Brasileiro Lucas di Grassi garantiu o segundo lugar, conquistando o primeiro pódio da Lola Yamaha ABT

Em um caótico E-Prix de Miami 2025, Pascal Wehrlein usou estrategicamente seu MODO DE ATAQUE para ultrapassar o companheiro de equipe na TAG Heuer Porsche, António Félix da Costa, vencendo depois de uma bandeira vermelha no final da corrida e penalizações subsequentes que alteraram os resultados.  

O brasileiro Lucas di Grassi garantiu o segundo lugar, conquistando o primeiro pódio da Lola Yamaha ABT, enquanto da Costa terminou em terceiro. 

Vários pilotos, incluindo o pole position Norman Nato, foram penalizados por não utilizarem o MODO DE ATAQUE obrigatório devido à interrupção da corrida. A corrida contou com várias mudanças de liderança, um período de Safety Car e um dramático acidente com três carros, culminando em uma frenética sprint final de cinco voltas. 

Nico Mueller, da Andretti Formula E, Edoardo Mortara, da Mahindra Racing, e Nato, que fez a pole, completaram os seis primeiros lugares, respectivamente. 

O resultado do E-Prix de Miami mais do que dobrou a pontuação de Wehrlein na temporada, levando-o para o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Pilotos da FIA, atrás de da Costa e Oliver Rowland – apesar de o britânico não ter pontuado. 

A TAG Heuer Porsche lidera sobre a Nissan por 105 pontos a 79 na classificação do Campeonato Mundial de Equipes da FIA, enquanto a Nissan lidera sobre a Porsche no Campeonato Mundial de Fabricantes da FIA por 144 pontos a 120. 

Pascal Wehrlein, nº 1 da TAG Heuer Porsche Formula E Team, afirmou:
“Tivemos sorte com o Safety Car, para ser honesto, mas acho que já tivemos azar suficiente, então também podemos ter sorte de vez em quando. Todos fizeram um ótimo trabalho para trazer esse resultado para casa. Eu sabia que todos os carros atrás ainda tinham um MODO DE ATAQUE para fazer – alguns deles de seis minutos – e minha equipe me manteve informado sobre quem estava dentro desse intervalo. Eu ainda queria terminar a corrida em P1 na linha de chegada, e tentei, mas sabia que haveria uma penalidade para [Norman] Nato e isso aconteceu”. 

 Lucas Di Grassi, nº 11, Lola Yamaha ABT Formula E Team, disse:
“Um dia incrível! Nós começamos o dia com uma boa classificação, P7, que foi a melhor do ano. E depois, na corrida, honestamente, foi uma combinação de uma estratégia muito boa, estar lá na hora certa, no momento certo, depois veio o Safety Car e eu tinha um MODO DE ATAQUE para terminar a corrida, então não tive que lutar com as pessoas ao meu redor. P2, meu primeiro pódio em dois anos, então estou muito satisfeito por mim, mas também pela equipe Lola Yamaha ABT. Eles trabalharam muito duro durante o intervalo, então estou muito feliz por eles, eles realmente merecem isso e vai ser um grande impulso para nós no resto da temporada”. 

António Félix da Costa, nº 13, TAG Heuer Porsche Formula E Team, disse:
“Estou muito irritado. As regras são as regras e hoje fomos derrotados por sermos bons demais. Estávamos tão bem de energia, que eu podia dividir meus ATTACK MODES de forma agressiva para ter os seis minutos no final, ir embora e vencer a corrida, e quando fizemos isso já tínhamos uma diferença de dois ou três segundos, e então o Safety Car saiu e os outros tinham o ATTACK MODE para usar. É doloroso, você vai para a fábrica por dois ou três dias na simulação, voa até aqui, fizemos a corrida perfeita hoje, executamos o dia perfeito e então você perde a vitória dessa forma. Mais uma vez, ainda é P3, estou feliz pela equipe, mas é como é”. 

