Ação faz parte da campanha ‘Maio Laranja’, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo, e conta com a participação da protagonista e diretora do filme
Como parte das ações do ‘Maio Laranja’, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a ONG Ficar de Bem, instituição voltada à proteção integral e à defesa dos direitos de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, realiza no dia 21 de maio, quarta-feira, a exibição do documentário “Apesar de” no município. A sessão conta com a presença da diretora do longa-metragem, da protagonista Georgia Bergamim e de Lígia Vezzaro Caravieri, gerente técnica institucional da ONG Ficar de Bem. Após o filme, será promovida uma roda de conversa com o público.
O filme narra a história real da contorcionista Georgia Bergamim, que sofreu abusos sexuais do padrasto dos 8 aos 11 anos. A produção mostra como a artista utiliza a arte como ferramenta de ressignificação e enfrentamento do trauma. “Apesar de” já foi selecionado para diversos festivais internacionais, incluindo CineFem (Uruguai, 2024), Bread and Roses (EUA, 2024), mujerDOC (Espanha, 2025) e Kadin Festivali (Turquia, 2025).
Em paralelo, a ONG também disponibiliza em seu site uma cartilha com orientações, dicas e técnicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes, além de divulgar os serviços de acolhimento e apoio prestados pela instituição.
O encontro do dia 21 acontece no Teatro Cacilda Becker, no Paço de São Bernardo, às 9h, e será destinado para profissionais, estudantes e interessados pelo tema.
Serviço Exibição do documentário “Apesar de” pela ONG Ficar de Bem e Prefeitura de São Bernardo Data: 21 de maio, quarta-feira Local: Teatro Cacilda Becker, Paço Municipal de São Bernardo Sobre Ficar de Bem
Fonte: Maxima SP |