Experiente piloto de 46 anos vai mentorear Douglas Mattos, o primeiro piloto do mundo a competir com paralisia cerebral sem adaptações no carro.
A Turismo Nacional retorna às pistas neste final de semana, entre os dias dois e quatro de maio, repleta de novidades. Além do carro, que teve câmbio e pneus atualizados, diversos pilotos experientes chegaram à categoria – caso de André Bragantini Jr., cujo objetivo é conquistar uma das vagas para a TCR South America ou Stock Car Light. Com 30 anos de carreira e diversos troféus na estante, André espera grandes embates entre equipes e pilotos desde a primeira etapa, que acontece no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
“Estou muito feliz com a minha estreia na Turismo Nacional, que acontece em um momento em que a categoria está no seu auge, com grandes novidades, promovendo um evento sensacional. E nas pistas, certamente veremos grandes disputas, com pilotos e equipes de altíssimo nível”, disse André.
Portador da Síndrome de Tourette – condição neurológica que provoca espasmos faciais e corporais involuntários – desde os cinco anos de idade, André garante que está preparado para mais um desafio na carreira e na vida: além de disputar o campeonato na categoria A, o piloto vai mentorear o colega Douglas Mattos, que vai se tornar o primeiro competidor do mundo com paralisia cerebral a correr sem quaisquer adaptações em seu carro.
“Semana passada eu tive uma experiência sensacional andando ao lado do Douglas no carro. Eu fui ajudá-lo num treino e aquilo me emocionou muito, porque eu olhava para ele e via a obra de Deus sendo feita do meu lado […] Ver aquele rapaz, com aquela condição, pilotando com toda a força de vontade… alí você percebe que Deus existe” disse, emocionado, André.
Um projeto pioneiro e único no mundo
André Bragantini Jr. e seu mentoreado, Douglas Mattos, fazem parte da Projetax, uma empresa que faz gestão de carreira de pilotos com deficiências físicas ou mentais. Pioneira no Brasil e no mundo, a missão da Projetax é promover a inclusão social no automobilismo. Além de André e Douglas, a Projetax também gerencia as carreiras de Matheus Santos, piloto cadeirante, e Dimy Kalinowski, piloto com autismo nível dois. Conheça o projeto clicando aqui.
Programação da Turismo Naciona
Domingo, 4 de maio
08h20 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
15h35 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
Fonte: Restart Comunicação