Equipe Roger Racing viveu um fim de semana perfeito para a segunda etapa da temporada com pole position e vitória. Destaque para Augusto Sangalli e Bernardo Cardoso: a dupla saiu do último lugar para terminar em segundo
A primeira etapa Endurance da temporada 2025 da Turismo Nacional teve vitória de Alexandre Bastos e Eduardo Berlanda. Em prova iniciada pela manhã e finalizada no início da tarde deste sábado (24) no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), a dupla de pilotos catarinenses protagonizou a maior parte das ações ao longo de pouco mais de três horas de prova para triunfar na primeira corrida de longa duração na categoria dos carros mais vendidos do Brasil neste ano. O conjunto mostrou muita performance, ritmo e ainda contou com o trabalho preciso da equipe Roger Racing nas paradas obrigatórias nos boxes para começar a Copa Endurance na frente a bordo do Toyota Yaris preparado pelo time baseado em Itajaí (SC) e liderado por Leonardo Nascimento.
A conclusão da primeira prova Endurance da temporada foi também uma verdadeira jornada de resistência para o novo pacote técnico entregue aos pilotos e equipes da Turismo Nacional. Os carros da categoria passam a contar, a partir de 2025, com novos câmbios Sadev de competição e pneus fornecidos pela Hankook. O conjunto entregou estabilidade, maior velocidade, confiabilidade e desempenho em Cascavel, circuito bastante exigente em razão das suas características únicas.
Dos 36 carros inscritos para a etapa, 34 largaram nesta manhã. 34 também foi a posição de início da dupla formada por Augusto Sangalli e o convidado Bernardo Cardoso em razão de problemas enfrentados na classificação da última sexta-feira. Com dois grandes talentos, a tripulação encaixou forte ritmo de corrida e escalou o pelotão com enorme propriedade para terminar com um segundo lugar com sabor de vitória. O Chevrolet New Onix Sedan #88 da Pein Competições finalizou a apenas 17s749 para os vencedores, diferença bastante residual levando em conta uma prova de longa duração.
A terceira colocação em Cascavel ficou com os experientes Alberto Cattucci e seu convidado, o maior vencedor e campeão da Turismo Nacional, Juninho Berlanda, hoje na Stock Light. O duo chegou a liderar muitas voltas de prova, sobretudo entre as janelas de pit-stop, e concluiu a prova no top-3 com o Chevrolet New Onix preparado pela CAR Racing após ter largado da quarta posição. Outra tripulação que conseguiu aliar estratégia e performance para finalizar entre os primeiros foi Murilo Fiore e Bruno Massa.
Tricampeão brasileiro de kart, o titular da GS Sports correu em conjunto com Bruno Massa, talento nos carros de tração dianteira, e se notabilizou por estar na maior parte da prova entre os primeiros colocados para concluir a disputa no quarto lugar, enquanto o último degrau do pódio ficou reservado aos promissores Vasco Pedro, luso-brasileiro que em 2025 faz sua estreia na Turismo Nacional, e o convidado Enzo Falquete, que é uma das caras novas no grid da Stock Light em 2025, também com a CAR Racing.
Com pouco mais de três horas, a corrida foi marcada pela estratégia, sobretudo durante as paradas obrigatórias para definir os stints. Cada pit-stop mandatório teria de ter duração de 5 minutos, de modo que qualquer segundo a mais no trabalho de boxes fez a diferença no resultado.
Foi uma prova também de muitas batalhas emocionantes por posição e também de incidentes, sobretudo nos primeiros noventa minutos de ação em Cascavel. No fim das contas, prevaleceu o melhor desempenho da dupla formada por Xande Bastos e Dudu Berlanda, irmão de Juninho, que ajudou a levar o Yaris a cruzar a linha de chegada na primeira colocação na tarde deste sábado.
Resistência e glória — De volta à Turismo Nacional nesta temporada, o catarinense Alexandre Bastos, de 23 anos, descreveu como trilhou o caminho até escalar o topo do pódio em Cascavel. “Foram três horas, muita coisa envolvida, muita estratégia. Mas monitoramos o pessoal que vinha atrás e foi concentrar, focar, fazer as voltas rápidas e observar quem estava nos seguindo”.
Dudu Berlanda exaltou a chance de triunfar com a marca conduzida pelo irmão a várias vitórias e títulos na TN. “Estou muito feliz! E vencer com o Toyota, uma marca pela qual somos apaixonados, é gratificante. Quero agradecer ao Xande por ter me convidado e agradecer à Roger Racing pelo trabalho, foi excepcional”, destacou.
Jovem de apenas 18 anos, o paulistano Augusto Sangalli vibrou com a reação para sair com um segundo lugar com significado ainda maior. “Não tenho palavras. Foi uma corrida de recuperação, buscamos, tínhamos ritmo para ir pra frente e até para vencer. Mas o P2 foi o que deu e só posso agradecer. O Bernardo teve um ritmo muito forte. Foi tudo muito bom”, comemorou.
