Espaço na Galeria Metrópole destaca a força do processo criativo e das narrativas em formação
A partir de 8 de maio, a RETINA, no centro de São Paulo, apresenta TRAVESSIA, exposição coletiva que reúne obras de oito artistas independentes. A mostra marca o primeiro aniversário do espaço, localizado no 1º andar da Galeria Metrópole, na República. De acordo com os idealizadores, a artista visual Andrea Oliveira e o colecionador Marcos Pais, TRAVESSIA é uma experiência de passagem — um gesto coletivo de escuta, movimento e abertura.
A seleção partiu de um edital aberto, que recebeu inscrições de diferentes regiões do país. O processo foi realizado de forma online, priorizando propostas autorais que articulam uma observação sensível do presente. “A exposição materializa a essência da galeria como lugar de trânsito e transformação. As obras reunidas propõem passagens entre o que fomos e o que ainda podemos ser, entre dores herdadas e possibilidades futuras”, revela Andrea.
RETINA | Um espaço para a arte em processo
Fundada em maio de 2024 por Andrea Oliveira e Marcos Pais, a RETINA tem se firmado como um ambiente voltado à arte em ebulição. “Nos interessam as potências em estado de emergência. Queremos acompanhar processos vivos, abrir espaço para artistas em transição e oferecer ao público experiências marcadas pela presença, escuta e transformação”, reforça Andrea.
Ao longo de seu primeiro ano, a RETINA se deixou atravessar por encontros e experiências profundas, criando um ambiente fértil para obras e narrativas em construção. “Buscamos artistas que estejam em desenvolvimento, com propostas instigantes e linguagem própria, mas que ainda não compõem grandes coleções. Queremos que a galeria funcione como uma ponte entre o experimental e o mercado, abrindo caminhos para novos olhares”, afirma Marcos.
Destaques da Mostra
Entre os destaques da mostra estão os universos ficcionais de Bru Novaes, onde figuras transitam entre o real e o fantástico; e as composições intensamente coloridas do piauiense Lial. Mariana Perissinotto explora a subjetividade feminina em pinceladas que equilibram força e delicadeza. Victor Savarese reflete a tensão de materiais como arames, criando obras que vibram entre a tensão e o equilíbrio. Participam, também, Alessandra Vetorazzi, Paulo Kurazumi, Roberta Segura e Mariana Muraoka.
SERVIÇO
Exposição TRAVESSIA
Abertura: 8 de maio de 2025 das 17h às 21h, com visitação até 30 de maio
Local: RETINA | sala 26 do 1º andar da Galeria Metrópole | Av. São Luís, 187 – República, São Paulo – SP
Horário de visitação: terça a sexta, das 11h às 17h;
E aos sábados, com agendamento | (11) 99410-6675 (Marcos) ou (11) 98373 9883
Entrada gratuita
Espaço com acessibilidade
Instagram: @galeriaretina
Fonte: Bacuri Comunica