O espetáculo é inspirado pela cultura Hip Hop e as vivências de seus integrantes enquanto pessoas que vivem na periferia de São Paulo, mais necessariamente no bairro de Perus, Zona Noroeste.  

“Vértebras Quebradas” coloca o corpo periférico e sua força de resistência no centro da cena 

A partir de 25 de abril de 2025, o Coletivo Noroest ( @coletivonoroest ), estreia uma temporada do espetáculo de breaking “Vértebras Quebradas”. Ao todo, serão realizadas 10 apresentações — cinco na capital paulista e cinco em cidades do interior e região metropolitana, incluindo Campinas, Indaiatuba, Mauá, Caieiras e Cajati. Em todas as sessões, o público poderá participar de uma roda de conversa pós-espetáculo e todas as atividades contarão com tradução em LIBRAS.

No dia 25 de abril (14h), a apresentação acontece na Casinha do Sonhar – Espaço Cultural, na Zona Leste. Em 27 de abril (10h), a apresentação será no Quilombo da Parada – Instituto Esperança Garcia, na Zona Noroeste, e em 06 de maio (10h e 14h) no CCA Dom Macário, na Zona Norte. 

Dirigido por Igor Souza, o espetáculo propõe um mergulho profundo nas realidades de corpos periféricos que, em constante transformação, resistem e se reinventam frente aos desafios cotidianos. “Queremos mostrar a potência desta coluna vertebral periférica. Corpos que buscam existir, resistindo. Entendendo que o caminho é se conectar para não se quebrar e sim quebrar correntes negativas”, afirma o diretor. “De um jeito ou de outro, aprendemos a nos virar. Somos corpos em constante adaptação e transformação”, completa.

“Vértebras Quebradas” nasceu das vivências do Coletivo Noroest, trazendo uma leitura potente da cultura Hip Hop como ferramenta de transformação social. Fruto de um processo criativo intenso, o espetáculo foi precedido por ações formativas em territórios com pouco acesso à cultura, promovendo reflexões e trocas de saberes a partir das experiências periféricas.

O projeto Autonomia Periférica, Manifesto das Bordas foi contemplado no Edital LPG 20/2023 – Difusão Cultural, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Informações: www.facebook.com/ColetivoNoroest e www.instagram.com/coletivonoroest

Ficha TécnicaDireção artística: Igor Souza. Intérpretes Criadores:  Bruce Cardoso, Edvan Silva, Elias Soares, Igor Souza, Laura Berteli e Munique Tavares. Figurino: Coletivo Noroest. Sonoplasta: Eddie Guedes. Designer gráfico: Nara Ramires. Registro Videográfico: Victor Godoi. Registro Fotográfico: Lusca  Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Produção: Junior Cecon.

Serviço: Espetáculo “Vértebras Quebradas”

Com Coletivo Noroest 

Sinopse: Um corpo que dança, resiste e se reinventa. Este espetáculo nasce do encontro entre o breaking, o circo, o teatro, a poesia e a música — uma celebração da potência criativa que emerge das bordas. Em cena, corpos periféricos desenham sua própria anatomia de resistência, atravessados por instabilidades e urgências sociais, onde cada gesto carrega marcas, histórias e sonhos. É um manifesto em movimento, onde o chão instável vira palco e a arte, abrigo. Duração: 40 minutos.

Classificação Livre – Grátis – tradução em LIBRAS

Quando: 25 de abril de 2025 (sexta-feira) – Horário: 14h – Onde: Casinha do Sonhar – Espaço Cultural – Endereço:  R. Pixinguinha, 259 – Jardim Cláudia, São Paulo – SP

Quando: 27 de abril de 2025 (domingo) – Horário: 10h – Onde: Quilombo da Parada – Instituto Esperança Garcia – Endereço:  Estrada do Alambique, 53E – Estância Jaraguá, São Paulo

Quando: 06 de maio de 2025 (domingo) – Horário: 10h e 14h (duas sessões) – Onde: CCA Dom Macário – Endereço:  R. Amambaí, 1415 – Vila Maria, São Paulo- SP

 

Fonte: Luciana Gandelini

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.