Com presença em toda a região,  LatAm Intersect PR apostou em estratégia, inteligência e boas histórias — justamente quando o mercado mais precisava

Há cinco anos, pouco antes de a América Latina fechar suas fronteiras e as ruas ficarem vazias, nascia uma empresa de comunicação com uma proposta ousada: ajudar marcas que precisam contar histórias melhores, não somente a vender produtos. Assim surgiu a LatAm Intersect PR, fundada por Claudia Daré e Roger Darashah. Criada em plena pandemia, a agência não só sobreviveu como cresceu, conquistou reconhecimento internacional, prêmios globais e a confiança de grandes clientes.

Os dois fundadores traziam na bagagem a experiência de liderar operações em agências como Edelman, Zeno e AdFactors. Já conheciam bem o terreno e os desafios de se trabalhar em uma região tão diversa quanto fragmentada. “Sabíamos como construir um modelo eficaz e regionalizado. Pensamos: se já fizemos isso para outros, por que não fazer para nós mesmos?”, relembra Claudia Daré.

Seis meses após abrir as portas, veio a pandemia. Com um modelo de negócios já implementado, colaboradores nos principais países da região e um pequeno escritório em São Paulo, foi preciso recuar fisicamente, reorganizar tudo no digital e redefinir prioridades. Mas, ao invés de frear, a LatAm Intersect acelerou. Lançou uma campanha de responsabilidade social para levar testes de COVID-19 às maiores comunidades do Brasil e coletar dados que mostraram a vulnerabilidade dessas áreas ao poder público. Esse foi seu primeiro caso de impacto social e comunicacional ao mesmo tempo — e também a primeira vez que a agência ganhou prêmios.

Entre os países onde atua, como Brasil, México, Colômbia, Argentina e outros mais -, a empresa tem se destacado com projetos de alto impacto, como o lançamento do primeiro livro de Pushkar Anand, um escritor internacional que, apesar de estreante, se tornou #1 na categoria Novos Autores da Amazon.

Modelo próprio: dados, narrativas e agilidade regional

A LatAm Intersect PR se consolidou com um posicionamento claro: proatividade e storytelling como pilares, e uma rede regional baseada em tecnologia e talentos locais. Em vez de replicar estruturas globais, a aposta foi montar equipes em cada país, com autonomia para interpretar o contexto local, agir com rapidez e conectar os clientes às conversas mais relevantes e unificar a metodologia criada pela agência, tendo a proatividade e o storytelling como pilares.

Um exemplo de proatividade e leitura de contexto foi o caso de um cliente da área de big data. Durante um vazamento massivo de dados em uma grande rede varejista do Brasil, a equipe local conseguiu posicionar o porta-voz nos cinco principais veículos de imprensa do país — em um mesmo dia, tanto na TV quanto no impresso. “Nosso trabalho não é apenas aparecer na mídia. É estar na conversa certa, no momento certo, com a informação precisa. Nosso time é treinado para olhar as notícias com essa atenção”, explica Daré.

Outro caso foi o de uma fintech que desenvolvia soluções para bancos tradicionais. A narrativa criada comparava a transformação do setor financeiro à necessidade de “tirar a gravata”. A ideia funcionou tão bem que a empresa adotou esse conceito como base de sua comunicação global. “É isso que fazemos com nossos clientes: criamos um conceito que os diferencia da concorrência e dá visibilidade no seu segmento”, comenta Roger Darashah, sócio e diretor da LatAm Intersect PR.

Inteligência e tecnologia como aliadas

Nesses cinco anos, o ecossistema de mídia e relações públicas na região mudou drasticamente: redações menores, jornalistas trabalhando remotamente, ascensão do digital, microinfluenciadores como canais-chave e audiências cada vez mais segmentadas. Diante deste cenário, a empresa fortaleceu sua frente digital, combinando mídia, conteúdo, dados e campanhas integradas. Também atualizou suas estratégias para atender melhor aos canais de PR. “Estamos sempre atentos às tendências, onde estão as conversas e como podemos nos conectar a elas. Isso nos permite comunicar com mais precisão e impacto”, afirma Daré.

A empresa também criou sua própria unidade de análise, a Intersect Intelligence, que desenvolve estudos sobre comportamento de consumo de notícias, identifica tendências de comunicação e mercado, operando com ferramentas próprias e de terceiros para garantir mais qualidade nas pesquisas. A Inteligência Artificial também já é uma aliada: utilizada para monitoramento de mídia e redes sociais, análise de notícias e sentimentos, e ainda para aplicar pesquisas que detectam oportunidades narrativas. “A IA não substitui nosso trabalho — ela o torna mais estratégico. Nos ajuda a usar dados de forma mais inteligente e a criar conteúdos com mais impacto”, reforça a cofundadora.

Hoje, startups e grandes empresas buscam um apoio em comunicação que seja integral: que pense na reputação, mas também na narrativa. “A gestão de imprensa continua sendo essencial, mas já não basta. As marcas precisam de uma visão regional, sensibilidade local e uma capacidade constante de adaptação”, afirma Darashah.

Esse olhar permitiu que a agência crescesse com clientes dos setores de tecnologia, finanças, saúde, consumo e sustentabilidade. E sempre com uma premissa: a visibilidade, por si só, não serve se não estiver conectada a uma boa história.

O que começou como uma decisão corajosa em um momento incerto hoje se tornou um modelo sólido, que continua se expandindo. Com campanhas premiadas — são 68 indicações e 28 prêmios até agora, incluindo reconhecimentos a líderes e à equipe — e presença própria em 16 países da América Latina, além de Portugal, a LatAm Intersect PR mostra que entendeu como reescrever  a área de relações públicas na região.

“Este ano, pela segunda vez, fomos reconhecidos pelo Sabre Awards como uma das cinco melhores agências da América Latina. Isso, além de nos orgulhar, nos motiva a buscar ainda mais qualidade e inovação para nosso time e nossos clientes”, conclui Claudia.

Sobre a LatAm Intersect PR
A LatAm Intersect PR é uma agência de relações públicas e comunicação especializada em campanhas corporativas e de consumo, com foco em atender clientes em toda a América Latina. Reconhecida pela sua excelência, a agência é Top 5 agências do ano na América Latina pelo SABRE Awards Latin America em 2022 e 2024. Seus fundadores, Claudia Daré e Roger Darashah, estão listados no PRovoke 25 America’s Innovators Professionals de 2022 e 2024, respectivamente. Sendo Claudia a única brasileira na lista. O nome Intersect reflete nosso princípio central: em um mundo cada vez mais orientado por big data e automação, a capacidade de conectar-se com as pessoas de forma autêntica, através de relacionamentos, evidências e discussões, é indispensável para as empresas que querem ser relevantes no mercado.
www.latamintersectpr.com

 

Fonte: Latam Intersect 

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