Varejista cresce,encerra o período com 276 lojas e alavancagem estável

O Grupo Mateus (GMAT3), líder no varejo alimentar do Norte e Nordeste e um dos maiores atacarejos do país, fechou o primeiro trimestre de 2025 com lucro líquido de R$ 318,6 milhões, resultado 32,5% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

A receita líquida alcançou R$ 8,33 bilhões, crescimento de 12,9% na comparação ano a ano, impulsionada pelo desempenho positivo nas operações de atacado e atacarejo. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 650 milhões, com avanço de 27,4%, e a margem EBITDA foi de 7,8%, um ganho de 0,9 ponto percentual em relação ao 1T24.

A margem líquida no trimestre foi de 3,8%, frente a 3,3% no mesmo período de 2024, mesmo com as despesas operacionais totalizando R$ 1,3 bilhão, alta de 11,2%. O lucro bruto também apresentou crescimento de 16,2%, alcançando R$ 1,9 bilhão, com margem de 23%, 0,7 ponto percentual superior aos três primeiros meses de 2024.

Expansão e desempenho operacional

Dando continuidade à sua estratégia de crescimento, o Grupo Mateus inaugurou quatro lojas entre janeiro e março: duas unidades de atacarejo nos estados de Pernambuco e Bahia, e duas lojas de varejo no Maranhão. Ao final do trimestre, a companhia contava com 92 lojas de atacarejo, 80 unidades de varejo alimentar e 104 lojas de eletrodomésticos, totalizando 276 operações em nove estados.

O desempenho das vendas nas mesmas lojas (SSS) apresentou recuo no trimestre, passando de 9,6% no 1T24 para 5,2% neste período, impacto atribuído principalmente a fatores de calendário, como o ano bissexto e o deslocamento da Páscoa. Ajustando-se por esses fatores, o crescimento das vendas nas mesmas lojas foi de 7,1%.

Solidez financeira

O Grupo Mateus encerrou o período com uma sólida posição de caixa de R$ 1,5 bilhão de saldo e reduziu seu nível de alavancagem para 0,27 vs. o EBITDA.. A dívida líquida totalizou R$ 614,5 milhões, praticamente estável em relação aos R$ 609,6 milhões registrados ao final de 2024.

Este desempenho confirma a trajetória ascendente do Grupo Mateus, que segue focado na ampliação de sua presença no território nacional e no  crescimento com rentabilidade.

Sobre o Grupo Mateus

Com atuação expressiva no Norte e Nordeste do país, o  Grupo Mateus é uma rede brasileira de varejo alimentício. Com uma equipe de mais de 50 mil colaboradores, a empresa atua no mercado brasileiro com frentes de atacarejo, varejo, móveis, eletrodomésticos e conveniência, além do e-commerce, onde os clientes podem encontrar os produtos de todos os serviços do grupo. Presente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba, a empresa também conta com marcas próprias de panificação, pizza e embutidos. 

Fonte: RPMA Comunicação

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.