Posto de Atendimento Virtual faz alteração e regularização de CPF e orienta pessoas físicas e jurídicas sobre MEI, Imposto de Renda, pagamentos de dívidas etc
Os cidadãos de Diadema podem agora acessar a Receita Federal aqui mesmo na cidade. O posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita funciona na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e atende de segunda a sexta, das 10 às 16h, sem necessidade de agendamento.
Segundo o analista Claudemir Carlos Correia, gestor do PAV e responsável pelo serviço, esse atendimento gera enorme economia no deslocamento da população, que precisava ir a São Bernardo ou mesmo a São Paulo para ser atendida. Além disso, mesmo que muitos serviços disponibilizados pela Receita Federal já possam ser solicitados pela internet, esse acesso online pode ser mais complexo para algumas pessoas e ter alguém qualificado, fazendo um atendimento presencial, tirando dúvidas e orientando faz toda a diferença.
Dentre os serviços disponíveis no PAV estão:
* Abertura e elevação de nível da conta GOV.BR;
* Inscrição, alteração ou regularização de CPF;
* Consulta de pendências fiscais (Portal e-CAC);
* Cópia de declaração – Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e Imóvel Rural (ITR) – (Portal e-CAC);
* Emissão de DARF ou GPS (Portal e-CAC);
* Emissão de comprovante de inscrição e situação cadastral de CPF;
* Protocolar pedidos de atualização e regularização de CPF não conclusivo na internet;
* Outras orientações relativas a serviços prestados pela Receita Federal, e disponíveis na internet
Todos os documentos são analisados em tempo real diretamente no PAV por um servidor especializado, com toda a garantia e segurança.
O PAV atende de segunda a sexta, das 10h às 16h, na SEDET (Av. Antônio Piranga, 1.116 – Centro, Diadema). Para o atendimento, é necessário um documento com foto, cadastro e senha de sua conta gov.br e, se menor de 16 anos, a companhia de um responsável.