Com o novo investimento, companhia totaliza R$ 1,5 bilhões direcionados à área até 2028, reforçando o foco em inovação, expansão da produção e aproximação com os consumidores, dentro e fora do lar 

Como parte de sua estratégia de crescimento no mercado brasileiro de cafés, a Nestlé anuncia um novo aporte de R$ 500 milhões até 2028. Os recursos serão destinados à ampliação da capacidade produtiva do país, à expansão do parque de máquinas de Nestlé Professional e à aceleração de processos de inovação voltados à jornada do consumidor.  

O novo aporte se soma ao investimento anunciado em 2024, totalizando R$1,5 bilhões em quatro anos, reforçando o papel estratégico do Brasil no crescimento global da companhia, em um dos maiores mercados consumidores de café do mundo. 

Um dos focos da companhia será na fábrica de NESCAFÉ® Dolce Gusto em Montes Claros–MG. A planta é a primeira da Nestlé com certificação Triplo Zero, por operar sem captação de água da natureza, sem envio de resíduos para aterros e com neutralização das emissões líquidas de gases de efeito estufa. A unidade consegue desenvolver novas combinações de ingredientes, ampliando as possibilidades de sabores e acompanhando as preferências do público. Essa capacidade de resposta ágil permite ciclos contínuos de lançamentos no Brasil, com sabores surpreendentes e formatos inovadores. Desde 2020, 100% dos lançamentos tem sido desenvolvidos localmente.  

“Estamos constantemente investindo em inovação para responder a um consumidor que busca variedade, conveniência e qualidade. Esse novo ciclo de investimentos amplia nossa capacidade de criar soluções que reflitam a diversidade de gostos e momentos de consumo do brasileiro, afirma Valéria Pardal, Diretora Executiva de Cafés da Nestlé Brasil. 

Expansão no consumo fora do lar 

Os investimentos também impulsionam a atuação da companhia no canal de consumo fora de casa, com ampliação e modernização do parque de máquinas de Nestlé Professional no país, sendo o maior da Nestlé globalmente — são mais de 26.500 unidades instaladas em padarias, escritórios, cafeterias e lojas de conveniência em todo o país. 

 

“Estamos vivendo uma transformação na forma como o brasileiro consome café. Há uma valorização crescente da qualidade, do prazer e da conveniência — seja no trabalho, em cafeterias ou em casa. Nossas soluções refletem essa mudança e ampliam o alcance da marca com experiências únicas e personalizadas”, destaca José Argolo, Diretor Executivo de Nestlé Professional. 

Atualmente, as máquinas de Nestlé Professional servem cerca de 700 mil xícaras por dia fora do lar. Com a expansão prevista, a empresa projeta ultrapassar 250 milhões de doses anuais. “Já temos o maior parque de máquinas NESCAFÉ Profissional da Nestlé no mundo e a meta é ampliar esse número em 30% até 2026. Com isso, mais pessoas terão acesso aos diferentes sabores e experiências com café, com consistência no preparo, tecnologia de ponta e serviço especializado”, completa Argolo. 

Transformação do consumo e conexão com novas gerações 

O café está presente em 98% dos lares brasileiros e é uma bebida essencial para 80% da população, que declara não conseguir ficar sem ele. Ao longo dos últimos anos, a relação com o café tem se tornado mais diversa, conectando-se a momentos de prazer, estímulo e autocuidado. 

“Acreditamos no potencial do Brasil como polo estratégico de produção e consumo de café, dentro e fora de casa. Os investimentos até 2028 reforçam nosso compromisso em oferecer produtos de alta qualidade, com impacto positivo em toda a cadeia, da fazenda ao consumidor”, complementa Valéria Pardal. 

A Nestlé acompanha de perto a evolução dos hábitos e o surgimento de novas ocasiões de consumo, por meio de pesquisas exclusivas que demonstram as mudanças de comportamento.  

A Geração Z, por exemplo, consome 50% mais cafés gelados do que a média da população, e quase metade das ocasiões de consumo são motivadas por prazer emocional. Estímulo físico ou mental (33%) e autocuidado (13%) também aparecem entre os principais motivos. 

Essa proximidade com os consumidores permite identificar comportamentos emergentes, antecipar tendências e desenvolver novos produtos com agilidade. Esse movimento fortalece o portfólio da companhia e posiciona o café como um aliado em diferentes momentos da rotina.  

“Investimos continuamente em pesquisas para compreender as motivações, expectativas e hábitos de consumo dos brasileiros. Esse olhar atento nos ajuda a inovar com propósito, criando bebidas que se conectam com diferentes estilos de vida e que acompanham as transformações do mercado de forma relevante e consistente”, afirma Valéria. 

Compromisso com produtores e sustentabilidade 

Além dos avanços industriais e de inovação, a Nestlé mantém um compromisso permanente com o campo. Por meio do programa Cultivado com Respeito, conhecido globalmente como NESCAFÉ® Plan, a companhia apoia mais de 2.200 famílias produtoras no Brasil. 

Todas as propriedades participantes adotam ao menos uma prática regenerativa, e os resultados comprovam o impacto positivo: essas fazendas registram, em média, 60% mais produtividade do que a média nacional. A companhia também oferece bonificações pelo café sustentável de maior qualidade, fortalecendo o engajamento dos produtores e promovendo o desenvolvimento contínuo de práticas responsáveis. 

“Sabemos que o futuro do café depende das escolhas que fazemos hoje no campo. Por isso, investimos em uma cadeia produtiva mais justa, transparente e regenerativa. Valorizamos o trabalho de milhares de famílias brasileiras e promovemos práticas que aumentam a produtividade, preservam recursos naturais e geram impacto positivo de longo prazo”, completa Valéria Pardal. 

Recentemente lançamos a campanha NESCAFÉ® Fazedores que celebra jovens produtores, tornando-os porta-vozes da excelência e da sustentabilidade da marca em rótulos de edição especial, ativações digitais e presença em mídia OOH.  

“NESCAFÉ® tem uma relação próxima e de longo prazo com os seus 2.200 produtores, afinal, são eles que garantem a qualidade do nosso café. Com essa campanha, trazemos essa cadeia de empoderamento para o centro da comunicação, destacando histórias reais que mostram como a tradição se reinventa através da inovação e caminham lado a lado no campo e na xícara”, completa Valéria Pardal. 

 

Sobre a Nestlé 

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros. 

 Fonte: Agência PUB

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