Discussões mostram como a educação pode ser raiz das estratégias ESG e caminho para enfrentar os impactos das redes sociais na saúde mental dos jovensv
O Instituto Ayrton Senna participou da Bett Brasil 2025, de 28 de abril a 1º de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, levando à programação oficial reflexões sobre dois temas centrais para os desafios da educação atual: ESG e saúde mental de adolescentes.
No dia 29 de abril, o vice-presidente do Instituto, Ewerton Fulini, apresentou a palestra “ESG na Educação: Sustentabilidade, Governança e o Papel das Instituições no Futuro do Planeta”. Na conversa, Fulini discute como a educação de qualidade é a base para qualquer estratégia efetiva de sustentabilidade, governança e impacto social.
“Educação de qualidade não é mais uma pauta entre tantas. É a raiz que sustenta qualquer projeto de desenvolvimento. Precisamos colocar a escola no centro das estratégias de ESG — como ponto de partida para transformar realidades”, afirma.
Já no dia 1º de maio, Ana Crispim, gerente de pesquisa do eduLab21, apresenta a palestra “Sinais invisibilizados: o que a série Adolescência nos ensina sobre cuidado e prevenção”. Inspirada na série documental da Netflix e em dados recentes, Ana propõe uma reflexão urgente sobre o sofrimento emocional, a influência das redes sociais e o papel das escolas na promoção da saúde mental e na prevenção de violências.
“Muitos sinais de sofrimento emocional podem passar despercebidos. Precisamos repensar as estratégias de cuidado e conscientização — baseadas em evidências, e também em pilares de empatia e escuta ativa”, destaca Ana.
A participação do Instituto Ayrton Senna reforça seu compromisso de desenvolver soluções educacionais inovadoras, combinando conhecimento técnico, atuação em larga escala e escuta ativa para apoiar as redes públicas na transformação da educação.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
Fruto do sonho do tricampeão mundial de Fórmula 1, o Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação que busca acelerar a qualidade da educação pública no país. Fazemos isso por meio de pesquisa e inovação, implementação de programas educacionais e contribuição com políticas públicas. Realizamos parcerias com redes de ensino públicas em todo o Brasil para promover alfabetização, melhoria da aprendizagem, desenvolvimento das habilidades socioemocionais e gestão educacional. Em todos eles, trabalhamos com diagnósticos, formação de educadores e gestores, estabelecimento de metas, monitoramento de indicadores e oferecendo ferramentas e materiais educacionais para serem utilizados em sala de aula. Ao longo de nossa atuação, o Instituto já realizou mais de 39 milhões de atendimentos a crianças e jovens em cerca de 3 mil municípios. Diante dos desafios socioambientais de hoje, acreditamos que transformar vidas por meio da educação seja um caminho essencial para a construção de um país mais justo e um futuro mais sustentável para todos e todas.
Fonte: Mosaike