Como a tecnologia está redefinindo o marketing e o relacionamento com clientes

Uma das principais tendências para 2025 entra em cena: agentes de IA, ferramentas digitais inteligentes que estão mudando a maneira como as equipes de marketing trabalham. Diferente dos sistemas de IA tradicionais, que exigem supervisão humana constante, os agentes de IA são projetados para operar de forma independente, realizando tarefas complexas sem intervenção humana direta. Essa tecnologia não se limita a responder a comandos. Ela tem um grau de autonomia pré-configurada para tomada de decisão.

A mudança para agentes de IA no marketing marca uma transformação profunda. Ao contrário dos métodos tradicionais que frequentemente levavam à perda de vendas, oportunidades perdidas e desperdício de recursos, os agentes de IA permitem o envolvimento contínuo do cliente em toda a jornada do comprador. Eles fornecem suporte à decisão 24 horas por dia, 7 dias por semana, automatizam a qualificação de leads com base em sinais de intenção em tempo real e fornecem retargeting contextual personalizado, garantindo que nenhuma oportunidade passe despercebida. Essa abordagem dinâmica não apenas maximiza as conversões, mas também otimiza os gastos com marketing através de uma precisão sem precedentes.

A evolução de sistemas rígidos baseados em regras para agentes de IA inteligentes representa um salto quântico nas capacidades de marketing. Os agentes de IA de hoje não seguem apenas scripts, mas entendem profundamente seu negócio, criam estratégias, raciocinam e executam campanhas com a voz e os objetivos exclusivos de sua marca. Ao analisar dados, prever comportamentos e se adaptar em tempo real, esses agentes agem como extensões sempre ativas e super eficientes de sua equipe de marketing, impulsionando o crescimento e reduzindo falhas. O futuro do marketing não é apenas automatizado — é inteligente, ágil e implacavelmente centrado no cliente.

Esse avanço é possível graças a algoritmos de alto aprendizado, que permitem que os sistemas entendam e processem grandes volumes de dados em tempo real, adaptando-se rapidamente a novas informações e contextos. Ou seja, a adoção de agentes de IA está transformando a forma como as agências operam, revolucionando o atendimento ao cliente nas empresas, reduzindo custos e favorecendo uma abordagem mais acessível aos usuários. Tudo isso contribui para evitar desgastes em chamadas iniciadas por chatbots.

Segundo projeção recente da Gartner, essa tecnologia resolverá 80% dos problemas comuns de atendimento ao cliente sem intervenção humana até 2029. Dados do relatório “Business Messaging and the Customer Experience in Brazil”, produzido pela Gupshup, líder em comércio conversacional, revelam que mais da metade (50,8%) dos entrevistados se sentem mais seguros usando mensagens instantâneas para negociar o preço de um serviço, enquanto pouco menos de um quarto (24,2%) prefere negociar pessoalmente.

Nesse cenário, a Gupshup, que vem investindo pesado nessa tecnologia, lançou a AI Agent Library, um conjunto inovador de 15 agentes de IA pré-construídos e personalizáveis com amplo conhecimento do setor, projetados para gerar resultados imediatos em vários setores e cenários de engajamento B2C. Para Salim Ali, CMO da Gupshup, os agentes de IA têm um impacto muito maior nas campanhas de marketing do que simplesmente automatizar tarefas. Eles fornecem insights estratégicos, personalizam a experiência do cliente e otimizam a alocação de recursos, tornando as ações mais eficientes e eficazes.

“Além de automatizar processos repetitivos, como responder a clientes e agendar postagens, a IA analisa grandes volumes de dados para prever tendências, segmenta públicos com precisão e ajusta campanhas em tempo real, permitindo que as empresas tomem decisões mais assertivas, aumentem o engajamento e melhorem o retorno sobre o investimento (ROI)”, explica Salim.

Para o executivo da Gupshup, outro grande benefício é a personalização em escala. Ele explica que é incrível como os agentes de IA podem analisar milhares de interações com clientes e criar experiências únicas para cada pessoa, como um assistente de conteúdo dedicado que sabe exatamente o que cada leitor quer, gerando conexões mais fortes e aumentando as chances de conversão. Isso significa que os agentes de IA não apenas economizam tempo, mas também elevam a inteligência das campanhas, tornando-as mais estratégicas, impactantes e lucrativas.

Salim diz, ainda, que o mais importante é fazer com que os agentes de IA trabalhem efetivamente para o seu marketing. Isso envolve escolher os agentes certos: “Encontrar o agente de IA certo é como escolher um novo membro da equipe. Você precisa entender quais tarefas estão tomando o tempo de seu time, quais áreas precisam de melhorias e onde os agentes de IA podem ajudar mais, ao mesmo tempo em que garante que sejam encaixados no seu fluxo de trabalho existente. A ideia é que a escolha possa lidar com mais trabalho, conforme sua empresa cresce.”

Sobre a Gupshup

Criada para a era da conversação, a Gupshup facilita para as empresas a criação de experiências personalizadas, automatizadas e sem atritos em todo o ciclo de vida do cliente. O Gupshup Conversation Cloud potencializa as interações bidirecionais com agentes de IA treinados no setor para que as empresas possam entrar em operação mais rapidamente em todos os principais canais, incluindo WhatsApp, RCS, Instagram, Web, aplicativo e muito mais. Com a confiança de mais de 45 mil marcas em todo o mundo, a Gupshup trabalha com muitas das principais empresas de todos os setores, incluindo comércio eletrônico, varejo, pagamentos, fintech, pagamentos, mídia, viagens, automotivo e bancário para oferecer experiências de conversação transformadoras que aceleram o crescimento e otimizam os custos.

Fonte: Latam Intersect PR

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