Vacinação contra influenza para o público-alvo ocorreu em todas as UBSs da cidade; doses continuam disponíveis de segunda a sexta na rede municipal
Durante todo o sábado (10/05), 3.775 pessoas atenderam ao chamado do Dia D de Vacinação contra a Influenza e compareceram a uma das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema para receber a dose do imunizante. Com isso, o município ultrapassa 24.862 pessoas protegidas contra a doença no município desde o início da campanha em 31 de março.
“O número expressivo de pessoas vacinadas no Dia D mostra o compromisso da população com a própria saúde e com a saúde coletiva. A vacinação é uma ferramenta essencial de prevenção, principalmente para os públicos mais vulneráveis às complicações da gripe”, avaliou o secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos do Nascimento”. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, ao menos, 90% da população alvo, o que representa 119.918 pessoas.
A vacinação vai além da proteção individual: ao reduzir a circulação do vírus na comunidade, diminui-se também o risco de surtos e de transmissão, especialmente para idosos e pessoas com doenças crônicas. Outro ponto positivo é evitar a sobrecarga dos serviços de saúde com casos graves da doença, que podem levar à hospitalização.
Além da vacinação contra gripe, as equipes de saúde avaliaram as cadernetas de vacinação e aplicaram 243 imunizantes contra outras doenças como dengue e febre amarela.
Quem não conseguiu participar do Dia D pode receber a dose, de segunda a sexta-feira, na UBS de referência. Os endereços estão disponíveis em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.
Público-alvo
Podem se vacinar, na rede municipal de saúde, crianças de seis meses de idade a cinco anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com 60 anos e mais; gestantes; puérperas; indígenas vivendo fora das terras indígenas; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); funcionário do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com comorbidades; professores e pessoas em situação de rua.
Para receber a dose é preciso levar documento de identidade com foto e caderneta de vacinação e, se possível, carteirinha da UBS. Crianças e jovens devem estar acompanhados por um responsável com mais de 18 anos.
Vacimóvel
Para ampliar o acesso à imunização, a Secretaria de Diadema retomou a circulação do Vacimóvel, veículo adaptado com estrutura para aplicação de vacinas e armazenamento adequado, em escolas da rede municipal. Entre os dias 17 e 30 de abril, 228 estudantes, professores e pessoas que compõem a comunidade escolar foram vacinados contra a influenza.
“Levar a vacina até a escola elimina barreiras como a dificuldade de deslocamento, a falta de tempo dos pais e até o esquecimento. Estamos cuidando da saúde das nossas crianças no lugar em que passam grande parte do dia”, explica o secretário.
Campanha
Em Diadema, a aplicação da dose teve início em 31 de março e o município realizou seu primeiro Dia D em 05 de abril. Entre 17 e 30 de abril, o Vacimóvel se deslocou a EMEBs Carlos Drummond de Andrade (região leste), Perseu Abramo (região norte), Eremita Gonçalves da Costa (centro) e Prof. Florestan Fernandes (região sul) para vacinar estudantes, profissionais da educação e moradores da comunidade que estão no público prioritário.
Serviço:
Vacinação contra a Influenza
Em todas as Unidades Básicas de Saúde. Confira os endereços em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.