Piloto e sócio da Meyer Shank Racing já voltou aos USA para a Indy 500 

Helio Castroneves já retornou aos Estados Unidos e reassumiu suas funções como sócio e piloto da Meyer Shank Racing (MSR), mas levou consigo “preciosidades” na bagagem. Laureado como poucos no automobilismo, o quatro vezes vencedor da Indy 500 viveu momentos de ‘rookie’ ao estrear pontuando no BRB Stock Car Pro Series, que disputará em período praticamente integral com o SNG-01 Chevrolet Tracker da equipe RTR Sport Team. Aliás, a equipe comandada por Maique Papareli também é estreante na Stock Pro, embora tenha sólida presença na Stock Light há anos.

Às vésperas de completar 50 anos e em plena preparação em busca da quinta vitória na Indy 500, sua estreia acontece justamente quando a mais nova fase da Stock Car se torna realidade, com a inclusão dos novos carros fabricados pela AudaceTech, sob o inédito conceito Sport Utility Vehicle (SUV). “Estou muito feliz e empolgado em disputar pela primeira vez uma temporada completa do BRB Stock Car Pro Series. Está sendo muito bacana voltar a ser rookie, mesmo tendo uma quantidade gigantesca de corridas”, comentou Helio, referindo-se às, aproximadamente, 600 com carros de corrida que disputou, sem contar participações especiais, provas comemorativas e cinco anos no kart.

Helio reiterou durante todo o final de semana sua grande admiração e ligação histórica com a Stock Car. Em 2012, por exemplo, participou de uma edição da Corrida do Milhão e, no ano seguinte, só não correu no circuito de rua de Ribeirão Preto por conta de um acidente nos treinos. Nas duas ocasiões, a equipe foi a Shell Racing, da família Mattheis. Por esses e outros motivos, não pensou duas vezes quando foi convidado pelo CEO da Vicar, Lincoln Oliveira, para vivenciar o campeonato em sua fase mais tecnológica como piloto titular.

Memória de infância

Apesar das experiências nos anos 2010, engana-se quem pensa que a motivação de Helio é oriunda daqueles dois eventos. O que poucos sabem é que tudo isso se somou aos encantamentos adquiridos na infância, quando a Stock Car era ainda uma categoria recém-criada em 1979 formada pelos Chevrolet Opala. O empresário Helio P. Z. de Castro Neves, pai do piloto, sempre foi apaixonado pelo automobilismo e chegou a ter uma equipe de Stock Car, a Corpal, da qual fizeram parte nomes consagrados como Alfredo Guarará Menezes e Fábio Souto Mayor.

O então garotinho, lá com seus cinco aninhos de idade, embarcou literalmente na mesma paixão e passou a entrar no autódromo escondido no carro do pai – um Chevrolet Opala, obviamente. Nos boxes, acompanhava toda a movimentação sentado numa pilha de pneus ou nos capôs dos carros de corrida.

A emoção daquele início dos anos 1980, pode-se dizer, foi muito mais do que uma diversão marcante entre pai e filho. Analisando em perspectiva, começou a alicerçar uma das mais vitoriosas carreiras de um piloto brasileiro no automobilismo mundial. E de tão forte essa paixão, mesmo cerca de 45 anos depois do “troninho de pneus”, Helio continua com o mesmo entusiasmo de antes.

Tal comprometimento ficou demonstrado logo no primeiro dia de trabalho na sede da AudaceTech, na terça, 29. O carro terminou de ser montado na madrugada de sexta-feira, 2, poucas horas antes do primeiro treino. Foi imediato o entrosamento e toda a RTR Sport Team comemorou o ponto conquistado pelo 15º lugar na corrida inaugural, notadamente o pessoal que trabalhou diretamente com Helio no agitado final de semana, em Interlagos.

Além do proprietário Maique Papareli e do chefe de equipe Vinicius Serafim, os engenheiros André Pedralli e Vitor Perez, e os técnicos Gustavo, Luiz, Sandri e Wilson tudo fizeram para que o exíguo tempo não fosse capaz de impedir a presença de Helio Castroneves no grid.

Foi uma experiência fantástica. Foi uma loucura, pois tudo foi definido em plena semana da primeira etapa, mas deu tudo certo porque o time foi extraordinário, transformou em realidade o que poderia até parecer impossível para alguns e, ao mesmo tempo, a adaptação ao carro foi super rápida. Então, foi tudo muito positivo e vibrante por, enfim, estrear naquela mesma categoria que me foi apresentada pelo meu pai“, disse o piloto, que fez grandes elogios ao carro.

Adorei o carro. Nem imagino o tanto que o Lincoln [Oliveira, CEO da Vicar] e o Enzo [Bortoleto, CEO da AudaceTech] trabalharam para criar tudo isso. Só sei que estão de parabéns e o carro já nasceu excelente, é muito tecnológico, super rápido, muito sensível aos acertos“. completou Helio, não sem antes projetar os próximos passos: “não vejo a hora de voltar ao carro e trabalhar bastante no seu desenvolvimento“.

RESUMO
Helio Castroneves no Campeonato Brasileiro BRB Stock Car Pro Series

Equipe: RTR Sport Team
#06
Modelo SNG01 Chevrolet Tracker

Etapa 1 – Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Grid de Largada: 25º
Posição de Chegada: 15º
Pontuação no Campeonato: 15º com 1 ponto

 

Fonte: Diário MotorSport

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