Tradicional evento terá desfile de peças confeccionadas nas oficinas terapêuticas ofertadas pelas unidades saúde mental e tem objetivo de combater o preconceito contra pessoas que vivem em sofrimento psíquico
A luta contra o preconceito que ainda recai sobre as pessoas em sofrimento psíquico será o foco da 18ª edição do Mental Fashion Day, que ocorrerá nesta quinta-feira (15), às 13h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André. O evento, realizado dentro da Semana da Luta Antimanicomial, tem como objetivo não apenas combater o estigma social, mas promover a inclusão de pessoas que vivem com transtornos mentais.
O evento acontece no contexto do Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio), data que lembra as violações de direitos vividas por pessoas que foram internadas em manicômios, instituições que eram locais de repressão, onde os indivíduos eram privados de liberdade, dignidade e direitos básicos. A reforma psiquiátrica, que promove a inclusão e o tratamento humanizado, busca corrigir essas injustiças e garantir que a saúde mental seja tratada com respeito, oferecendo alternativas ao modelo de confinamento e promovendo o direito à liberdade e à cidadania para todos os indivíduos.
“A 18ª edição do Mental Fashion Day é uma grande oportunidade para reafirmarmos o nosso compromisso com a inclusão e o respeito às pessoas que enfrentam o sofrimento psíquico. A saúde mental é uma prioridade para a nossa gestão e iniciativas como essa ajudam a quebrar os estigmas que ainda cercam o tema, promovendo a dignidade e a cidadania para todos. Estamos muito felizes em apoiar este evento, que é um reflexo do avanço na humanização do cuidado em nossa cidade”, comentou o secretário de Saúde, Pedro Seno.
Nesta edição, usuários, familiares e profissionais da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Santo André desfilarão peças confeccionadas e customizadas nas oficinas terapêuticas ofertadas pelas unidades de saúde mental da cidade. O objetivo é reforçar a autoestima dos participantes e destacar a importância da arte e da moda como ferramentas de inclusão social.
“O Mental Fashion Day é uma das ações mais significativas dentro da nossa programação da Semana da Luta Antimanicomial, pois oferece uma oportunidade única de visibilizar a força e a criatividade das pessoas em sofrimento psíquico. Por meio da arte e da moda, mostramos que a saúde mental não deve ser um tabu, e que todos têm o direito de serem respeitados e valorizados. Este evento reforça nosso compromisso em promover a inclusão e a humanização no cuidado, sempre combatendo o estigma que ainda existe em torno da saúde mental”, destacou o coordenador da Saúde Mental de Santo André, Vinicius Atalaia.
Ainda dentro da programação da Semana da Luta Antimanicomial, será realizado no dia 20 de maio, às 13h, um seminário no Teatro do SESC Santo André (Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar). O seminário discutirá questões importantes sobre saúde mental e a luta pela inclusão das pessoas com sofrimento psíquico.