Ações acontecem na capital e em São Bernardo do Campo, e tem como proposta promover o diálogo com a sociedade civil, trabalhadores e sindicatos sobre as intersecções entre trabalho e clima
No próximo dia 26 de maio, a ‘Caravana do Futuro’ faz sua segunda parada e chega a São Paulo. O projeto, iniciativa da organização de campanhas e comunicação Aurora Lab, partiu no dia 1° de maio do Sul rumo ao Norte, com destino final em Belém, durante a COP 30. O objetivo é, ao longo do percurso, sensibilizar as pessoas a sonhar com um futuro em que clima, justiça e trabalho andam lado a lado. Na capital financeira e econômica do País, serão realizadas ações junto a lideranças sindicais e representantes da sociedade civil tendo como foco as preocupações e demandas de trabalhadores no contexto da transição energética no setor de transporte.
Um caminhão elétrico de grande porte, construído especialmente para o projeto, será apresentado ao público durante o evento que acontece na Ocupação 9 de Julho. Já em São Bernardo do Campo, será realizado um laboratório com a participação do Sindicato dos Metalúrgicos e trabalhadores de montadoras.
“Na nossa passagem por São Paulo, pretendemos somar com quem vive a realidade industrial todos os dias através do processo de escuta, articulação e fortalecimento de relações. Falar sobre a mudança de matriz energética exige mais do que dados: é urgente ouvir as pessoas, os territórios e as soluções que já ecoam. Será a primeira vez que apresentaremos ao público o caminhão elétrico construído especialmente para essa jornada, que vai cruzar o país em uma iniciativa inédita para um veículo desse porte movido à energia elétrica.” explica Gabriela Vuolo, idealizadora do projeto.
Também no dia 26 de maio, durante as atividade na Ocupação Nove de Julho, será lançada a publicação “Diálogos sobre Trabalho e Clima”, que marca o primeiro ano de atividades de Aurora Lab, resultado do encontro realizado em novembro de 2024 que contou com a participação do DIEESE e do Clima Info e teve o objetivo de impulsionar as ações climáticas. A publicação estará disponível no site de Aurora Lab a partir do dia 27/05. Participam representantes da sociedade civil, organizações não governamentais e representantes do movimento sindical. E no caminhão que vira palco um show da cantora Alessandra Leão com a participação do Mestre Sapopemba encerra as atividades do dia.
Na sequência, dias 27 e 28 de maio, a Caravana do Futuro segue para São Bernardo do Campo, principal polo industrial e sindical do país, onde acontece o “Laboratório de Futuros: co-criação para a transição justa”, um espaço de co-criação de propostas sobre transição justa para trabalhadores. A iniciativa, que reunirá profissionais de montadoras e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, tem como objetivo ouvir esses grupos que estão no centro do debate sobre modelos energéticos brasileiros no setor de transportes. A atividade visa mapear barreiras e desenvolver propostas práticas e inovadoras.
Caminhão Elétrico
O caminhão elétrico construído especialmente para a Caravana do Futuro é um projeto inédito e será o primeiro deste porte a cruzar o país. O veículo da marca chinesa XCMG foi adaptado para o projeto, ganhando um baú estendido de 14,5 metros de comprimento e um palco de 6,9 metros. Com uma potência de 326CV, é movido por um circuito elétrico alimentado por placas solares com capacidade de 24V – 660 Ah, e tem, ainda, a opção de carregamento externo com um dispositivo criado especialmente para esse projeto.
Segundo Vuolo, o mercado de caminhões elétricos é bastante restrito no Brasil, em especial para os caminhões de carga média/pesada e circulação em estradas. “A maior concentração destes veículos se dá no chamado Triângulo de Ouro (RJ, SP e MG), tanto pelas condições das estradas quanto pela disponibilidade de infraestrutura de carregamento. Até hoje nenhum veículo desse porte cruzou o Brasil. As distâncias percorridas em geral são de até 500km, e ao final da Caravana teremos percorrido pelo menos 13.000 km. E isso só é possível porque nós construímos o nosso próprio carregador, já que essa tecnologia não existia no mercado.”, conta ela.
Caravana no Sul
Entre maio e novembro, o projeto da organização de campanhas e comunicação Aurora Lab atravessará o Brasil de Sul a Norte com o objetivo de sensibilizar milhares de pessoas no caminho até a COP 30. O ponto de partida foi em Porto Alegre, na semana que marcou a tragédia das chuvas em 2024 e que impactou mais de 2 milhões de pessoas no Estado. A comitiva percorrerá um trajeto de 21 mil km e passará por um total de 35 cidades.
No lançamento, no dia 1º de maio, a Caravana do Futuro esteve junto a sindicatos e movimentos de trabalhadores no ato do dia do trabalho, que aconteceu na Casa do Gaúcho, com o objetivo de dialogar com representantes sindicais e trabalhadores de setores impactados pela transição energética e pela crise climática. Também foi realizado uma ação de escuta ativa na Praça Montevidéu, no Centro Histórico de Porto Alegre, uma das áreas mais impactadas pelas enchentes, com transeuntes que foram convidados a compartilhar suas dores, memórias e reflexões, respondendo a pergunta: “Onde você estava um ano atrás?”. Os relatos viraram bordados pelas mãos das bordadeiras do coletivo Linhas de Poa (@linhasdepoa), transformando palavras em linhas, e escuta em memória viva.
Para marcar o primeiro ano de uma das maiores tragédias climáticas que o Rio Grande do Sul enfrentou, a Caravana do Futuro, iniciativa da organização de campanhas e comunicação Aurora Lab, promoveu na sexta-feira, dia 2 de maio, uma projeção na chaminé do Gasômetro, em Porto Alegre, destacando frases como ‘Não foi a chuva, foi o descaso’ e ‘Um ano depois, ainda faltam respostas’. A ação teve como objetivo reforçar o compromisso com a lembrança das vidas perdidas, o reconhecimento das consequências da crise climática e a urgência de políticas públicas que coloquem a vida no centro desse debate.
Depois do Rio Grande do Sul e de São Paulo, o projeto segue para o Rio de Janeiro – na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, Salvador, Garanhuns, Campina Grande, Mossoró, Fortaleza, Brasília e Belém, cidade-sede da COP 30.
Sobre Aurora Lab
Aurora Lab é um laboratório de campanhas e comunicação cuja missão é experimentar, aprimorar e difundir novas formas de atuação ativista para apoiar as diversas transições sistêmicas que são essenciais para o mundo, criando novos futuros possíveis e gerando impactos positivos e tangíveis para as pessoas e o planeta. Colaborando com diferentes ecossistemas de organizações e movimentos, Aurora Lab se propõe a desenvolver campanhas inovadoras e estratégias de comunicação e mobilização em três eixos temáticos: sistemas de energia, sistemas alimentares e sistemas urbanos.
@caravanadofuturo | aurora-lab.org/caravanadofuturo
Fonte: Atomica LAB