Carrera Cup Brasil é a primeira Porsche Cup no mundo a contar com botão que ativa potência extra no carro e deixa as corridas mais emocionantes

 

O primeiro evento da Porsche Cup C6 Bank após seu vigésimo aniversário marca mais uma formidável novidade, reafirmando o pioneirismo da categoria brasileira dentro do cenário mundial. Os carros da Carrera Cup, a principal categoria do evento, passam a contar com o Boost. É um mecanismo que confere aos carros entre 20 e 30 cavalos de potência adicional, cujo acionamento ficará a critério dos pilotos.

Concebido para tornar as corridas ainda mais emocionantes, o Boost é uma exclusividade da Carrera Cup Brasil dentro do ecossistema global dos eventos monomarca de Porsche. Nenhuma outra Porsche Cup pelo mundo dispõe do mecanismo, desenvolvido pela Porsche Cup C6 Bank com autorização da Porsche Motorsport.

O sistema atua na injeção eletrônica dos carros da geração 992, oferencendo potência adicional durante determinado período de tempo. O tempo de duração do Boost, a exata potência adicional e o número de acionamentos serão determinados nos regulamentos particulares das provas, levando em conta as características de cada circuito.

Em Interlagos neste fim de semana serão 12 acionamentos durante 25 segundos a partir do treino classificatório e a gestão fica a critério dos pilotos. Se usarem, por exemplo, no Q1 e no Q2 da tomada de tempo, terão dez acionamentos restantes para as duas provas da etapa.

Para se adaptarem à novidade e traçarem as melhores estratégias incluindo os trechos onde o Boost pode render mais dividendos, os 33 pilotos inscritos nesta etapa da Carrera terão 30 acionamentos disponíveis nos treinos opcionais e livre de quinta e sexta-feira.

Diferentemente do que acontece com o “DRS Zone” da F1, no qual há um ou mais trechos delimitados da pista para o acionamento da asa móvel, na Carrera Cup o emprego do Boost é liberado em qualquer setor do traçado, podendo ser empregado tanto no ataque para ultrapassagem quanto na defesa da posição.

Além de um intervalo de 100 segundos entre dois acionamentos, para evitar o uso do Boost em voltas seguidas, o emprego do mecanismo é vedado em largadas e relargadas.

Há dois sinais visíveis de que o mecanismo está em utilização: um para o piloto e outro para o público. Do lado de fora do carro, os carros terão farol alto piscando. Dentro do cockpit, o piloto verá uma luz verde no painel com dois leds piscando e o contador de ativações restantes.

O time de engenharia da Porsche Cup C6 Bank conta com um sistema de monitoramento que possibilita acompanhar em tempo real as ativações e o saldo de Boosts restantes em cada carro. Nesta etapa de estreia, narradores e comentaristas terão acesso a tais informações, podendo compartilhar com o público ao reportar as disputas do fim de semana.

O Boost foi desenvolvido e testado pelo time técnico da Porsche Cup C6 Bank ao longo dos últimos dois anos. Diversos testes e simulações foram feitos, inclusive nesta semana, para garantir segurança, confiabilidade total e resistência a falhas. As avaliações dos pilotos consultores da categoria que trabalharam no projeto foram bastante entusiasmadas, com adaptação rápida e positiva ao mecanismo.

Agora o Boost estará disponível também nas corridas da Carrera Cup, conferindo ainda mais emoção às provas da Porsche Cup C6 Bank. Além dos 33 carros da categoria, a etapa deste fim de semana tem mais 23 carros na Challenge e 18 na Trophy, perfazendo um total de 73 pilotos inscritos em Interlagos (novo recorde de participantes de uma etapa de sprint).

