Brasileiro enfrenta terreno inexplorado da savana em prova marcada por igualdade entre os favoritos; dupla sul-africana vence primeiro dia

A primeira especial da etapa sul-africana do Campeonato Mundial de Rally Raid nesta terça-feira (20), mostrou para os competidores que o desafio não será dos mais tranquilos. Em um dia duro e um solo ainda inexplorado no calendário, o brasileiro Lucas Moraes garantiu um seguro sexto lugar ao lado do navegador Armand Monleon.

O rally está sendo disputado na savana da África do Sul, com base no resort Sun City. Depois do prólogo, realizado na segunda-feira, o brasileiro largou em quarto na especial de 260 km que passou por trilhas de areia, savana, trilhas de pedras e o “black turf”, um solo escuro muito característico da região.

Novidades para uns, casa para outros – Uma das novidades foi a presença de quatro equipes de fiscais montados em motocicletas para abrir a especial. Cada equipe, nomeadas Zulu, cobre um quarto do trecho com a missão de garantir que todos os portões de fazenda estejam devidamente abertos e avisar a vida selvagem da savana que os competidores estão chegando. Eles farão o procedimento ao longo de toda a disputa.

E se nos outros rallys do ano os pilotos já possuem bastante conhecimento do terreno, no South African Safari Rally não há muito espaço para favoritismos. O desconhecido gerou um clima de igualdade entre os principais nomes do Mundial como Nasser Al-Attiyah, Carlos Sainz e o próprio Lucas Moraes, que é o terceiro colocado no campeonato.

Nesse cenário, a dupla Henk Lategan/Brett Cummings, pilotos da casa, aproveitaram a vantagem da experiência e levaram a primeira especial com 2h26min08s no relógio. A segunda posição ficou com os espanhóis Carlos Sainz/Lucas Cruz, 2min38s atrás. Sebastien Loeb/Fabian Furquin foram os terceiros colocados, 3min34s atrás dos líderes.

Lucas Moraes garantiu o sexto lugar, anotando 2h31min05s com o carro da Toyota Gazoo Racing e viu o líder do campeonato e seu principal adversário na etapa anterior, Nasser Al-Attiyah, finalizar em nono com 2h31min33s.

“Foi uma etapa bem difícil, com alguns pontos muito lisos. Mas tivemos um bom resultado hoje, ainda preciso melhorar alguns pontos na pilotagem, mas está só começando”, considerou o brasileiro. “Amanhã começamos a maratona e vai ser interessante, já que dormiremos na savana. Espero não encontrar nenhum hipopótamo ou leão!”, brincou Moraes.

Nesta quarta-feira o rally abre sua etapa maratona com 352 km contra o relógio. Os competidores vão dormir ao ar livre, no meio da savana sul-africana. Depois, retornam ao ritmo de prova com outros 253 km na quinta-feira. A prova segue até sábado.

Top-6 da 1ª especial, de um total de 5, Sun City até Sun City, 260 km
1º Henk Lategan (RSA) / Brett Cummings (RSA) – Toyota Gazoo Racing, 2h26min08s
2º Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP) – Ford M-Sport, +2min38s
3º Sebastien Loeb (FRA) / Fabian Lurquin (BEL) – Dacia Sandriders, +3min34s
4º Jayden Els (RSA) / Johan Swemmer (RSA) – Red-Lined Motorsport, +4min08s
5º Nani Roma (ESP) / Alex Haro (ESP) – Ford M-Sport, +4min39s
6º Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +4min57s

Programação da prova:
2ª especial – 21/05 – Sun City (maratona) – 352 km
3ª especial – 22/05 – Sun City (maratona) – 253 km
4ª especial – 23/05 – Sun City até Sun City – 224 km
5ª especial – 24/05 – Sun City até Sun City – 118 km

Fonte: Best PR

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.