Estudantes do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo trabalharam em nove equipes

Análise de dados é a área que se revelou a queridinha das estudantes de engenharia que participaram do FIA Girls on Track Brasil Estágio em Motorsports na segunda etapa da Stock Car Pro Series, realizada no último fim de semana, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Todas as nove estagiárias planejam seguir carreira no automobilismo. E a décima estudante, de jornalismo, que já atua em competições, também.

“Foi uma edição especial essa do estágio na Stock Car em Cascavel”, diz Rachel Loh, engenheira da AMattheis Motorsport, integrante da Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) e do FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR), coordenadora do estágio, que reuniu estudantes do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

“Todas as estagiárias se mostraram empenhadas, felizes por estarem lá. E nós cumprimos nosso papel de proporcionar a experiência. O objetivo principal é que elas saiam do estágio com noção do que é o trabalho em uma equipe top de uma categoria top, dos momentos de decisão, da estrutura e hierarquia das equipes, além do grande lucro que é o networking com profissionais que podem ajudá-las a conseguir um emprego no mercado de motorsport.”

Dos Estados Unidos, onde foi cobrir a Indy 500 para a TV Cultura, Bia Figueiredo, presidente da CFA, criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA, faz questão de agradecer à Vicar, dona da Stock Car, a principal categoria brasileira de automobilismo, pelo apoio ao FIA GOT BR Estágio em Motorsports pelo terceiro ano seguido.

“Somos muito gratas também às nove equipes que receberam nossas estagiárias. O acolhimento do pessoal da AMattheis Motorsport, AMattheis Vogel, Car Racing KTF, Pole Motorsport, RC Team, Scuderia Bandeiras, Scuderia Bandeiras Sports, Scuderia Chiarelli e TMG Racing foi fundamental para o sucesso dessa edição do estágio, que pode resultar em mais mulheres vindo a trabalhar com automobilismo, que é o nosso grande objetivo”, afirma Bia.

O que disseram as estagiárias: 

Ana Lucia de Paula Martins, 25 anos, de Curitiba, estuda engenharia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – RC Team/Eurofarma: “Aprendi muita coisa, conheci muitas pessoas. Quero aprender mais sobre engenharia de dados. Esse estágio contribuiu muito para minha carreira, pretendo trabalhar com automobilismo. Consegui ver como é na prática, muito diferente do que eu imaginava. Saí com uma visão 360 graus de como a coisa funciona”.

Beatriz Pereira Lattanzi, 19 anos, de São Bernardo do Campo (SP), estuda engenharia na Universidade Federal do ABC – Amattheis Motorsport: “Pude ver de perto como todas as pessoas da equipe interagem para chegar ao resultado. Pude ter uma noção de todas as áreas e de todas as funções. Concluí que realmente gosto disso e é com isso que quero trabalhar, por mais que a faculdade abra muitas chances para diversas outras carreiras”.

Cecilia de Almeida Rodrigues, 21 anos, de Belo Horizonte, estuda engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais – Amattheis Vogel: “Sempre tive o sonho de trabalhar no ramo de competição. Esse estágio é o ponto inicial para eu conseguir isso. Sempre gostei muito da área mecânica, mas acabei me interessando muito pela análise de dados”.

Daiana Nodari, 30 anos, de Colombo (PR), estuda jornalismo na Universidade Positivo, cobriu a atuação das demais estagiárias em todas as equipes, faz as mídias sociais e é apresentadora das transmissões das corridas das categorias nacionais Marcas Racing Brasil e Turismo 1.4: “Irei aplicar formas de atuação de colegas que conheci no estágio no que eu já faço. Isso vai impactar muito o meu trabalho e minhas entregas futuras”. 

Fernanda de Alcantara Oliveira, 22 anos, de Curitiba, estuda engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Car Racing KTF: “Gostei bastante do estágio, me encantei por essa área de automobilismo, quero ir para o segmento de análise de dados. Pretendo fazer cursos focados nisso para me profissionalizar”.

Giulia Moreira Demarchi, 19 anos, de Foz do Iguaçu, estuda engenharia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Scuderia Chiarelli: “Fiz esse estágio para descobrir que parte do automobilismo me encanta mais. É engenharia de dados, o trabalho de montar a estratégia de corrida. Minha paixão por automobilismo vem de muito antes, sou capitã da equipe de projetos de extensão da minha faculdade. E nesse estágio tive a certeza de que é nessa área que quero trabalhar”.

Júlia Mazzoni Moura, 21 anos, de Vitória, estuda engenharia na Universidade Federal do Espírito Santo, Scuderia Bandeiras: “Meu objetivo nesse estágio foi fazer networking e conseguir dicas de como entrar no ramo de automobilismo, que sempre foi o meu objetivo. E gostei muito da área de engenharia de dados”.

Maria Luiza Oms, 21 anos, de Curitiba, estuda engenharia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PR – TMG Racing: “Percebi que falta ainda muito para eu aprender. Automobilismo me gera sentimento de pertencimento. Meu pai é piloto, e no início da minha graduação trabalhamos na análise e correção de carros de categorias de endurance. Meus planos são estudar mais e procurar oportunidades para aplicar. Eu quero muito”. 

Nadine Erasmi Eggenstein, 28 anos, de Joinville (SC), estuda engenharia na Universidade Federal de Santa Catarina – Scuderia Bandeiras Sports: “Eu trabalho na indústria automobilística e a partir desse estágio pretendo ingressar no ramo de competição, em análise de dados, que é com o que já trabalho”.

Sophia Marabiza Guerra, 21 anos, de Recife, estuda engenharia na Universidade Federal de Pernambuco – Pole Motorsport: “Participar desse estágio fez com que eu me descobrisse, pude observar mecânicos e engenheiros que me ajudaram muito, consegui analisar várias áreas relacionadas à engenharia e percebi que análise de dados é a área em que eu quero seguir”.

Sobre CFA e FIA GOT BR – Em 2025, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; os dois primeiros dos cinco Estágios em Motorsports, na Porsche Cup  e na Stock Car; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup; e a FIA GOT BR Seletiva de Kart. Em breve terá início o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track Brasil, para meninas e mulheres de qualquer idade, gratuitamente, em parceria com a Comissão Nacional de E-Sports da CBA.

A programação da CFA com o FIA GOT BR em 2024 teve duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E; Experiência para Estudantes na Fórmula 1; Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mit Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing.

Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission, a Comissão de Mulheres da Federação Internacional de Automobilismo.

 

*Colaboraram para esta notícia a voluntária Marina Candido nas entrevistas e nas fotos, a estagiária Daiana Nodari nas fotos, e os fotógrafos Bruno Terena, Carsten Horst, Duda Bairros, Fabio Leal, Ricardo Saibro, Rodrigo Guimarães e Rodrigo Ruiz

 

Acompanhe a CFA no Instagram: @cfabrasil

 

Fonte: EC PRESS| Estela Craveiro

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.