Canção abre o novo álbum Moda à Terra e estará disponível nas plataformas de streaming pela gravadora Movieplay
‘Terra Irmã’ é o novo single do cantor e compositor Ricardo Nash que será lançado no próximo dia 25 de abril. A música, interpretada por Nô Stopa e Nash, com canção de Ceumar e Pedro Destro , abre o lançamento de seu terceiro álbum ‘Moda à Terra’, contemplado pelo edital Apoio SP Fomento à Música, da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo. O link da pré-save está disponível em https://found.ee/terrairma
A música, que estará disponível nas plataformas de streaming pela gravadora Movieplay, foi composta pela cantora, compositora e instrumentista, Ceumar, e pelo compositor e baixista Pedro Destro.“Essa melodia Pedro me mandou durante a pandemia. No primeiro ano, ainda a gente muito inseguro, sem saber o que ia ser de nós. Então achei que eu poderia falar um pouco sobre aquele momento, dentro daquelas circunstâncias e assim eu fui criando, fui desenhando a letra, com esse pensamento sobre a Terra, sobre o planeta e o que realmente importa: a vida”, explica Ceumar.
O cantor e compositor Ricardo Nash ficou encantado quando recebeu o convite de Ceumar para gravar a música da compositora. “Percebi a sincronia com o projeto Moda à Terra: a preocupação ou a atenção com o que importa: a vida, a natureza. O cuidado da vida, da terra. Traz a noção e afirma o (quase) óbvio, nós e a Terra, somos da mesma família”, detalha Nash.
Para ele, a Terra, sendo Irmã, funda, constrói e lapida a ideia necessária que para coabitar o planeta precisamos: cuidar, acreditar, ter coragem, combater o medo e a ignorância que tanto perambulam pela Terra, e por nossas vidas. “Sonhar, semear o solo e acreditar ‘que todos os frutos vão nascer e as sementes vão vingar sob o sol no chão, do escuro vão brotar’”, pontua o artista.
Ritmos tradicionais
Musicalmente, Terra Irmã mescla os ritmos tradicionais do boi e do baião. “Apresentamos elementos de ambos os ritmos, mas de forma diluída. A célula básica dos ritmos tradicionais está lá, mas de forma diluída, cruzada com outras histórias, outros sotaques.” E, na busca por enriquecer a versão de Terra Irmã, Nô Stopa foi convidada como intérprete para participar da gravação. “A ideia de convidá-la para essa produção surgiu da admiração que tenho por Nô, e sobretudo uma identificação na abordagem do repertório da artista ”, conta Nash.
O arranjo da música de abertura do lançamento do álbum Moda à Terra foi feito a quatro mãos: Ricardo Nash, Felipe Soares, Mauricio Damasceno e William Guedes. Quanto à instrumentação da canção, Nash assume a viola caipira; Fábio Sá (baixo); Felipe Soares (acordeon); Mauricio Damasceno (percussão).
Álbum Moda à Terra
Para Ricardo Nash, o ano de 2025 será mais que especial e marcado por diversos lançamentos musicais, incluindo uma parceria com a cantora e compositora Ceumar. O lançamento do álbum Moda à Terra completo está previsto para outubro deste ano.
O terceiro álbum de Nash explora temas como a relação humana com a terra, a natureza e a importância de cuidarmos do planeta. Representa a inquietação do artista que poeticamente alerta sobre a destruição do Planeta, a necessidade de equilíbrio entre seres que coexistem na Terra, sendo o homem o principal desagregador.
Moda à Terra reúne temas instrumentais, modas, canções, baladas regionais/folk e recitativos de poesias. Entre o primeiro e segundo semestre, o público conhecerá todas as composições do álbum que será lançado em forma de 2 singles + 4 EPs que compõem a nova produção do artista: Moda à Terra. Para marcar esse momento, está previsto um show especial do artista para o dia 30 de maio, no Espaço SP Escola de Teatro.
Trajetória de Ricardo Nash
O primeiro disco autoral de Ricardo Nash, disponível nas plataformas, foi “Santo Menino Vagabundo”, em 2017, e contou com a produção musical de Celso Rangel, que trabalhou ao lado de Caetano Veloso, Tim Maia, Elza Soares e Ney Matogrosso. Nessa produção, além de Nash tocar violão, as músicas brincam com diversos ritmos, como pop, rock, samba, jazz, blues e bossa nova.
Já em 2022 foi lançado o segundo álbum autoral de Ricardo Nash, intitulado “No Paraíso Perdido”, que conta com participações especiais, como Ná Ozetti Mariana de Moraes dentre outros grandes artistas. O álbum foi filmado e gravado ao vivo na casa Tupi or no Tupi, em São Paulo, e está disponível nas plataformas de Streamming, e no canal Youtube do artista, bem como no canal Brasilidades da gravadora MoviePlay.
Ficha técnica do single Terra Irmã
Composição: Ceumar e Pedro Destro
Intérprete: Nô Stopa
Intérprete e viola caipira: Ricardo Nash
Acordeon: Felipe Soares
Percussão: Maurício Damasceno
Arranjo: Felipe Soares, Mauricio Damasceno, Ricardo Nash e William Guedes
Conheça Ricardo Nash:
Ricardo Nash é artista paulistano – músico-compositor, ator, poeta, diretor cênico e arte-educador. É Mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP (2006), com a dissertação Música (em) Cena: processo de criação em mídias diversas. É bacharel em Comunicação das Artes do Corpo, na área de teatro, dança e performance (2003), pela PUC-SP (2003); e instrumentista de viola de 10 cordas (viola caipira), pela ULM – Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (atual EMESP), e ator formado pela Escola Profissionalizante Celia Helena (1998). Saiba mais em www.ricardonash.com.br
LINKTREE: ttps://linktr.ee/ricardonash INSTAGRAM: /ricardonash FACEBOOK: /ricardonash2 YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/ricardonash
Fonte: EBF Comunicação