A Pirelli informou às equipes a escolha dos compostos para as três corridas que acontecem entre o final de maio e meados de junho. Todos os seis compostos homologados deste ano da Fornecedora Global de Pneus da Fórmula 1 entrarão em ação: Mônaco e Canadá terão o trio mais macio na pista, a mesma seleção do sétimo GP da temporada em Imola, enquanto o trio mais duro estará disponível para Barcelona.
A escolha de C4, C5 e C6 para os dois circuitos de rua não é uma surpresa. O C6 foi homologado no final de 2025 especificamente para oferecer uma gama mais ampla de opções de estratégia em algumas corridas em que as forças exercidas sobre os pneus não são muito altas, como nessas duas pistas. Na verdade, embora o baixo nível de severidade seja o fator que torna possível optar por pneus um pouco mais macios do que a seleção do ano passado, em Montreal as altas velocidades máximas e as forças longitudinais significativas serão um teste exigente para esse trio de compostos, assim como em Imola.
Ultrapassar é virtualmente impossível na histórica pista de Mônaco e é improvável que um composto de pneu faça uma grande diferença em uma corrida em que as velocidades são muito baixas e a superfície da pista quase não gera degradação. Portanto, embora a classificação em Mônaco seja geralmente considerada a mais emocionante de toda a temporada, o domingo é uma questão diferente, e é por isso que a FIA e a F1 decidiram tornar obrigatórios dois pit stops durante a corrida este ano, enquanto ainda exigem a utilização de pelo menos dois compostos diferentes.
Entre Mônaco e Montreal, há outro evento de longa data, o GP da Espanha. A pista de Barcelona-Catalunha é uma das mais difíceis do ano para os pneus devido ao seu traçado, com várias curvas longas e muito rápidas, e devido às altas temperaturas que normalmente levam à degradação térmica. Portanto, o trio de compostos mais duros é a escolha óbvia – o C1 como Duro, o C2 como Médio e o C3 como Macio – a mesma seleção vista anteriormente este ano em Suzuka e Sakhir.
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa