande piloto, mas conseguimos trazer essa vitória, muito importante para o campeonato. Vamos pra cima amanhã novamente”, disse o dono do maior número de largadas na Copa Hyundai HB20.

Por sua vez, Thiago Sansana apontou para um novo processo de evolução nesta fase de regresso ao grid da categoria. “Ainda estou me adaptando. Voltando depois de um ano e meio. O Beto [Cavaleiro] me ajudou muito, todo o meu time foi importante, então só posso agradecer. Para amanhã é poupar, seguir um pouco o que fiz hoje. Nada de agressividade, mas correr e seguir em frente”.

Vencedor na Super, André Pedrotti comemorou um sábado perfeito horas depois de ter marcado também a pole position da etapa. Para domingo, o piloto parte com possibilidade de gabaritar o fim de semana no Paraná.

“Nem no meu melhor sonho imaginei conseguir fazer isso: largar de oitavo e chegar em primeiro numa corrida limpa, onde todo mundo foi limpo. Tive alguns contratempos, com óleo no meu para-brisa, não enxergava nada… Depois veio o safety-car e disse: ‘Meu Deus, era só o que faltava!’. Mas deu tudo certo e foi muito bom. Amanhã largo na frente e serei o alvo. Então terei de correr com a cabeça pensando em fazer o máximo de pontos para o campeonato”, comentou.

Com a histórica corrida 100 da Copa Hyundai HB20, a etapa de Londrina será completada neste domingo a partir de 11h45, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Hyundai Brasil no YouTube, enquanto o Canal UOL mostra a prova de domingo ao vivo e a RedeTV! apresenta um VT completo da etapa no período da tarde.

Confira a seguir os melhores colocados de cada uma das categorias e a sequência da programação da etapa.

Corrida 1
PRO (top-5)

1º – Bruno Testa
2º – André Bragantini
3º – Marcus Índio
4º – Adilson Jr.
5º – Rodrigo Vieira

Elite (top-5)
1º – Thiago Sansana
2º – Luiz Fernando Toffol/Rafa Salido
3º – Bruno Massa
4º – Igor Vacari
5º – Leo Martins

Super (top-5)
1º – André Pedrotti
2º – Daniel Demayo
3º – Silvio Gatão
4º – Silas Passos
5º – Rafael Silva

Programação do fim de semana

Domingo, 13 de abril
10h00 – Visitação aos boxes
11h45 – Corrida 2

 

Mais informações sobre a Copa Hyundai HB20: @copahb20 no Instagram

A Copa Hyundai HB20 tem o patrocínio de Brazzo, Hyundai, Shell, Gabardo, Hyundai Financiamentos e Goodyear, além do apoio de Hipper Freios, Real Radiadores, Tecpads e Zunky Rodas.

Fonte: BV Press

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.