Fim de semana teve uma corrida de endurance de três horas no sábado e duas corridas sprint no domingo; a próxima etapa será disputada daqui a duas semanas, no Rio Grande do Sul
Foi meio ruim, mas foi bem bom. Assim se resume a rodada dupla da Turismo Nacional em Cascavel (PR) para Victor Manzini, piloto do Peugeot 208 #17 da Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP). No sábado, 24, ele chegou ao top 5 da primeira corrida de três horas da Copa Endurance, válida como segunda etapa do Campeonato Overall, e terminou em 19º lugar, com freios falhando, em dupla com Marcos Paioli. E no domingo, 25, se divertiu ultrapassando André Bragantini Jr., seu coach e piloto do Peugeot 208 #1 da Equipe Manzini na categoria A, depois de seis voltas de perseguição na primeira das duas corridas de 18 minutos válidas pela primeira etapa do Campeonato Sprint.
“Foi legal! O aprendiz disputando com o professor! Mas depois perdi a posição porque fui passar um retardatário na primeira perna das curvas gêmeas e acabei freando na sujeira, fui reto para a grama e caí muito para trás”, detalha Victor com bom humor. Ele largou na 13ª posição do grid e terminou em 18º na classificação geral, 6º lugar na categoria B. Na segunda corrida, largou da 18ª posição em que concluiu a primeira, caiu para a 26ª na primeira volta, e terminou em 22º lugar, 11º na categoria B.
“Na largada, meu motor entrou em modo de segurança, parou de funcionar, e só voltou depois que esfriou, depois da curva do Bacião. Tinha dado safety car e eu ainda consegui recuperar um pouco. Mas estava muito lá atrás. E Cascavel é uma pista muito rápida, mas bem difícil de ultrapassar”, explica o piloto de 17 anos, que faz sua segunda temporada no automobilismo com patrocínio Autlog, Roberto Manzini Blindagens, Protecta, Argus Vidros e Blindados, e Personal Fruti.
Produtivo – O saldo do fim de semana é positivo, na avaliação de Victor: “Chegamos em Cascavel, onde só havíamos andando uma vez e de New Onix, no ano passado, com um carro que só nos permitiu fazer um treino de meia hora e uma corrida de 20 minutos na primeira etapa, em Interlagos. E saímos com um carro que deu muito trabalho para a equipe, mas só apresentou problema com desgaste de pastilha e de lona de freio depois de duas horas e meia da corrida de endurance de três horas do sábado. No domingo, apagou o motor na segunda largada, mas eu corri até o fim. Então evoluímos. Isso é o mais importante agora. E tive o privilégio de correr e aprender muito com o Marcos Paioli na Copa Endurance. Foi um fim de semana bem produtivo!”.
Rookie – No domingo, a Equipe Manzini foi ao 4º lugar do pódio da categoria B, definido pela soma dos resultados das duas corridas sprint, com o estreante Caio Cunha, que divide o Peugeot 208 #177 com o também estreante Domenico Largura. Caio fez as duas provas. Terminou a primeira em 5º lugar na B, 4º na Rookie, e 17º lugar na geral. E concluiu a segunda em 3º lugar na B, 2º na Rookie, e 10º na geral. O que confere a ele a pole position na primeira das duas corridas sprint ainda válidas pela primeira etapa do Campeonato Sprint que serão realizadas na programação da próxima etapa.
Velopark – A Turismo Nacional voltará à pista dentro de suas semanas, para a terceira etapa do Campeonato Overall e a segunda do Campeonato Sprint, no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), de 6 a 8 de junho.
Acompanhe Victor Manzini no Instagram.
Fonte: EC PRESS| Estela Craveiro