Vencedor da Etapa 6, Rowland (Nissan), garante a pole em meio à confusão na sessão de Classificação 

A chuva caiu forte sobre Monte Carlo e bagunçou a Classificação para a Etapa 7, no E-Prix de Mônaco, com condições das mais complicadas. 

Oliver Rowland, da Nissan, herdou a pole, com a dupla da DS PENSKE, Jean-Eric Vergne e Maximilian Guenther, não conseguindo fazer tempos de volta após deslizarem na Nouvelle Chicane. 

Nyck de Vries, da Mahindra, terminou em segundo depois que ele e Rowland deram piruetas em suas saídas na semifinal. 

Na sequência estão a dupla da DS, Guenther e Vergne, com Stoffel Vandoorne (Maserati MSG Racing), em quinto, e António Félix da Costa (Porsche), sexto. 

Dan Ticktum é o próximo, mas com problemas, pois seu carro não conseguiu ativar a tração nas quatro rodas e a potência máxima para os Duelos. O britânico tem estado em boa forma neste fim de semana até agora e já merecia um pouco mais de sorte. 

Final
Como nenhum dos pilotos da DS PENSKE conseguiu marcar tempo, Rowland se tornou o pole position. 

Semifinais
Rowland contra de Vries na semifinal. Ambos os pilotos entraram muito fundo na curva 1, na área de escape de Sainte Devote, exigindo uma manobra de pirueta rápida.  

O britânico manteve o pé no chão, sabendo que de Vries havia cometido o mesmo erro, e chegou à final com 2,5 segundos de vantagem. 

A dupla da DS foi a próxima. Vergne e Guenher pularam a chicane enquanto a chuva caía cada vez mais forte. A diferença final era de dois segundos a favor de Vergne, que avançou. 

Quartas-de-final
Rowland enfrentou da Costa nas quartas de final após sua vitória nas ruas de Monte Carlo um dia antes. Tração nas quatro rodas e potência máxima para os Duelos, o que deve ajudar nas condições de chuva. 

O piloto da Nissan manteve a vantagem em todos os três setores e abriu uma enorme margem de 1,4 segundo na volta sobre o português. 

Ticktum então enfrentou de Vries. Ambos correram bem no sábado, e foi o piloto da Mahindra, que subiu ao pódio, que abriu uma vantagem imediata de 1,5 segundo sobre o Setor 1. Um erro na chicane tornou a saída uma formalidade para o campeão de 2020/21. Descobriu-se que Ticktum foi forçado a pilotar a 300 kW e sem tração nas quatro rodas. Nada ajudou. 

Vandoorne e Vergne foram os próximos. O francês abriu uma vantagem de 0,5 segundo na metade da volta, enquanto Vandoorne acelerava na Curva 1. O piloto da Maserati MSG Racing recuperou um pouco de terreno brevemente, mas Vergne conseguiu vencê-lo por 0,8 segundo na linha de chegada, apesar de bater no muro da Tabac. 

Guenther estava aberto na Praça do Cassino ao enfrentar Buemi, mas o piloto da DS PENSKE parecia ter mais velocidade e estava ultrapassando o tempo de Buemi na chicane. Guenther cruzou a linha de chegada à frente na tabela de tempos, mas uma saída na área de escape da Piscina fez com que sua volta fosse apagada. A volta de Buemi também foi apagada ao pular a chicane, mas o primeiro avançou, pois sua volta foi mais rápida. 

Grupo A
O céu se abriu antes da Classificação, mas com muita água parada nas ruas de Mônaco para os pilotos enfrentarem – atrapalhando tanto o vencedor da Etapa 6, Rowland, como os demais. 

À medida que o tempo passava, quatro dos pilotos em melhor forma na corrida de ontem conseguiram avançar, com de Vries à frente de da Costa com 1m55.385s, Rowland e Ticktum.  

Grupo B
As condições não foram muito melhores para a corrida do Grupo B, apesar da chuva ter parado nesse meio tempo. 

Sam Bird escapou na Sainte Devote – o piloto da NEOM McLaren bateu bruscamente nas barreiras da Tecpro, mas felizmente escapou ileso, apesar dos danos ao carro. 

Os tempos ficaram ligeiramente abaixo dos do Grupo A. A experiência foi confirmada com o bicampeão de Mônaco, Sébastien Buemi (Envision Racing), superando os tempos de Jean-Eric Vergne (DS PENSKE), Stoffel Vandoorne (Maserati MSG Racing) e Maximilian Guenther (DS PENSKE). 

Programação
O E-Prix de Mônaco de 2025 terá a largada para a Etapa 7 às 10h05 de Brasília (15h05, horário local), neste domingo, 4 de maio. Para o Brasil, a transmissão de televisão fica a cargo da Bandsports, bem como pelo Grande Prêmio no YouTube. 

Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E: 

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de L’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta. 

www.FIAFormulaE.com 

 

Sobre a ABB: 

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. 

 

Fonte: Textual

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.