Circuito que tem em seu entorno um dos cenários mais impressionantes do automobilismo já recebeu etapas do Mundial de Superbike e sediará pela terceira vez a categoria sul-americana promovida pela Vicar
O TCR South America Banco BRB vai acelerar novamente na temporada 2025 e dá sequência ao ‘giro argentino’ do calendário no Circuito San Juan Villicum. De cenário ímpar e beleza singular, o autódromo localizado no município de Albardón, na província de San Juan, está distante 1.150 km da capital, Buenos Aires. Próximo a Mendoza, cidade argentina aos pés da Cordilheira dos Andes, e também de regiões chilenas do Atacama, San Juan Villicum entrega uma paisagem montanhosa e desértica, que o torna ainda mais único e especial.
Inaugurado em 2018, o circuito projetado por Leonardo Stella teve como primeira competição internacional o Mundial de Superbike, recebe com frequência as principais categorias do automobilismo argentino e sediará o TCR South America Banco BRB pela terceira vez, repetindo 2022 e 2024.
Villicum está localizado a pouco mais de 20 km do município de San Juan, capital e principal cidade da província homônima, fundado em 13 de junho de 1562 (462 anos) e com quase 110 mil habitantes, de acordo com o último censo promovido pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos da República Argentina. Populosa, a província de San Juan como um todo reúne pouco mais de 820 mil habitantes, segundo o censo mais recente.
Conhecida também como ‘Tierra del Sol’ em razão das suas imponentes montanhas e da paisagem desértica, a província de San Juan revela mais uma faceta da Argentina, capaz de reunir paisagens marcantes e completamente distintas como a Tierra del Fuego, em Ushuaia — a cidade mais ao sul em todo o mundo —, balneários como Mar del Plata, o Parque Nacional Iguazú, na província de Misiones, e grandes metrópoles como Buenos Aires e Córdoba.
Além da beleza natural que compõe um cenário impressionante com a Serra de Villicum ao fundo, o circuito destaca-se também pela sua tecnologia, sendo um dos mais importantes e modernos de toda a América Latina neste quesito. O traçado tem um relevo repleto de subidas e descidas geradas de forma artificial com um movimento de solo superior a 700 mil m³, configurando-se numa verdadeira obra-prima da engenharia.
O circuito principal é formado por uma longa reta e 11 curvas, reunindo um mix de trechos de alta, média, baixa velocidades e 4.266 metros de extensão ao todo, além de 2.904 m² de zebras instaladas ao longo do percurso. Existem ainda dois traçados alternativos, de aproximadamente 3.500 metros e 2.500 metros de extensão. Ao todo, Villicum reúne ainda 64 boxes, torre de controle, sala de imprensa e postos médicos de última geração.
‘Fator casa’ no TCR — As duas vezes em que San Juan Villicum recebeu etapas do TCR South America Banco BRB foram em anos pares. Em 2022, na rodada que coroou o argentino Fabricio Pezzini como campeão, as vitórias ficaram com Jorge Barrio (Toyota Gazoo Racing Latin America) e Juan Ángel Rosso (então na Squadra Martino).
Dois anos depois, quem deu as cartas foi Matías Rossi. Estrangeiro com maior sucesso na BRB Stock Car, o argentino viveu uma jornada perfeita em San Juan Villicum com pole position e duas vitórias a bordo do Corolla TCR da Toyota Team Argentina (TTA).
Os brasileiros ainda buscam seu primeiro triunfo no conceito TCR em Villicum. Em 2022, Raphael Reis foi o segundo colocado na Corrida 1 com o Cupra Leon da W2 ProGP, enquanto no ano passado Galid Osman, primeiro campeão do TCR Brasil Banco BRB, concluiu a rodada disputada em 15 de setembro em terceiro lugar, também competindo pela equipe baseada no Rio de Janeiro e chefiada por Duda Pamplona e Serafin Jr.
Programação — As atividades de pista em San Juan Villicum começam oficialmente no sábado pela manhã, quando estão previstos uma sessão de shakedown e mais dois treinos, sendo um exclusivo para os pilotos da Copa Trophy. A ‘Libertadores do Automobilismo’ retorna ao traçado no período da tarde com mais um treino e, a partir de 16h05, acontece a sessão classificatória que definirá o grid de largada das duas provas do fim de semana.
A primeira corrida da terceira etapa do campeonato terá início às 9h10 de domingo, com duração de 25 minutos mais uma volta. Já a segunda e derradeira prova da etapa de San Juan Villicum completa a programação às 12h40, com a inversão do grid em relação aos dez primeiros da sessão classificatória. O cronograma será formado ainda pelo Fiat Competizione, tradicional categoria monomarca do automobilismo argentino.
O TCR South America Banco BRB tem transmissão ao vivo para o Brasil por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e no streaming pelo canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio no YouTube.
Programação em San Juan Villicum
Sábado, 10 de maio
09h00 – Shakedown
09h15 – Treino Livre Copa Trophy
10h00 – Treino Livre 1
13h25 – Treino Livre 2
16h05 – Classificação
Domingo, 11 de maio
09h10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h45 – Visitação aos boxes
12h40 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
TCR South America Banco BRB, temporada 2025
Campeonatos
Pilotos (top-10)
1º – Leonel Pernía (ARG), 148 pontos
2º – Pedro Cardoso (BRA), 134
3º – Juan Ángel Rosso (ARG), 93
4º – Nelson Piquet Jr. (BRA), 92
5º – Fabricio Pezzini (ARG), 84
6º – Raphael Reis (BRA), 80
7º – Tiago Pernía (ARG), 78
8º – Luis Ramirez (PAN), 64
9º – Genaro Rasetto (ARG), 46
10º – Santino Balerini (ARG), 45
Equipes
1º – Honda YPF Racing (ARG), 226 pontos
2º – PMO Racing (ARG), 198
3º – W2 ProGP (BRA), 164
4º – Paladini Racing (ARG), 122
5º – Cobra Racing Team (BRA), 28
6º – Porthack Racing (BRA), 18
Copa Trophy
1º – Adrián Chiriano (ARG), 42 pontos
2º – Maria Nienkötter (BRA), 38
3º – Enzo Gianfratti (BRA), 23
TCR South America Banco BRB, calendário de 2025*
1ª etapa: 30 de março, Rosário (Argentina)
2ª etapa: 20 de abril, Oberá (Argentina)
3ª etapa: 11 de maio, San Juan Villicum (Argentina)
4ª etapa: 1º de junho, Termas de Río Hondo (Argentina)
5ª etapa: 13 de julho, Mercedes (Uruguai)
6ª etapa: 27 de julho, El Pinar (Uruguai)
7ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
8ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
9ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
10ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar
TCR Brasil Banco BRB, temporada 2025*
1ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
2ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
3ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
4ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar