Líderes do setor de autopeças levam carros e pilotos como atração em seus estandes no evento que reunirá milhares de marcas e serviços especializados
São Paulo receberá nesta próxima semana (22 a 26 de abril) a 16ª edição da Automec, principal feira de reposição e reparação automotiva da América Latina. Com expectativa de ser o maior já realizado, o encontro deste ano, marcado para o São Paulo Expo, apresenta números impressionantes: mais de 1.500 marcas já estão confirmadas e previsão de 90 mil visitantes durante os cinco dias de evento. Destes, 70% são executivos com envolvimento direto na decisão de compra.
Neste cenário de exibição de novos produtos e tecnologia, entre uma negociação e outra os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas iniciativas das marcas no esporte a motor. Uma infinidade de ativações com pilotos e carros de algumas das principais categorias brasileiras serão atração no São Paulo Expo.
Conhecido por sua habilidade como embaixador de marcas patrocinadoras, Rafael Suzuki é um dos destaques do grid da BRB Stock Car Pro Series. Um dos pilotos que chegou à final das duas últimas temporadas brigando pelo título, o paulista de 37 anos destaca a importância que a participação em eventos como a Automec tem para a carreira de um competidor do seu patamar.
“Apoiar os patrocinadores em grandes eventos faz parte do trabalho de um atleta profissional e no automobilismo essa é uma situação rotineira. É tão relevante quanto buscar os melhores resultados possíveis nas pistas”, salientou o piloto, que vai correr em 2025 com o Chevrolet Tracker #8 da TMG Racing na revolucionária geração de carros SUV da BRB Stock Car. Suzuki terá agenda cheia na Automec 2025 e será um dos palestrantes durante o evento.
“Tento sempre manter uma imagem positiva, profissional, principalmente nas pistas, porque sei que represento marcas importantes. É uma grande responsabilidade. Além disso, busco sempre estar antenado com as tendências do mercado o máximo possível. Leio e vejo tudo o que posso a respeito dos meus patrocinadores e dos eventos que eles participam. Busco referências também do que as marcas fazem em outras modalidades esportivas”, salientou.
Estreitando laços — Uma das participantes da Automec é a SEG Automotive, que em 2024 promoveu uma ação histórica em sua trajetória. Empresa multinacional de origem alemã e com atuação global no fornecimento de peças e componentes automotivos, a SEG tornou-se pela primeira vez patrocinadora de uma categoria no automobilismo: a Turismo Nacional. Em seu estande da Automec, uma das estratégias para atrair os clientes é a exposição de um carro da categoria.
A opção pela TN foi o reflexo do crescimento do campeonato, conhecido como a categoria dos carros mais vendidos do Brasil. Segundo a empresa, o patrocínio é uma ferramenta importante na divulgação dos seus produtos no cenário brasileiro. “Nossa intenção é estreitar laços com distribuidores e clientes e, ao mesmo tempo, ampliar o reconhecimento da nossa marca no Brasil, um dos maiores mercados do setor automotivo no mundo. Nunca antes havíamos patrocinado uma categoria do automobilismo, e o retorno tem sido muito bom, tanto em termos de engajamento quanto de visibilidade”, diz Ana Flávia Bicalho, diretora de Aftermarket da SEG Automotive.
“Participamos da Automec com o objetivo de reforçar nossa presença e visibilidade no mercado automotivo. E a associação com a Turismo Nacional nos permite estar presentes em um segmento que envolve veículos muito próximos aos mais vendidos do país, o que é fundamental para consolidarmos nossa imagem como fornecedora original para mais de 150 marcas. Vamos para nosso segundo ano juntos, e essa experiência tem sido muito positiva”, completa a executiva.
Oportunidades – A equipe Cobra Racing compete nos campeonatos TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB e terá um de seus carros exposto no estande da Volda, especialista na fabricação de peças para suspensão e transmissão automotiva. Principal executivo da Cobra e seu diretor técnico, Flávio “Nonô” Figueiredo é também um experiente piloto com mais de 200 largadas na BRB Stock Car Pro Series.
Figueiredo ressaltou as oportunidades que um evento como a Automec proporciona. “Para quem trabalha com automobilismo, estar em uma feira como essa não tem preço. É uma forma de gerarmos mais fluxo de pessoas nos stands dos parceiros, dividir experiências com os convidados, fazer relacionamentos, entre outras possibilidades. É uma maneira importante de apoiar a estratégia de marketing da empresa que nos apoia na pista. Esse alinhamento é importante neste tipo de parceria”, disse.
“Na verdade, ativações com patrocinadores fora da pista já são uma realidade bastante presente na vida dos pilotos e equipes profissionais. E são uma ferramenta estratégica para o automobilismo, no sentido de ajudar nos objetivos comerciais do seu cliente, o patrocinador. Atualmente, não basta apenas estampar a marca da empresa ou produto no carro ou no macacão. As empresas precisam gerar engajamento, experiência e relacionamento com seus próprios clientes. E é por isso que nos patrocinam”, resumiu. Além do carro da TCR, Figueiredo também coordenou a exposição na Automec do Stock Car de Bruno Baptista.
Agregando valor — Em meio aos maiores expoentes da indústria automotiva, os personagens e carros do automobilismo ajudam as marcas a se destacar. “Esse tipo de atividade agrega ainda mais valor ao patrocínio e ao relacionamento com o patrocinador”, opina Ricardo Fávaro, da MotorBiz Marketing Esportivo, empresa que atua no segmento de gestão de carreiras há mais de 20 anos.
“Isso é feito de várias formas nos estandes da Automec e outros eventos importantes, como uma convenção de vendas da marca. Por exemplo, podemos ter a presença do piloto e seu carro, sessão de autógrafos ou um desafio dos clientes da marca contra o piloto em um simulador de corridas. Levamos a emoção da pista para dentro do estande e do evento, gerando interesse dos participantes e aumentando a visibilidade de patrocinador”, completa.
Com visão de mercado e também do que um piloto pode entregar além do aspecto esportivo, Fávaro orienta seus clientes a trabalhar duro também fora da pista. Um deles é o jovem piloto Domenico Largura, de apenas 18 anos, que vai fazer sua estreia correndo na Turismo Nacional em 2025 ao lado de Caio Cunha. O novo carro de Domenico estará em exposição no estande da Iguaçu Componentes Automotivos, com especialização em injeção eletrônica, controle de temperatura e sistema de arrefecimento.
“Há muitas propriedades que podemos oferecer e que interessam aos patrocinadores”, diz ele. “Como a exposição da marca, o relacionamento com clientes e ações de ativação, atividades dentro das empresas, em pontos de vendas, eventos e feiras, como a própria Automec. Isso ajuda o patrocinador a entender a amplitude que o automobilismo pode atingir, o que muitas vezes não é percebido num primeiro momento”, explicou.