Piloto brasileiro escalou 13 posições na primeira hora de corrida no Michelin Pilot Challenge, mesmo com as adversidades.
O piloto brasileiro Celso Neto (AMED / Dipromed / LS Interbank / SODI USA by Velocity Racing / Equipe: Precision Racing LA) entrou em ação neste fim de semana para a terceira etapa da temporada 2025 do Michelin Pilot Challenge, disputada na pista WeatherTech Raceway Laguna Seca 120, em Monterey, Califórnia. Defendendo as cores da Precision Racing LA, o baiano voltou a assumir o controle do Audi RS3 LMS TCR número 7, tendo como parceiro o americano Ryan Eversley.
Após demonstrar ritmo consistente nos treinos livres, a confiança de Celso se materializou na sessão classificatória de sexta-feira (9), quando cravou o impressionante tempo de 1min30seg333, ficando a apenas 5 centésimos da pole position. O desempenho garantiria uma vaga na primeira fila para a dupla do carro número 7, mas um revés estava a caminho: uma punição técnica colocou o carro do brasileiro na última posição entre os 16 competidores da categoria TCR.
“Classificamos em segundo, meio centésimo da pole. O carro está muito bom. Realmente, nos dedicamos muito para essa etapa aqui. Mas, infelizmente, tomamos uma punição técnica. Vou ter que largar em último, em 16º. Agora é cabeça pra frente. O carro está muito bom, temos uma prova muito boa pela frente”, comentou o piloto antes da largada.
A bandeira verde deste sábado (10) marcou o início de uma atuação memorável do brasileiro. Em uma largada eletrizante, Celso confirmou sua performance e o acerto do Audi RS3, fazendo ultrapassagens precisas que o levaram a escalar 13 posições durante sua primeira hora ao volante, em uma demonstração de habilidade e regularidade impressionantes.
Na janela de pit stops, Celso entregou o carro para Ryan Eversley na terceira colocação, coroando um stint impecável. “Sim, foi definitivamente difícil. Sabemos que essa é uma pista que desgasta muito os pneus, então, quando você está fazendo ultrapassagens, precisa frear mais tarde ou acaba forçando os pneus. Eu realmente tentei fazer todas essas ultrapassagens sendo inteligente com o tráfego e preservando os pneus até o fim. No final, estávamos nos segurando como podíamos — acho que todo mundo também estava. Mas isso faz parte dessa pista, faz parte das corridas de TCR, e felizmente é algo que trabalhamos bastante”, explicou o brasileiro.
Na segunda metade da prova, com Eversley assumindo o cockpit, a dupla chegou a ocupar a segunda colocação, alimentando o sonho de chegar ao pódio. Porém, a apenas quatro minutos da bandeirada, em uma das muitas relargadas após bandeira amarela, a direção de prova puniu o carro número 7 por supostamente queimar a relargada, impondo um drive-through que devolveu o Audi à pista na oitava posição.
Apesar do esforço para recuperar terreno nos minutos finais, a dupla cruzou a linha de chegada em oitavo lugar. Mesmo com o resultado abaixo do potencial demonstrado, Celso manteve a postura positiva: “Ryan não tinha para onde ir, um carro praticamente parou na frente dele, por isso teve que puxar o carro para a esquerda. Ele evitou um acidente e uma outra bandeira amarela. Mas apesar de tudo isso estou muito feliz com a equipe. Tínhamos um carro rápido. Provamos que não foi uma vantagem técnica que nos colocou na primeira fila da TCR. Espero que isso tenha ficado claro hoje. Mas estou muito feliz com o que a equipe fez no pit stop e no carro. Não posso agradecer o suficiente a todos.”
O fim de semana em Laguna Seca evidenciou o talento do piloto baiano, que demonstrou capacidade de superar adversidades com maestria e manter-se competitivo mesmo diante de decisões controversas. A combinação de ritmo forte nas classificações, habilidade nas ultrapassagens e inteligência na preservação dos equipamentos comprova o amadurecimento de Celso no competitivo cenário do automobilismo norte-americano.
O Michelin Pilot Challenge, que integra o calendário da IMSA – International Motor Sport Association, retorna às pistas entre os dias 6 e 8 de junho para as 4 horas de Mid-Ohio, no traçado do Mid-Ohio Sports Car Course, no estado americano de Ohio. Será uma nova oportunidade para Celso Neto e Ryan Eversley demonstrarem o potencial da dupla e buscarem um resultado condizente com o desempenho que vêm apresentando na temporada.
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Fonte: KMCom Assessoria