 

Porsche Cup C6 Bank – Etapa 3 

Lista de inscritos até 23 de abril

Carrera
#7. Miguel Paludo
#10. Thiago Vivacqua
#26. Christian Hahn
#70. Lucas Salles
#72. Antonella Bassani
#118. Matheus Comparatto
#544. Marçal Muller
#1. Alceu Feldmann (S)
#14. Carlos Campos (S)
#17. Marcos Regadas (S)
#21. Miguel Mariotti (S)
#24. Gustavo Zanon (S)
#27. Josimar Junior (S)
#29. Rodrigo Mello (S)
#30. Cristian Mohr (S)
#51. Israel Salmen (S)
#77. Francisco Horta (S)
#80. Rouman Ziemkiewicz (S)
#83. Marco Billi (S)
#87. Nelson Monteiro (S)
#95. Alceu Feldmann Neto (S)
#100. Sebá Malucelli (S)
#199. Nelson Marcondes (S)
#888. Lineu Pires (S)
#2. Silvio Morestoni (R)
#9. Edu Guedes (R)
#11. Flavio Sampaio (R)
#12. Marco Pisani (R)
#15. Leo Sanchez (R)
#25. Paulo Sousa (R)
#33. Bruno Campos (R)
#85. Eduardo Menossi (R)
#99. Wagner Pontes (R)
(S) Sport
(R) Rookie

Challenge
#22. Caio Castro
#23. Leonardo Herrmann
#54. Caio Chaves
#66. Sadak Leite
#82. Gerson Campos
#5. George Filho (S)
#7. Luiz Souza (S)
#14. Andre Gaidzinski (S)
#32. Matheus Roque (S)
#77. Mario Delara (S)
#98. Cecilia Rabelo (S)
#177. Lucas Locatelli (S)
#444. Markenson Marques (S)
#2. Rafa Brocchi (R)
#18. Ricardo Zylberman (R)
#21. Daniel Neumann (R)
#33. William Araujo (R)
#36. Heverton Cardoso (R)
#45. José Moura Neto (R)
#58. Claudio Simão (R)
#99. Claudio Reina (R)
#100. Raphael Bernardes (R)
#129. Fernando Arruda (R)
(S) Sport
(R) Rookie

Trophy
#10. Nicholas Garfinkel
#12. Pedro Villela
#13. Leticia Bufoni
#72. Sergio Laurentys
#111. Neto Carloni
#121. Denis Ferrer
#331. Neto Heil
#1. Gustavo Costa (S)
#3. Gabriel Guper (S)
#5. Guilherme Figueiredo (S)
#7. Adriano Valverde (S)
#11. Paulo Reales (S)
#22. Eldo Umbelino (S)
#45. Luis Eduardo Lopes (S)
#51. Rodrigo Arruy (S)
#84. Fabricio Simões (S)
#777. Lucas Lucco (S)
#911. Paulo Muzy (S)
(S) Sport

Cronograma – Etapa 3 – Interlagos (atividades oficiais)
Quinta-feira, 24 de abril
13:15 – 13:45 – Treino opcional extra (Sport e Rookie) – Carrera
13:55 – 14:25 – Treino opcional extra (Sport e Rookie) – Challenge
14:35 – 15:20 – Treino opcional 1 – Carrera
15:30 – 16:15 – Treino opcional 1 – Challenge

Sexta-feira, 25 de abril
09:00 – 10:00 – Treino opcional 2 – Carrera
10:10 – 11:10 – Treino opcional 2 – Challenge
12:50 – 13:35 – Treino opcional extra – Trophy
13:45 – 14:30 – Treino livre – Carrera
14:40 – 15:25 – Treino livre – Challenge
15:30 – 16:15 – Sessão 1 – Trophy

Sábado, 26 de abril
08:45 – 08:57 – Quali 1 – Carrera Rookie
09:02 – 09:14 – Quali 1 – Carrera Sport
09:19 – 09:31 – Quali 1 – Carrera
09:36 – 09:46 – Top10 – Carrera
09:51 – 10:03 – Quali 1 – Challenge Rookie
10:08 – 10:20 – Quali 1 – Challenge Sport
10:25 – 10:37 – Quali 1 – Challenge
10:42 – 10:52 – Top10 – Challenge
11:00 – 11:45 – Treino livre 2 – Trophy
14:30 – 14:58 – Corrida 1 – Carrera
15:09 – 15:37 – Corrida 1 – Challenge
17:15 – 17:27 – Quali – Trophy Sport
17:32 – 17:44 – Quali Trophy

Domingo, 27 de abril
09:06 – 09:29 – Corrida – Trophy
12:10 – 12:38 – Corrida 2 – Carrera
13:09 – 13:37 – Corrida 2 – Challenge

Sobre a Porsche Cup C6 Bank:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.