Profissionais vão atuar na Secretaria de Educação

A Prefeitura de Diadema divulgou nesta quinta, dia 22 de maio, edital que convoca 73 Agentes de Apoio Escolar aprovados no Concurso Público nº 43 (Edital 001/2024).

Eles devem comparecer, nos dias 29 e 30 de maio (quinta-feira e sexta-feira), de acordo com a lista de convocação publicada no link abaixo, às 13h30, na Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (Rua Cidade de Jundiaí, 40, 2º andar – Vila Santa Dirce – próximo à parada Imigrantes do Corredor de Trólebus Jabaquara – Ferrazópolis). Todos devem levar os seguintes documentos de identificação: RG, CPF, NIS/PIS/PASEP e documentos que comprovem os requisitos do Edital para o cargo. O não comparecimento indicará a desistência do cargo.

Formação

Os Agentes de Apoio Escolar atuam nas escolas dando suporte ao atendimento aos estudantes com algum tipo de deficiência. Eles recebem formação dada pela Secretaria de Educação em conjunto com as formadoras itinerantes dos Centros de Atenção à Inclusão Social (CAIS) e a divisão de Educação Inclusiva, para desempenhar suas funções.

Entre os temas abordados, constam os conceitos de inclusão, exclusão, integração e segregação, a Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), a diferença entre igualdade e equidade, a estrutura do departamento de Educação Especial na perspectiva inclusiva do município, as três unidades do CAIS e os serviços oferecidos em cada um, bem como o público-alvo atendido. Outros temas destacados são o cuidado com rótulos, termos inadequados, relacionamento e comunicação, e especificidades para lidar com cada tipo de deficiência.

A rede municipal de Diadema tem 1.870 estudantes com algum tipo de deficiência. Para atendê-los, Educação Inclusiva conta com 80 professores de educação especial, 90 professores de apoio, 200 agentes de apoio e 85 estagiários. Todos eles passam por formação permanente, com cursos dentro e fora do horário de trabalho durante todo o ano.

Os alunos são avaliados nas próprias unidades escolares, pelos professores de educação regular e também pelos da Educação Especial. Sendo detectada alguma deficiência e necessidade de atendimento, a criança é encaminhada para uma das três unidades dos CAIS, que contam com profissionais especializados.

Heitor N. Bisi e Alexandre Postigo

Confira a convocação

https://portal.diadema.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/Edital-Convocacao-29-e-30-05-2025-DPIDO.pdf

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.