E da mesma forma que Sangalli exaltou Bernardo, o gaúcho retribuiu os elogios ao companheiro de equipe. “Sabíamos que tínhamos um ritmo muito bom, mas seria muito difícil. Mas contamos com o desempenho e com a sorte, também. O Sangalli fez um primeiro e segundo stints muito bom, e o time me deu condições e pneus para seguirmos avançando. Ele está muito rápido, vai brigar pelo título e merece estar onde está”.
Convidado ilustre — Nome de muita tradição na Turismo Nacional, Jairo Andrade trouxe Nicolas Costa para formar dupla a bordo do Chevrolet New Onix da Baguá Racing em Cascavel. Vindo de uma temporada correndo no Mundial de Endurance (FIA WEC) como piloto da McLaren e da United Autosports, o carioca de 33 anos vibrou com a chance de poder vivenciar uma nova experiência e conhecer a Turismo Nacional. A dupla não completou a prova deste sábado.
“Fiquei muito feliz por estar aqui e por ter sido tão bem recebido. Foi um grande desafio, com um estilo de pilotagem completamente diferente ao qual estava habituado. Foi tudo novo para mim, em uma pista muito difícil e desafiadora”, disse.
“Fizemos uma corrida divertida, embora nossa jornada tivesse sido curta. Mas foi uma grande experiência, pilotar um carro de tração dianteira é divertido e bem diferente. Ando de tração traseira há 20 anos, então tive de reaprender tudo. Foi muito bacana conhecer a Turismo Nacional, com um grid muito forte, 36 carros, com a nata da tração dianteira no Brasil. Só posso agradecer ao Jairo e à Baguá Racing pelo convite”, concluiu.
Definição da pole Sprint — O fim de semana da Turismo Nacional em Cascavel ainda não acabou. Horas depois, os pilotos da categoria voltaram a acelerar no traçado de 3.058 metros para definir o grid de largada da primeira prova de ‘tiro curto’ do fim de semana, em reposição a corridas que estavam programadas para a etapa de Interlagos, no início do mês.
E para coroar a grande forma no fim de semana, Alexandre Bastos marcou também a pole position para a primeira corrida sprint deste domingo. Com seu melhor tempo em 1min13s563, o catarinense superou João Cardoso — vencedor das duas provas em Interlagos na categoria A — por apenas 0s083. Murilo Fiore foi o terceiro, seguido por Augusto Sangalli, que também comprovou a bela fase para marcar a pole position na B. Eduardo Fuentes, recuperado do susto durante a prova, obteve o quinto lugar no grid.
O cronograma do fim de semana da categoria dos carros mais vendidos do Brasil será concluído no domingo com duas provas em sequência, a partir de 10h15. Já a BRB Stock Car parte para a disputa da corrida principal da etapa de Cascavel pouco mais tarde, às 14h10.
A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo por meio do canal por assinatura BandSports e também no próprio canal da categoria no YouTube.
Turismo Nacional, temporada 2025
Etapa 2, Endurance, Cascavel (PR)
Corrida, classificação final
1º – #116 – Alexandre Bastos/Eduardo Berlanda (Toyota Yaris/Roger Racing), 114 voltas em 3h01min42s842
2º – #88 – Augusto Sangalli/Bernardo Cardoso (Chevrolet New Onix/Pein Competições), a 17s749
3º- #808 – Alberto Cattucci/Juninho Berlanda (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 32s835
4º – #25 – Murilo Fiore/Bruno Massa (Chevrolet New Onix/GS Sports), a 46s425
5º – #931 – Vasco Pedro/Enzo Falquete (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 1 volta
6º – #22 – Luiz Veras/Wilton Pena (Hyundai HB20/GRacing Motorsport), a 1 volta
7º – #86 – Gabriel Moura/João Bortoluzzi (Hyundai HB20/GRacing Motorsport), a 1 volta
8º – #18 – Daniel Nino/Diego Augusto (Peugeot 208/WC6 Motorsport), a 2 voltas
9º – #66 – Pedro Bürger/Thiago Riberi (Chevrolet New Onix/WC6 Motosport), a 2 voltas
10º – #93 – José Neto/Thiago Klein (Volkswagen Polo/Brandão Motorsports), a 2 voltas
11º – #43 – Diego Lozov/Rodrigo Gil (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 2 voltas
12º – #197 – Luiz Sena Jr./Enzo Gianfratti (Hyundai HB20/GRacing Motorsport), a 3 voltas
13º – #777 – Neto Datti/Silas Passos (Chevrolet New Onix/Auto Racing), a 3 voltas
14º – #23 – Pietro Nalesso/André Nalesso (Peugeot 208/Manzini), a 3 voltas
15º – #33 – Pablo Alves/Renato Braga (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), a 4 voltas
16º – #55 – Bia Martins/Maria Luiza Bedin (Chevrolet New Onix/GS Sports), a 5 voltas
17º – #65 – Guilherme Sirtoli/Thiago Rizzo (Chevrolet New Onix/GS Sports), a 6 voltas
