Brasileiro faz sua melhor sexta-feira na temporada e lamenta azar com Safety Car na corrida
O brasileiro Gabriel Bortoleto destacou avanços importantes da Stake F1 Team | Kick Sauber no GP da Emília-Romagna, realizado neste domingo (18) em Ímola, na Itália. Em sua temporada de estreia na Fórmula 1, o piloto paulista da cidade de Osasco teve bom desempenho nos treinos livres e chegou novamente ao Q2 na classificação — pela terceira vez no ano.
Na sexta-feira, Bortoleto brilhou ao fechar o primeiro treino livre na 9ª colocação, sua melhor performance em uma sessão até agora. No TL2, ficou em 16º. “Começamos bem. O carro estava competitivo e o ritmo de corrida foi animador”, resumiu Gabriel, que teve uma pequena escapada sem consequências na primeira sessão.
*Classificação consistente*
O sábado foi mais desafiador, mas o brasileiro conseguiu avançar ao Q2 e garantiu o 14º lugar no grid. “Fizemos uma classificação limpa e tiramos o máximo do carro. Passar aqui é difícil, então a corrida dependerá da estratégia”, explicou após a tomada de tempos o piloto de 20 anos.
*Falta de sorte marcou a corrida*
A prova prometia ser a melhor do ano para Gabriel, que largou bem e manteve-se em 14º com pneus médios, planejando apenas uma parada. No entanto, a entrada do Safety Car Virtual logo após seu pit stop tirou qualquer chance de brigar por pontos, ao favorecer os rivais que ainda não haviam parado.
Mais tarde, com o Safety Car físico, Bortoleto fez novo pit stop e caiu para o fim do pelotão. Com pneus médios, perdeu rendimento e precisou parar novamente na volta 46. Cruzou a linha de chegada em 18º, frustrado com a falta de sorte.
“Nosso ritmo com pneus duros foi positivo, mas o Safety Car veio no pior momento possível para a nossa estratégia. Estávamos no lugar errado na hora errada. O resultado não mostra a evolução que tivemos, mas seguimos em frente. Ainda assim, estou feliz com essa pequena melhora em termos de ritmo, mesmo que os resultados não mostrem isso. Agora, é hora de analisar e entender onde poderemos ir melhor e partir para a próxima corrida em Mônaco na próxima semana”, afirmou.
*Próxima parada: Mônaco*
A F1 volta já na próxima semana, com a tradicional etapa de Mônaco entre os dias 23 e 25 de maio, nas ruas de Monte Carlo.
Fonte: Quick Comunicação