Produção da fruta beneficia 189 famílias no Pará e fortalece o propósito de regeneração ambiental e social da marca

A Natura lança a linha Ekos Cacau, que utiliza o bioativo da Amazônia como principal ingrediente e visa ampliar o apoio e renda nas cadeias produtivas da região. O cacau amazônico é utilizado na linha Ekos pela primeira vez e intensifica o foco em regeneração ambiental e impacto social positivo. A novidade beneficia 189 famílias de duas comunidades fornecedoras, reforçando, em ano de COP30 no Brasil, a bioeconomia como uma alternativa concreta ao desmatamento.

“Ter uma linha de produtos dedicada ao cacau amazônico é um ótimo exemplo de como o uso consciente da sociobiodiversidade traz benefícios tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente. Esse lançamento representa mais geração e distribuição de renda para as famílias envolvidas na cadeia de produção e reforça nossa estratégia de fomento à regeneração”, explica Angela Pinhati, Diretora de Sustentabilidade da Natura.

O cacau utilizado na linha Ekos é cultivado em sistemas agroflorestais (SAFs), uma prática regenerativa que combina o plantio da matéria-prima com outras espécies nativas, como castanha-do-pará, taperebá e ipê, em áreas degradadas. Esse modelo de cultivo já contribui para a recuperação e conservação de 8.116 hectares de floresta na região. Além da regeneração florestal, o manejo melhora a fertilidade do solo e estabiliza a produção sem a necessidade de desmatar novas áreas. Já o processamento das amêndoas do cacau para obtenção da manteiga e essência é feito no Ecoparque, centro tecnológico da Natura em Benevides (PA). Todo esse ciclo contribui com o compromisso da Natura de ser um negócio 100% regenerativo até 2050. “Sustentar a vida, o planeta e as relações nos moldes atuais já não basta, é preciso regenerar”, diz Pinhati.

Benefícios para a pele e para a comunidade

A Natura mantém um relacionamento de 25 anos com fornecedores da Amazônia, impactando atualmente mais de 10 mil famílias que atuam de forma sustentável e contribuem para a preservação de 2,2 milhões de hectares de floresta em pé, o equivalente a 14 cidades de São Paulo. A principal fornecedora de cacau para a nova linha Ekos é a cooperativa CEPOTX, localizada em Altamira (PA), que reúne agroextrativistas com pequenas propriedades.

Mauro Costa, gerente sênior de suprimentos da Natura, enfatiza que a relação com as cooperativas vai além da compra da matéria-prima. “Nossa intenção é estabelecer um modelo justo, com parcerias duradouras que valorizem e reconheçam o trabalho das comunidades locais. Também fornecemos assistência técnica, que inclui suporte para certificação regenerativa e programas de incentivo financeiro, e ajudamos os produtores a aprimorar suas práticas agrícolas e comerciais”, afirma. A Natura também conta com o Mecanismo Financeiro Amazônia Viva, desenvolvido em parceria com a VERT Securitizadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), que oferece crédito e investimentos para garantir capital de giro às cooperativas, auxiliando os pequenos agricultores a enfrentar desafios sazonais e a negociar seus produtos em melhores condições.

Sobre a linha Ekos Cacau

O cacau se destaca também pelos benefícios de alta performance para a pele: estudos in vitro mostram que seu bioativo pode estimular em até 2x* a produção de colágeno — proteína essencial para a firmeza e sustentação da pele, cuja síntese diminui naturalmente com o envelhecimento. Já presente na composição de outros produtos da Natura, como a linha Tododia,  a matéria-prima agora assume protagonismo na nova linha, com produtos como hidratantes corporais, sabonetes e protetores labiais.  A edição especial de Ekos Cacau tem a colaboração da artista amazônida Winny Tapajós, valorizando a cultura local. Os produtos já estão disponíveis para compra com as Consultoras de Beleza Natura, nas lojas físicas e no e-commerce da marca.

*2x mais colágeno: resultado comprovado do bioativo em modelo in vitro.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedInFacebook e Instagram.

 

Fonte: Weber Shandwick

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