Criadora do eMuseu se junta a um seleto grupo de inovadores escolhidos pelo Comitê Olímpico Internacional para explorar novas tecnologias no esporte e participar de evento em junho  

 

Bianca Gama, pesquisadora e empresária especialista em tecnologia e inovação no esporte, foi selecionada como a única brasileira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para integrar ao Tech365 Explore, um think tank que impulsiona o uso de tecnologias emergentes para acelerar o impacto do esporte no desenvolvimento sustentável. Ao longo do ano, Bianca trocará experiências com outros 24 inovadores globais para explorar soluções que beneficiem pessoas, comunidades e o meio ambiente. Além disso, Bianca foi convidada para participar do Olympism365 Summit: Sport for a Better World, que será realizado entre os dias 3 e 5 de junho de 2025, no Millennium Center, em Lausanne, na Suíça. 

 

Organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o evento reunirá mais de 250 representantes de diferentes setores, incluindo agências da ONU, instituições financeiras e de desenvolvimento, lideranças da sociedade civil, empresas com propósito social, membros da comunidade Safe Sport e Jovens Líderes do COI. O objetivo do encontro é promover o avanço do desenvolvimento sustentável por meio do esporte. 

 

Entre os temas centrais do encontro estão o papel do esporte na construção de comunidades mais saudáveis, equitativas, pacíficas e sustentáveis. Financiamento inovador, mensuração de impacto, fortalecimento de capacidades e o lançamento de ferramentas voltadas para a promoção de ambientes esportivos seguros também fazem parte da programação. 

 

O Summit vai destacar o impacto coletivo de mais de 500 iniciativas concretas realizadas por parceiros locais e globais. Seu projeto, o eMuseu do Esporte, foi um dos selecionados para o programa Tech365 deste ano. A empresária e pesquisadora apresenta a iniciativa como um case de inovação no setor, evidenciando seu potencial para transformar a experiência do público e ampliar a inclusão por meio da tecnologia. O projeto brasileiro combina gamificação, realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV) e inteligência artificial (IA) para criar museus virtuais acessíveis e interativos. 

 

“Fazer parte do grupo Tech365 Explore me dá a oportunidade de construir um network valioso para trocar experiências e atualizar nosso conhecimento sobre tecnologias emergentes, permitindo que possamos ajustá-las e utilizá-las da melhor forma em nossos projetos, países e atividades. Acredito que o conhecimento se torna mais eficaz quando estamos conectados.”, comentou Bianca Gama Pena, professora da UERJ, de referência internacional na gestão de projetos e eventos institucionais nas áreas de esporte, educação e cultura.  

 

Entre os projetos selecionados para o Tech365 Explore destacam-se iniciativas inovadoras de mais de 16 países. Na segunda fase do programa, chamada Tech365 Incubate, os participantes poderão concorrer a bolsas de até 40 mil dólares para expandirem suas inovações. Mesmo aqueles que não receberem financiamento terão acesso a mentoria e suporte de especialistas para aprimorar suas ideias tecnológicas. 

 

O Tech365 Explore faz parte do Olympism365 Innovation Hub, uma colaboração entre o COI, Beyond Sport e Women Win, que apoia inovações esportivas com impacto social positivo ao redor do mundo. 

 

Sobre Bianca Gama 

Bianca Gama é referência internacional na gestão de projetos e eventos institucionais nas áreas de esporte, educação e cultura. Com uma trajetória consolidada no Brasil e no exterior, ela se destaca por sua atuação em importantes instituições e comitês internacionais. 

Comitês internacionais como membro: 

– TECH 365 ligado ao COI 

– ⁠IOAPA, Associação dos Participantes da Academia Olimpica Internacional;  

– ⁠ISOH – International Society of Olympic Historians (Sociedade Internacional de Historiadores Olímpicos) 

– ⁠Olympic Study Center ligado ao COI – Coordena o Grupo de Estudos Olímpicos da UERJ, 

– ⁠Internacionalmente foi premiada pela World Intellectual Property Organization – WIPO https://www.wipo.int/web/ipday/wipd-changemakers-gallery-nominee-profile- por ter iniciativas que utilizam a Propriedade Intelectual para preservar e promover a memória esportiva, conectando o passado e o futuro do esporte, 

– No Brasil- Membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, entidade voltada à difusão dos valores olímpicos, 

– ⁠ Idealizadora e gestora do eMuseu do Esporte 

 

Atualmente, ela também é coordenadora do Laboratório de Avaliação, Tecnologia Social e Inovação (Latesi/UERJ) e professora na UERJ na graduação peloo Instituto de Matemática e Estatística (IME) – nas áreas de inovação e empreendedorismo e na Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da UERJ, na área da gestão do esporte reforçando sua atuação acadêmica e compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento do setor. 

Tem em seu currículo mais de 50 projetos coordenados e mais de 200 mil pessoas atendidas em projetos. 

Saiba mais: https://www.biancagamapena.com/ | https://emuseudoesporte.com.br/  

 

Fonte: Esporte&Negócio 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.