A primeira sequência de três corridas em três semanas da temporada 2025 está chegando ao fim às margens do Mar Vermelho. Jeddah é uma cidade portuária da Arábia Saudita e é considerada o porto de entrada para os peregrinos que se dirigem a Meca, além de ser um importante centro comercial e cultural, conhecido por sua moderna orla marítima e pelo histórico distrito de Al-Balad. O GP da Arábia Saudita apareceu pela primeira vez no calendário em dezembro de 2021, com os três eventos seguintes ocorrendo em março, e este ano será a primeira vez que será realizado em abril, quando os níveis de temperatura, vento e umidade serão mais semelhantes aos do verão, o que pode ter um impacto na ação de pista neste fim de semana.

Os compostos

A escolha dos compostos para as quatro primeiras corridas desta temporada foi a mesma do ano passado, mas para a quinta rodada, a Pirelli deu um passo mais macio, com o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio sendo o trio disponível em Jeddah. Isso está de acordo com a meta, compartilhada com a FIA, a F1 e as equipes, de criar mais opções de estratégia para a corrida e, portanto, uma corrida mais emocionante e imprevisível. Nas quatro edições anteriores desse GP, a estratégia de uma parada única sempre dominou, tanto em termos de eficácia quanto de preferência das equipes, mesmo quando um Safety Car misturou um pouco mais as coisas.

Em 2024

Apenas Bottas optou por fazer dois pit-stops, enquanto todos os outros optaram pela parada única, com a grande maioria largando com o C3 (Médio) e trocando para o C2 (Duro) para o segundo stint. Bearman, na Ferrari, e Bottas, na Sauber, foram os únicos pilotos que tentaram aproveitar ao máximo a aderência extra disponível ao começar com o C4 (Macio), enquanto três (Norris, na McLaren, Hamilton, na Mercedes, e Zhou, na Sauber) prolongaram o máximo possível o primeiro stint com o Médio antes de mudar para o Macio, provando que ele também era um pneu de corrida viável.

A pista

A pista tem 6,174 quilômetros de extensão e é uma das mais rápidas da temporada, com os pilotos passando cerca de 80% da volta pisando fundo no acelerador, apesar de ser bastante sinuosa e apresentar um número recorde de curvas, 27 na verdade, sendo 16 para a esquerda e 11 para a direita. Muitas delas são feitas em velocidade média ou alta. Embora existam três zonas DRS, a ultrapassagem não é tão simples devido à falta de pontos de frenagem pesada.

A superfície da pista não é muito abrasiva, com um nível médio de aspereza, mas as forças laterais exercidas sobre os pneus são consideráveis, embora não no nível encontrado em Suzuka ou Barcelona, por exemplo. A granulação pode aparecer, especialmente nas primeiras sessões de treinos livres, já que a pista é muito suja no início, pois raramente é utilizada para corridas de automóveis. No entanto, com várias categorias de apoio também correndo, as condições da pista melhoram ao longo do fim de semana, de modo que esse fenômeno diminui. Entretanto, com um trio de compostos mais macios este ano, será interessante ver o efeito que isso terá.

 

Palavra-chave: Países

A Arábia Saudita é o país mais recente a entrar para a lista de nações que sediaram um GP nos 75 anos de história do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Ela fez sua estreia em 2021, duas semanas depois de o Catar ter feito sua primeira aparição no campeonato.

35 países já sediaram pelo menos uma corrida na categoria mais importante do motorsport. O país com o maior número de GPs é a Itália, com 107, seguida por Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos, todos com 79. A Arábia Saudita é o mais recente e quarto país do Oriente Médio a receber uma corrida, enquanto a região como um todo já sediou 44 GPs: 21 no Bahrein, 16 em Abu Dhabi, 4 na Arábia Saudita e 3 no Catar.

Área de Estatísticas

Três pilotos dividiram as vitórias nas quatro edições deste GP realizadas até hoje. Max Verstappen venceu duas vezes em 2022 e 2024, Lewis Hamilton conquistou a vitória no evento inaugural em 2021 e Sergio Perez ficou em primeiro lugar em 2023. Os mesmos três pilotos também são responsáveis por todas as quatro pole positions, embora neste caso seja Sergio Perez quem tem duas em seu nome, em 2022 e 2023, com o inglês conquistando o primeiro lugar no grid em 2021 e o holandês no ano passado.

O tetracampeão mundial sempre terminou no pódio aqui, com Charles Leclerc estabelecendo o maior número de voltas mais rápidas na corrida, com duas, além de terminar entre os três primeiros duas vezes. Naturalmente, Verstappen lidera o número de pontos marcados, com 87, seguido por seu ex-companheiro de equipe, Pérez, com 55, e o piloto da Ferrari, em terceiro, com 49.

 

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Fonte: Néctar Comunicação Corporativa

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