18º – #90 – Beto Pontes/Beto Pontes Filho (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), a 11 voltas
19º – #17 – Victor Manzini/Marcos Paioli (Peugeot 208/Manzini), a 11 voltas
20º – #177 – Domenico Largura/Caio Cunha (Peugeot 208/Manzini), a 12 voltas
21º – #1 – André Bragantini Jr./Felipe Malinowski (Peugeot 208/Manzini), a 30 voltas
22º – #10 – Célio Vinicius/Samuel Tor (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), a 43 voltas
23º – #999 – Luti Soares /Léo Soares (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), a 51 voltas
24º – #7 – Nico Dall’Agnol/Thiago Messias (Chevrolet New Onix/AGB Preparações), a 64 voltas
25º – #109 – João Cardoso/Fabiano Cardoso (Chevrolet New Onix/Auto Racing), a 72 voltas
26º – #225 – Wanderson Freitas/Eduardo Fuentes (Chevrolet New Onix/WC6
Motorsport), a 97 voltas
27º – #3 – Valmir Junior/Adilson Junior (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 97 voltas
28º – #125 – Paulo Fernando/Ike Ramos (Chevrolet New Onix/Brandão Motorsports), a 97 voltas
29º – #28 – Dorivaldo Gondra Jr./Raphael Teixeira (Volkswagen Polo/Porthack Racing), a 105 voltas
30º – #16 – Marcel Jorand/Beto Monteiro (Hyundai HB20/GRacing Motorsport), a 110 voltas
31º – #46 – Edson do Valle/Mathias de Valle (Chevrolet New Onix/Baguá Racing), a 110 voltas
Excluídos
#5 – Ale Xavier/Léo Reis (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
#8 – Jairo Andrade/Nicolas Costa (Chevrolet New Onix/Baguá Racing)
#37 – Renata Camargo/Rodrigo Vieira (Chevrolet New Onix/Brandão Motorsports)
*resultado extraoficial
Corrida 1, Sprint, Cascavel
Grid de largada
1º – Alexandre Bastos, A #116 (Toyota Yaris/Roger Racing), 1min13s563
2º – João Cardoso, A #109 (Chevrolet New Onix Sedan/Auto Racing), 1min13s646
3º- Marcus Índio/Murilo Fiore, A #25 (Chevrolet New Onix/GS Sports), 1minn14s026
4º – Augusto Sangalli, B #88 (Chevrolet New Onix/Pein Competições), 1min14s242
5º – Wanderson Freitas/Eduardo Fuentes, A #225 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), 1min14s426
6º – Guilherme Sirtoli, A #65 (Chevrolet New Onix/GS Sports), 1min14s589
7º – Alberto Cattucci, A #808 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), 1min14s658
8º – Vasco Pedro, B #931 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), 1min15s045
9º – Nico Dall’Agnol,B #7 (Chevrolet New Onix/AGB Preparações), 1min16s056
10º – Gabriel Moura, B #86 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport), 1min31s558
11º – Pedro Bürger, A #66 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), 1min14s878
12º – André Bragantini Jr., A #1 (Peugeot 208/Manzini), 1min14s899
13º – Victor Manzini, B #17 (Peugeot 208/Manzini), 1min14s930
14º – Luiz Veras, B #22 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport), 1min15s208
15º – Pablo Alves, A #33 (Chevrolet New Onix Sedan/Maranatha Racing), 1min15s241
16º – Daniel Nino, A #18 (Peugeot 208/WC6 Motorsport), 1min15s410
17º – Ale Xavier, B #5 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), 1min15s459
18º – Pietro Nalesso, B #23 (Peugeot 208/Manzini), 1min15s489
19º – Neto Datti, B #777 (Chevrolet New Onix/Auto Racing), 1min15s566
20º – Luiz Sena Jr., A #97 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport), 1min15s602
21º – José Neto, B #93 (Volkswagen Polo/Brandão Motorsport), 1min15s919
22º – Caio Cunha/Domenico Largura, B #177 (Peugeot 208/Manzini), 1min15s988
23º – Renata Camargo, B #37 (Chevrolet New Onix/Brandão Motorsport), 1min15s994
24º – Diego Lozov/Rodrigo Gil, B #43 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), 1min16s970
25º – Jairo Andrade, B #8 (Chevrolet New Onix/Baguá Brandão Motorsport), 1min17s792
26º – Bia Martins/Maria Luiza Bedin, B #55 (Chevrolet New Onix/GS Sports), 1min18s426
27º – Beto Pontes/Beto Pontes Filho, A #90 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), 1min21s631
28º – Renato Braga, A #555 (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), 1min29s360
Excluído
Lutianne Soares, A #999 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições)
*grid extraoficial
Programação em Cascavel
Domingo, 25 de maio de 2025
10h15 – Turismo Nacional – Corrida 1 – Sprint (18 minutos + 1 volta)
10h45 – Turismo Nacional – Corrida 2 – Sprint (18 minutos + 1 volta)
12h00 – Visitação aos Boxes
14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)