Quarta etapa do Mundial de F1 foi disputada na pista de Sakhir, no Oriente Médio

O Campeonato Mundial de F1 chegou nesse fim de semana em sua primeira incursão no Oriente Médio em 2025. No Bahrain International Circuit, na cidade de Manama, os 20 pilotos que competem na principal disputa do motorsport mundial desembarcaram para uma rodada que, até aqui, se mostrou a mais emocionante do ano.

Fazendo sua temporada de estreia no Campeonato o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Stake F1 Team | Kick Sauber, chegou bastante animado para as disputas. Nos dois anos anteriores, em que competiu respectivamente na F3 e na F2, ele teve expressivos resultados com pole-position e vitória.

Sua trajetória neste fim de semana começou com as duas sessões de treinos na sexta-feira. Ao todo ele deu 48 voltas nos treinos concluindo a primeira sessão em 11º e, a segunda, na 13ª colocação. “Hoje foi um dia positivo para nós. O TL1 foi bastante desafiador, com altas temperaturas e uma pista bem suja, o que dificultou o gerenciamento do equilíbrio em alguns momentos. A equipe fez um ótimo trabalho antes do TL2 e conseguimos fazer melhorias sólidas no setup – um esforço pelo qual gostaria de agradecer a todos do Box. O carro estava muito mais consistente e fiquei feliz com o desempenho que conseguimos extrair”, explicou o paulista de 20 anos.

No sábado, mais um treino e a classificação marcaram o dia. Bortoleto, com um rendimento aquém do que havia conseguido no dia anterior, ficou apenas com a 18ª posição tanto no treino como na classificação, quando foi eliminado da sessão ainda no Q1. “Foi uma classificação difícil para nós. As condições mudaram muito com o vento e, infelizmente, nosso carro é muito sensível a essas variáveis. Senti que a volta que fiz foi boa, mas nos faltou aderência e, no fim das contas, não conseguimos passar para o Q2. Depois de uma sexta-feira promissora, eu esperava chegar ao Q2 hoje, então é decepcionante. Olhando para amanhã, sabemos que será uma corrida desafiadora, mas daremos tudo de nós. Manteremos o foco e tentaremos entrar na briga para subir mais no grid, maximizando todas as oportunidades que surgirem”.

Falta de aderência impediu que Gabriel melhorasse sua posição

Depois de três corridas na madrugada para o público brasileiro a largada do GP do Bahrain foi autorizada pontualmente ao meio dia pelo horário de Brasília. Com milhões de TV’s ligadas em todo o país Bortoleto recebeu o sinal verde para o início de uma corrida de recuperação.

Ele manteve-se em sua posição original na largada, porém, na primeira curva, acabou caindo para o 19º lugar ao desviar de um toque. Com pneus de composto médio Bortoleto seguiu sua estratégia de corrida e seguida de perto o pelotão que tinha empolgantes brigas em pelo menos quatro pelotões. Gabriel ficou na pista até a volta 13 quando, então entrou para seu primeiro pit-stop. A equipe fez um excelente trabalho e o recolocou na pista com pneus de compostos duros. Bortoleto seguiu na disputa e tinha até uma melhora de ritmo, porém, ao se aproximar dos carros à sua frente, parecia não ter aderência suficiente para as ultrapassagens. Ele seguiu focado nas disputas até que, na volta 32, fez o segundo pit-stop voltando a equipar o carro #5 com pneus “médios”. Sem grande melhora nos tempos de volta ele seguiu na pista na 19ª posição até receber a bandeirada final com a conclusão da volta 57.

“Foi uma tarde difícil, mas vimos algumas melhorias no ritmo em alguns momentos. Ultrapassar foi o maior desafio – assim que me aproximava do carro da frente, simplesmente não conseguia encontrar aderência para fazer uma manobra, especialmente nas curvas. É frustrante, especialmente depois da relargada do Safety Car, quando estava com pneus médios contra os pneus duros do carro da frente. É crucial reservar um tempo para analisar tudo e entender como podemos melhorar nosso desempenho. A curto prazo, o objetivo é superar um fim de semana difícil, levar os aprendizados conosco e focar em Jeddah, no próximo fim de semana, que finaliza a sequência de três finais de semana seguidos de competição”, concluiu o piloto que conta com o patrocínio do Banco BRB, KitKat, Porto, Motorola e Snapdragon.

 

Fonte: Quick Comunicação

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.