Outros destaques
A CUPRA KIRO se uniu à Marvel Studios para o E-Prix de Miami deste fim de semana para criar uma pintura “Thunderbolts*” da Marvel Studios, uma parceria inédita na história da Fórmula E. 

Para comemorar a parceria, a Marvel Studios criou uma edição limitada de quadrinhos com o tema da Fórmula E, limitada a uma tiragem de 5.000 cópias, disponível durante a corrida no fim de semana, na Fan Village. 

O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E continua com etapa dupla, as rodadas 6 e 7, em Mônaco no próximo mês, nos dias 3 e 4 de maio. 

E-Prix de Miami 2025 teve estrelas globais
O ator americano Caleb McLaughlin, famoso por seu papel na premiada série da Netflix ‘Stranger Things’, teve um gostinho emocionante do Homestead-Miami Speedway quando Bruno Correia, piloto oficial do Safety Car da FIA e Formula E no Porsche Taycan Turbo GT, levou para uma volta eletrizante. O ator também participou de um tour exclusivo pela garagem da Maserati MSG, onde conheceu de perto o carro GEN3 Evo. 

Lucien Laviscount, conhecido por seu papel na premiada série da Netflix “Emily in Paris”, juntamente com a estrela do filme “Velozes e Furiosos”, o ator americano Sung Kang, também estiveram presentes, adicionando glamour extra ao retorno do campeonato a Miami. Kang foi recebido pela equipe da Nissan, além de encontros com pilotos e passeios particulares. 

O ex-piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1 e vencedor da Indy 500, também esteve presente acompanhado de seu filho Emerson Jr – que mais recentemente competiu no Campeonato Europeu Regional de Fórmula -, desfrutando de encontros com pilotos e visitas às garagens. 

Guenther Steiner, engenheiro de automobilismo ítalo-americano e ex-diretor de equipe Haas Formula One Team, também estava presente e teve a prestigiosa honra de agitar a bandeira quadriculada para marcar o final da corrida em Miami. 

A atriz e customizadora de carros Emelia Hartford, que conquistou o título de “Melhor Desempenho” nas recentes EVO Sessions da Fórmula E, também esteve presente, entregando a António Félix da Costa o troféu de terceiro lugar. Outro piloto e criador das EVO Sessions, Scott Mansell, também conhecido como Driver61, também aproveitou o retorno do campeonato a Miami. 

A Fórmula E também deu as boas-vindas à DJ, modelo e personalidade do YouTube americana Chantel Jeffries, ao esgrimista medalhista olímpico Miles Chamley-Watson, ao modelo, atleta e piloto de e-scooter Jordan Rand e ao atleta de BMX da Red Bull Nigel Sylvester, que torceram da área VIP da Fórmula E, o EMOTION CLUB. 

Os criadores de conteúdo Lissie Mackintosh, Elly Wong, Toni Cowan-Brown e Brock Johnson estavam entre outras estrelas presentes e aproveitando a ação emocionante. 

Sustentabilidade no E-Prix de Miami 

– O FIA Girls on Track recebeu 120 mulheres jovens, promovendo o empoderamento e a educação, com as participantes participando de workshops, jogos, ouvindo palestras sobre carreiras e experimentando um Pit Lane Walk. 

– Como parte da estratégia de engajamento comunitário e sustentabilidade social da série, a Fórmula E apoiou a Sprout Up – por meio de seu Fundo Better Futures. A doação de 25.000 euros apoiará a iniciativa “Greener Together” Community Garden da instituição de caridade, visando promover educação ambiental e alimentar e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança alimentar por meio do envolvimento da comunidade. 

– A Fórmula E e a PIF anunciaram a parceria ‘Driving Force Presented by PIF’, um programa educacional inovador focado na aprendizagem STEM, mobilidade e sustentabilidade. 

– A Fórmula E lançou seu primeiro evento de liderança inovadora para a Temporada 11 como parte de seu Change. Accelerated. Live., reunindo especialistas em sustentabilidade, tecnologia, negócios e esporte para uma sequência de painéis, notas-chave e discussões de compartilhamento de conhecimento. 

Fonte: Textual 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.