Investimento visa aumentar a capacidade de gestão destes materiais nas regiões Sudeste e Sul
A Ambipar, líder global em soluções ambientais, anuncia duas grandes iniciativas: a inauguração da unidade de lavagem de garrafas, no Paraná; e a modernização da sua usina de triagem de caco de vidro, localizada em Guarulhos, na região Metropolitana de São Paulo.
Para a modernização da usina de triagem foi utilizada a mais moderna tecnologia proveniente da Áustria. Com essa inovação, a unidade possui agora uma área de 11 mil m², além de leitores óticos para identificação de contaminantes, o que permite uma triagem mais eficiente e a separação do vidro por cor e tamanho, triplicando a capacidade de trabalho da usina, tornando o processo mais ágil e produtivo.
Para se ter uma ideia, esse aumento na capacidade da usina seria suficiente para cobrir, diariamente, cerca de quatro campos de futebol.
A iniciativa traz importantes benefícios na questão da reciclagem de vidros, que normalmente tem desafios ligados à sua coleta, possibilitando a recuperação deste material com alto grau de pureza e que antes era descartado em aterros sanitários.
“O volume de material que estávamos captando já não era possível de ser tratado com a linha anterior e, por isso, foi necessário aumentar nossa produtividade por meio da automação, atendendo a uma demanda crescente por qualidade na indústria vidreira. Com essa tecnologia, também é possível recuperar vidros em materiais que antes eram enviados para aterros por conterem muitos contaminantes, como pedras e porcelanas, de forma economicamente viável”, explica Hugo Ladeira, Líder de Desenvolvimento de Novos Negócios da Ambipar.
A usina recebe vidros de origem do pós-consumo, coletados em canais geradores como bares, restaurantes, hotéis e residências. A Ambipar busca esses materiais em mais de 500 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina. A empresa disponibiliza caçambas de poliguindaste ou roll-on para catadores, cooperativas, sucateiros e garrafeiros armazenarem o material, que posteriormente é coletado.
“Todo o trabalho de reciclagem desses cacos é destinado à indústria vidreira, que os utiliza para a fabricação de novas embalagens, substituindo a matéria-prima extraída da natureza, economizando recursos energéticos e gerando menos CO2. O vidro permite um ciclo infinito de reciclagem, sem comprometer a qualidade das embalagens fabricadas com estes itens. Ainda conseguimos encaminhar também para reciclagem os metais e plásticos, como as tampas e gargalos, que chegam junto com o vidro e são retirados no processo de beneficiamento”, complementa Ladeira.
Nova unidade de lavagem de Garrafas
Ampliando ainda mais sua capilaridade no Brasil, a Ambipar também está inaugurando, em Maringá, no estado do Paraná, sua unidade de Lavagem de Garrafas. O local tem capacidade para lavar 4 milhões de garrafas por mês – esse volume seria o suficiente para abastecer 26 grandes eventos com 50.000 pessoas cada -, coletadas em todos os estados brasileiros por meio de cooperativas e outros agentes, e terá foco no reuso de embalagens de bebidas.
“A tecnologia implementada realiza a triagem, seleção e lavagem automatizada das garrafas, removendo rótulos e desinfetando-as para que possam ser reutilizadas como novas. O processo de reuso das garrafas reduz significativamente a emissão de carbono, contribuindo para as metas de reciclagem das marcas, além de combater a falsificação de bebidas, promovendo um ciclo infinito de reciclagem e economia de recursos naturais”, finaliza o executivo.
Com esses dois investimentos, a Ambipar continua mostrando seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência produtiva, além de dar um passo significativo para a gestão de resíduos e a preservação ambiental no Brasil. As iniciativas também contribuem para a redução do uso de aterros, diminuindo a quantidade de resíduos descartados de forma inadequada, e reduz a emissão de carbono, ao promover processos mais eficientes e menos poluentes. Além disso, a Ambipar impulsiona a elevação da mão de obra das cooperativas que atuam na captação desses materiais, proporcionando mais oportunidades de trabalho e melhorando a qualidade de vida dos cooperados.
Sobre a Ambipar
A Ambipar é líder global em soluções ambientais e investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental. Fundada em 1995, a companhia atua em 41 países com um amplo portfólio de serviços ambientais, especialmente para recuperação de resíduos e respostas a emergências ambientais.
Pioneira em diversos produtos e serviços, é referência no mercado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com mais de 100 soluções de economia circular, mais de 25 patentes e mais de 50 prêmios de inovação nacionais e internacionais.
Com mais de 23 mil funcionários espalhados pelo mundo e mais de 600 bases operacionais, a empresa possui ações listadas na B3 e na Bolsa de Valores de Nova York. Seu desempenho também é reconhecido pela Standard & Poor’s, que classificou as ações da Ambipar como ações verdes na B3, a bolsa de valores brasileira.
Para mais informações, acesse: Link
Fonte: GBR Comunicação