Agenda intensa: em maio, equipes da Stock Car recebem estagiárias, e em abril, além do Estágio em Motorsports ocorreu também edição extraordiária da Experiência para Estudantes na Porsche Cup

Em 10 e 11 de maio, em pleno Dia das Mães, a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) realizará a terceira edição da FIA Girls on Track Brasil Seletiva de Kart, com 32 participantes de Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Chile, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na Grande São Paulo.

Elas foram selecionadas entre 82 inscritas, andarão na categoria Kids, que reúne meninas com idade de 10 a 14 anos completos em 2025, e na Júnior, que tem garotas com idade de 15 a 22 anos completos em 2025. A vencedora de cada categoria receberá prêmio no valor de R$ 30 mil para serem aplicados exclusivamente em sua carreira nas pistas.

E-Sports – No sábado, 10, entre os treinos da Seletiva de Kart, a CFA lançará o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track Brasil, em parceria com a Comissão Nacional de E-Sports da CBA presidida por Vinícius Prado. Gratuito, para meninas e mulheres de qualquer idade e de qualquer lugar do Brasil. As corridas começarão em junho e as inscrições serão abertas em breve.

Stock Car – Estudantes de engenharia e comunicação de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina participarão do FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports, na segunda etapa do campeonato da categoria, em Cascavel (PR), de 23 a 25 de maio. Serão recebidas pelas equipes AMattheis Motorsport, AMattheis Vogel, Car Racing KTF, Crown, Pole Motorsport, RC Competições, Scuderia Chiarelli, Scuderia Bandeiras, Scuderia Bandeiras Sports e TMG Racing.

Porsche Cup – Em abril, a CFA realizou a terceira edição do FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) Estágio em Motorsports, com estudantes de engenharia, comunicação e logística do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Elas estagiaram no setor de logística da Porsche Cup e nas equipes dos pilotos William Araújo, Rafa Brocchi, Caio Castro, Ricardo Zylberman, George Crispim, Andre Gaidzinski, Mario Delara, Cecília Rabelo, Markenson Marques, Raphinha Bernardes e Cláudio Reina.

Na realidade, foi um duplo evento, pois a Porto, patrocinadora da CFA e do FIA Girls on Track Brasil, levou 30 garotas, filhas de colaboradores da empresa, com idades de 15 a 22 anos, para passar o sábado na pista. Foi uma edição extraordinária da Experiência para Estudantes, uma das ações com o selo FIA GOT BR na Fórmula 1 e na Fórmula E. Elas visitaram área técnica, área médica, os boxes e o pitlane. Estiveram no box do piloto Bruno Campos, da categoria Carrera Cup, patrocinado pela Porto. E conversaram com mulheres da categoria, como Cris Dias, repórter da transmissão oficial das corridas da Porsche Cup, a gerente de RH Amanda Oliveira e a pilota Antonella Bassani.

Bia Figueiredo, presidente da CFA, criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA, agradece a receptividade da categoria pela terceira vez: “A Porsche Cup hoje é a principal formadora de mão de obra no automobilismo, é a que mais emprega mulheres, e começou a fazer isso há um bom tempo já. Além de acolherem nossas estagiárias e se dedicarem a ensinar muitas coisas a elas, também nos abriram as portas para essa primeira edição da FIA Girls on Track Brasil Experiência para Estudantes na Porsche Cup. Ficamos muito contentes e gratas. Foi uma etapa altamente produtiva para nossas estagiárias e para nossas visitantes”.

O que disseram as participantes do FIA GOT BR Estágio em Motorsports na Porsche Cup 

Ana Beatriz Rosendo, 18 anos, de São Paulo, técnica em logística: “Fazer esse estágio significou a abertura de portas para um novo mundo, ao qual sonho estar ligada desde criança”. 

Brenda Farias Castro da Silva, 23 anos, de Nova Friburgo (RJ), estuda engenharia mecânica na Universidade de Estadual do Rio de Janeiro: “Pude aplicar informações que obtive nas aulas do módulo técnico da Imersão para Mulheres no Motorsport, do FIA GOT BR, e em cursos que fiz. Trabalhei com aquisição e análise de dados, aprendi a fazer ajustes no carro acompanhando o trabalho de engenheiros, mecânicos e pilotos. Acredito que esse estágio foi o começo da minha carreira em motorsport”. 

Bruna Maki Utsunomiya Hosoi, 25 anos, de Itapema (SC), estuda comunicação na Universidade do Vale do Itajaí: “Foi muito bom experimentar um jeito diferente de fazer comunicação, olhando tudo, captando tudo em vídeos. Muito legal também porque conseguimos captar o brilho no olhar das outras estagiárias”. 

Danielle Reis da Cunha, 26 anos, de Curitiba, estuda comunicação na Universidade Positivo: “O estágio foi desafiador e ao mesmo tempo incrível. Ver tantas mulheres trabalhando na Porsche Cup foi inspirador. Quero viver como essas mulheres que vejo como exemplo no automobilismo”.

Gabriella Ramalho de Souza, 20 anos, de Recife, estuda engenharia na Universidade Federal de Pernambuco: “Aprendi demais. Pude observar todas as fases do trabalho. Ajudei mecânicos também, não só engenheiros. Teve chuva, pista seca. E a questão da logística da corrida, e não só de treinos e shakedown. Foi importante para eu discernir o que quero para a minha carreira, que oportunidades vou ter, e o que vou ter que aprender e estudar pelo caminho”.

Giulia Maria Gadelha Santana, 19 anos, de Fortaleza, estuda engenharia na Universidade Estadual de Campinas: “Foi a realização de um sonho e o fortalecimento de um sonho. O estágio mostrou que meus planos são possíveis e meus objetivos são viáveis”.

Halwinne Loranny Mendes Casari, 23 anos, de Cuiabá, estuda engenharia mecânica na Universidade de Cuiabá: “Minhas expectativas foram mais do que ultrapassadas no estágio. Consegui identificar a maneira como se trabalha no veículo, dinâmica de grupo, como engenheiros fazem estratégias com pilotos, e muitas outras coisas. É um conhecimento que vou levar por toda minha vida profissional”.

Livia Batista Galvão, 18 anos, de Niterói (RJ), estuda comunicação na Universidade Federal Fluminense: “Tive muitos aprendizados e a oportunidade de colocar bastante coisa em prática na parte de assessoria de imprensa e de mídia social. E conheci gente mais experiente que pode agregar conhecimento à minha carreira”.

Maria Thereza Bezerra Teles de Mello, 21 anos, de Petrolina (PE), estuda engenharia de produção na Universidade do Vale do São Francisco: “O estágio foi intenso. Foi muito bom poder vivenciar o trabalho no box. Isso agrega muito à minha minha vida pessoal e profissional. Agora sou uma pessoa com um novo olhar sobre engenharia na prática”.

Zaira Navarro Catel, 20 anos, de Campinas (SP), estuda engenharia química na Pontifícia Universidade Católica de Campinas: “Sempre gostei de automobilismo, ando de kart desde os seis anos. São bem mais dados que a gente analisa em corrida de carros, é bem mais complexo. Eu gosto da parte de combustão de fluidos, queria aprender quais são os mecanismos relativos a isso. Foi muito legal”.

 

*Colaboraram nas entrevistas e nas fotos as estagiárias de comunicação Bruna Maki Utsunomiya Hosoi, Danielle Reis da Cunha e Livia Batista Galvão, sob coordenação da voluntária Jamile Salomão

Fonte: EC PRESS | Estela Craveiro

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.